A leitura em jogo: competência e/é estratégia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senfft, Déborah Maria de Castro Nunes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10085
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar as atividades de leitura dos manuais didáticos Viva Português 1 e Take Over 1, usados no primeiro ano do Ensino Médio, nas escolas da rede estadual FAETEC, visando a destacar abordagens que, efetivamente, contribuem para a ampliação da competência leitora do aluno. Não obstante a posição de destaque que a leitura tem recebido nas questões de ensino-aprendizagem, como demonstram os documentos oficiais, os baixos resultados em exames de avaliação de desempenho nacionais e internacionais, como os do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e os do Programa de Avaliação do Estudante Internacional (PISA), a par do que se testemunha na prática pedagógica, apontam para a necessidade de se investir no trabalho de leitura neste nível preparatório para o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho, no caso do ensino técnico. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNsEM) conferem posição de destaque ao texto, ao considerar a leitura o eixo do ensino de língua materna e de língua estrangeira. O documento propõe uma abordagem discursiva, interativa da leitura, que leve o aluno a desenvolver competências.. A prática revela que a eficácia de tal abordagem depende, também, do ensino de estratégias de leitura, altamente enfatizado no ensino de leitura em língua estrangeira. Nesse sentido, esta pesquisa pretende examinar interfaces entre o trabalho com a leitura em português e inglês, nos materiais didáticos analisados, visando a uma complementaridade metodológica que maximize o desenvolvimento das habilidades de leitura, uma vez que evidências mostram que o aluno do Ensino Médio, em geral, apresenta problemas de interpretação tanto em português quanto em inglês e que esses problemas não se restringem ao nível linguístico. O presente estudo se fundamenta nos princípios da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Charaudeau (1995,1996, 2001, 2005, 2006, 2008, 2009), cuja relevância e abrangência os tornam imprescindíveis para a análise do corpus desta pesquisa. Serão também de grande valia as contribuições de Bakhtin (2011), em especial sobre a noção de dialogia e gêneros textuais, assim como as contribuições de Marcuschi (2007,2008), Koch (2002,2009) e Kleiman (2009) sobre conceitos da Linguística Textual. Não menos importante, serão também consideradas as contribuições sobre leitura estratégica de Solé (2008) e Celani (2005)
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Não obstante a posição de destaque que a leitura tem recebido nas questões de ensino-aprendizagem, como demonstram os documentos oficiais, os baixos resultados em exames de avaliação de desempenho nacionais e internacionais, como os do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e os do Programa de Avaliação do Estudante Internacional (PISA), a par do que se testemunha na prática pedagógica, apontam para a necessidade de se investir no trabalho de leitura neste nível preparatório para o ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho, no caso do ensino técnico. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNsEM) conferem posição de destaque ao texto, ao considerar a leitura o eixo do ensino de língua materna e de língua estrangeira. O documento propõe uma abordagem discursiva, interativa da leitura, que leve o aluno a desenvolver competências.. A prática revela que a eficácia de tal abordagem depende, também, do ensino de estratégias de leitura, altamente enfatizado no ensino de leitura em língua estrangeira. Nesse sentido, esta pesquisa pretende examinar interfaces entre o trabalho com a leitura em português e inglês, nos materiais didáticos analisados, visando a uma complementaridade metodológica que maximize o desenvolvimento das habilidades de leitura, uma vez que evidências mostram que o aluno do Ensino Médio, em geral, apresenta problemas de interpretação tanto em português quanto em inglês e que esses problemas não se restringem ao nível linguístico. O presente estudo se fundamenta nos princípios da Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, proposta por Charaudeau (1995,1996, 2001, 2005, 2006, 2008, 2009), cuja relevância e abrangência os tornam imprescindíveis para a análise do corpus desta pesquisa. Serão também de grande valia as contribuições de Bakhtin (2011), em especial sobre a noção de dialogia e gêneros textuais, assim como as contribuições de Marcuschi (2007,2008), Koch (2002,2009) e Kleiman (2009) sobre conceitos da Linguística Textual. Não menos importante, serão também consideradas as contribuições sobre leitura estratégica de Solé (2008) e Celani (2005)This study aims to analyse the reading activities in the didactic manuals Viva Português 1 and Take Over 1 , used in the first grade of Ensino Médio (Higher Education) in FAETEC schools, with the objective to highlight the approaches which effectively contribute to the expansion of students’ reading competence. The results of national and international competence assessment like the Sistema de Avaliação da Educação Brasileira (SAEB) and the Programme for International Students Assessment (PISA) , along with teaching practice show an urgent need to raise teachers’ (especially language teachers’) awareness of the problem and of the necessity of language teaching that focus on the social and interactional aspects of language and the text (discourse) as the basic unit of meaning and of the teaching-learning process, according to what is established by the PCNs. Despite the fact that this issue has been central to governmental educational policies, both internationally and in Brazil, teaching manuals still seem to lack an approach which effectively contributes to the development of students’reading competence, both in Portuguese and in English. Daily practice reveals that the teaching of reading strategies, which is largely emphasized by ESP teaching methodology, is fundamental to the development of reader’s autonomy. On the other side, the discursive social-interactional approach which lies on the basis of the Portuguese manuals is fundamental. For all this, the present study aims to analyse reading activities in the Portuguese and an English didactic manuals being used for Higher Education in state schools in Brazil, assuming that reading competence should be developed equally and interchangeably in L1 and L2. For this purpose, this research is grounded on the principles of Semiolinguistcs, described by Charaudeau (1995,1996, 2001, 2005, 2006, 2008, 2009) along with the contributions by Bakhtin (2011), Marcuschi (2007, 2008) and Text Linguistics by Koch (2002, 2009) and Kleiman (2009). Last but not least, the contributions on strategic reading by Solé (2008) and Celani (2005) will also be considered.154 f.Monnerat, Rosane Santos MauroDutra, Vania Lucia RodriguesFeres, Beatriz dos SantosSenfft, Déborah Maria de Castro Nunes2019-06-24T16:01:19Z2019-06-24T16:01:19Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10085http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-08T22:04:18Zoai:app.uff.br:1/10085Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-08T22:04:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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