O objeto-jornal e a competência comunicativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janine Maria Rocha da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11056
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal refletir sobre o ensino da leitura no cotidiano escolar. Sabemos que o ato de ler vai além da ação de decodificar símbolos e palavras, ler é entender e interpretar a realidade do mundo, num processo muito mais complexo, que envolve muito mais elementos. Foi essa constatação que nos levou a ter a Abordagem global como referencial teórico para o desenvolvimento das atividades de cunho ligadas à competência comunicativa. Muitos pesquisadores têm trabalhado a questão da aquisição da capacidade leitora, porém, apesar de muita produção acadêmica, a realidade ainda não foi modificada de forma substancial. Através do uso do jornal em sala de aula, temos a intenção de oferecer mais uma variante ferramental para o ensino da leitura. Considerando-se uma época de intensa interatividade na qual predomina o uso diário de celulares e Internet entre os jovens, sobretudo adolescentes, fazer com que os alunos se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores competentes e cidadãos bem informados. Na verdade, o jornal é um pretexto para a leitura de outros textos. A prova disso é que as atividades aqui propostas poderão ser aplicadas em textos de diversas naturezas. Além disso, as sugestões de trabalho apresentadas têm como objetos primordiais a exploração e o desenvolvimento da habilidade de leitura essenciais para o ato de ler e a formação de um aluno-leitor maduro, autônomo e competente
id UFF-2_3a9d7cba01f8060ef9ec20b2db5c5e51
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11056
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O objeto-jornal e a competência comunicativaLeituraCompetência comunicativaAbordagem globalEnsino de leituraCompetência comunicativaMotivação da aprendizagemHábito de leituraReadingCommunicative competenceGlobal approachEsta dissertação tem como objetivo principal refletir sobre o ensino da leitura no cotidiano escolar. Sabemos que o ato de ler vai além da ação de decodificar símbolos e palavras, ler é entender e interpretar a realidade do mundo, num processo muito mais complexo, que envolve muito mais elementos. Foi essa constatação que nos levou a ter a Abordagem global como referencial teórico para o desenvolvimento das atividades de cunho ligadas à competência comunicativa. Muitos pesquisadores têm trabalhado a questão da aquisição da capacidade leitora, porém, apesar de muita produção acadêmica, a realidade ainda não foi modificada de forma substancial. Através do uso do jornal em sala de aula, temos a intenção de oferecer mais uma variante ferramental para o ensino da leitura. Considerando-se uma época de intensa interatividade na qual predomina o uso diário de celulares e Internet entre os jovens, sobretudo adolescentes, fazer com que os alunos se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores competentes e cidadãos bem informados. Na verdade, o jornal é um pretexto para a leitura de outros textos. A prova disso é que as atividades aqui propostas poderão ser aplicadas em textos de diversas naturezas. Além disso, as sugestões de trabalho apresentadas têm como objetos primordiais a exploração e o desenvolvimento da habilidade de leitura essenciais para o ato de ler e a formação de um aluno-leitor maduro, autônomo e competenteThe main objective of this study is thinking on the daily reading teaching at schools. It is well known that reading goes beyond decoding symbols or words. In fact, reading is understanding and interpreting the reality through a quite complex process which encloses much more elements. It was this findings that led us to consider the global approach as the theoretical reference to develop activities related to the communicative competence. Many researchers have been coping with the reading acquisition subject but, despite many published works, there was no expressive change of the status quo so far. By means of using daily newspapers at the classrooms, it is offered another tool regarding the reading teaching. Considering the present interactivity age in which the daily use of mobile phones and Internet is widespread among young people, especially teenagers, making pupils interested in reading newspapers is not an easy task but it is essential in order to growing up able readers and well informed citizens. In fact, the newspaper is only a way to introduce further readings. The proof of this statement is that the proposed activities along this work may be applied to different kind of texts. Furthermore, the suggestions of activity presented hereafter have as main objects the exploration and development of reading skills which are essential to the reading act itself and to the training of an independent and skilled enough mature pupil-reader82 f.Silva, Maurício daÁreas, Eduardo Kenedy NunesVictorino, Shirlei CamposSilva, Janine Maria Rocha da2019-08-30T14:16:35Z2019-08-30T14:16:35Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11056CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T19:21:40Zoai:app.uff.br:1/11056Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T19:21:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O objeto-jornal e a competência comunicativa
title O objeto-jornal e a competência comunicativa
spellingShingle O objeto-jornal e a competência comunicativa
Silva, Janine Maria Rocha da
Leitura
Competência comunicativa
Abordagem global
Ensino de leitura
Competência comunicativa
Motivação da aprendizagem
Hábito de leitura
Reading
Communicative competence
Global approach
title_short O objeto-jornal e a competência comunicativa
title_full O objeto-jornal e a competência comunicativa
title_fullStr O objeto-jornal e a competência comunicativa
title_full_unstemmed O objeto-jornal e a competência comunicativa
title_sort O objeto-jornal e a competência comunicativa
author Silva, Janine Maria Rocha da
author_facet Silva, Janine Maria Rocha da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maurício da
Áreas, Eduardo Kenedy Nunes
Victorino, Shirlei Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Janine Maria Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Competência comunicativa
Abordagem global
Ensino de leitura
Competência comunicativa
Motivação da aprendizagem
Hábito de leitura
Reading
Communicative competence
Global approach
topic Leitura
Competência comunicativa
Abordagem global
Ensino de leitura
Competência comunicativa
Motivação da aprendizagem
Hábito de leitura
Reading
Communicative competence
Global approach
description Esta dissertação tem como objetivo principal refletir sobre o ensino da leitura no cotidiano escolar. Sabemos que o ato de ler vai além da ação de decodificar símbolos e palavras, ler é entender e interpretar a realidade do mundo, num processo muito mais complexo, que envolve muito mais elementos. Foi essa constatação que nos levou a ter a Abordagem global como referencial teórico para o desenvolvimento das atividades de cunho ligadas à competência comunicativa. Muitos pesquisadores têm trabalhado a questão da aquisição da capacidade leitora, porém, apesar de muita produção acadêmica, a realidade ainda não foi modificada de forma substancial. Através do uso do jornal em sala de aula, temos a intenção de oferecer mais uma variante ferramental para o ensino da leitura. Considerando-se uma época de intensa interatividade na qual predomina o uso diário de celulares e Internet entre os jovens, sobretudo adolescentes, fazer com que os alunos se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores competentes e cidadãos bem informados. Na verdade, o jornal é um pretexto para a leitura de outros textos. A prova disso é que as atividades aqui propostas poderão ser aplicadas em textos de diversas naturezas. Além disso, as sugestões de trabalho apresentadas têm como objetos primordiais a exploração e o desenvolvimento da habilidade de leitura essenciais para o ato de ler e a formação de um aluno-leitor maduro, autônomo e competente
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-08-30T14:16:35Z
2019-08-30T14:16:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11056
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135484022915072