O objeto-jornal e a competência comunicativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11056 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo principal refletir sobre o ensino da leitura no cotidiano escolar. Sabemos que o ato de ler vai além da ação de decodificar símbolos e palavras, ler é entender e interpretar a realidade do mundo, num processo muito mais complexo, que envolve muito mais elementos. Foi essa constatação que nos levou a ter a Abordagem global como referencial teórico para o desenvolvimento das atividades de cunho ligadas à competência comunicativa. Muitos pesquisadores têm trabalhado a questão da aquisição da capacidade leitora, porém, apesar de muita produção acadêmica, a realidade ainda não foi modificada de forma substancial. Através do uso do jornal em sala de aula, temos a intenção de oferecer mais uma variante ferramental para o ensino da leitura. Considerando-se uma época de intensa interatividade na qual predomina o uso diário de celulares e Internet entre os jovens, sobretudo adolescentes, fazer com que os alunos se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores competentes e cidadãos bem informados. Na verdade, o jornal é um pretexto para a leitura de outros textos. A prova disso é que as atividades aqui propostas poderão ser aplicadas em textos de diversas naturezas. Além disso, as sugestões de trabalho apresentadas têm como objetos primordiais a exploração e o desenvolvimento da habilidade de leitura essenciais para o ato de ler e a formação de um aluno-leitor maduro, autônomo e competente |
id |
UFF-2_3a9d7cba01f8060ef9ec20b2db5c5e51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11056 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O objeto-jornal e a competência comunicativaLeituraCompetência comunicativaAbordagem globalEnsino de leituraCompetência comunicativaMotivação da aprendizagemHábito de leituraReadingCommunicative competenceGlobal approachEsta dissertação tem como objetivo principal refletir sobre o ensino da leitura no cotidiano escolar. Sabemos que o ato de ler vai além da ação de decodificar símbolos e palavras, ler é entender e interpretar a realidade do mundo, num processo muito mais complexo, que envolve muito mais elementos. Foi essa constatação que nos levou a ter a Abordagem global como referencial teórico para o desenvolvimento das atividades de cunho ligadas à competência comunicativa. Muitos pesquisadores têm trabalhado a questão da aquisição da capacidade leitora, porém, apesar de muita produção acadêmica, a realidade ainda não foi modificada de forma substancial. Através do uso do jornal em sala de aula, temos a intenção de oferecer mais uma variante ferramental para o ensino da leitura. Considerando-se uma época de intensa interatividade na qual predomina o uso diário de celulares e Internet entre os jovens, sobretudo adolescentes, fazer com que os alunos se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores competentes e cidadãos bem informados. Na verdade, o jornal é um pretexto para a leitura de outros textos. A prova disso é que as atividades aqui propostas poderão ser aplicadas em textos de diversas naturezas. Além disso, as sugestões de trabalho apresentadas têm como objetos primordiais a exploração e o desenvolvimento da habilidade de leitura essenciais para o ato de ler e a formação de um aluno-leitor maduro, autônomo e competenteThe main objective of this study is thinking on the daily reading teaching at schools. It is well known that reading goes beyond decoding symbols or words. In fact, reading is understanding and interpreting the reality through a quite complex process which encloses much more elements. It was this findings that led us to consider the global approach as the theoretical reference to develop activities related to the communicative competence. Many researchers have been coping with the reading acquisition subject but, despite many published works, there was no expressive change of the status quo so far. By means of using daily newspapers at the classrooms, it is offered another tool regarding the reading teaching. Considering the present interactivity age in which the daily use of mobile phones and Internet is widespread among young people, especially teenagers, making pupils interested in reading newspapers is not an easy task but it is essential in order to growing up able readers and well informed citizens. In fact, the newspaper is only a way to introduce further readings. The proof of this statement is that the proposed activities along this work may be applied to different kind of texts. Furthermore, the suggestions of activity presented hereafter have as main objects the exploration and development of reading skills which are essential to the reading act itself and to the training of an independent and skilled enough mature pupil-reader82 f.Silva, Maurício daÁreas, Eduardo Kenedy NunesVictorino, Shirlei CamposSilva, Janine Maria Rocha da2019-08-30T14:16:35Z2019-08-30T14:16:35Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11056CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-18T19:21:40Zoai:app.uff.br:1/11056Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-18T19:21:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O objeto-jornal e a competência comunicativa |
title |
O objeto-jornal e a competência comunicativa |
spellingShingle |
O objeto-jornal e a competência comunicativa Silva, Janine Maria Rocha da Leitura Competência comunicativa Abordagem global Ensino de leitura Competência comunicativa Motivação da aprendizagem Hábito de leitura Reading Communicative competence Global approach |
title_short |
O objeto-jornal e a competência comunicativa |
title_full |
O objeto-jornal e a competência comunicativa |
title_fullStr |
O objeto-jornal e a competência comunicativa |
title_full_unstemmed |
O objeto-jornal e a competência comunicativa |
title_sort |
O objeto-jornal e a competência comunicativa |
author |
Silva, Janine Maria Rocha da |
author_facet |
Silva, Janine Maria Rocha da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Maurício da Áreas, Eduardo Kenedy Nunes Victorino, Shirlei Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Janine Maria Rocha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Competência comunicativa Abordagem global Ensino de leitura Competência comunicativa Motivação da aprendizagem Hábito de leitura Reading Communicative competence Global approach |
topic |
Leitura Competência comunicativa Abordagem global Ensino de leitura Competência comunicativa Motivação da aprendizagem Hábito de leitura Reading Communicative competence Global approach |
description |
Esta dissertação tem como objetivo principal refletir sobre o ensino da leitura no cotidiano escolar. Sabemos que o ato de ler vai além da ação de decodificar símbolos e palavras, ler é entender e interpretar a realidade do mundo, num processo muito mais complexo, que envolve muito mais elementos. Foi essa constatação que nos levou a ter a Abordagem global como referencial teórico para o desenvolvimento das atividades de cunho ligadas à competência comunicativa. Muitos pesquisadores têm trabalhado a questão da aquisição da capacidade leitora, porém, apesar de muita produção acadêmica, a realidade ainda não foi modificada de forma substancial. Através do uso do jornal em sala de aula, temos a intenção de oferecer mais uma variante ferramental para o ensino da leitura. Considerando-se uma época de intensa interatividade na qual predomina o uso diário de celulares e Internet entre os jovens, sobretudo adolescentes, fazer com que os alunos se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores competentes e cidadãos bem informados. Na verdade, o jornal é um pretexto para a leitura de outros textos. A prova disso é que as atividades aqui propostas poderão ser aplicadas em textos de diversas naturezas. Além disso, as sugestões de trabalho apresentadas têm como objetos primordiais a exploração e o desenvolvimento da habilidade de leitura essenciais para o ato de ler e a formação de um aluno-leitor maduro, autônomo e competente |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-08-30T14:16:35Z 2019-08-30T14:16:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11056 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11056 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053782850338816 |