Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6312 |
Resumo: | No ano de 2012, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro publicou o Currículo Mínimo de Física (CMRJ/Física), documento utilizado atualmente como norteador dos currículos para as escolas públicas estaduais; ele foi desenvolvido com alguns aspectos da concepção construtivista de ensino-aprendizagem e, por esse motivo, esta monografia também adotou essa tendência epistemológica como fio condutor. Com o objetivo de atrair o público adolescente para a aprendizagem de Física, foram utilizadas mídias (filmes e revistas de histórias em quadrinhos) como recursos didáticos, uma vez que já possuem uma linguagem adequada a esses aprendizes e são de fácil acesso nas escolas, para fazer a problematização e contextualização dos temas nas propostas de ensino sugeridas, tendo como referência os conteúdos do CMRJ/Física. Por fim, verificou-se que é possível aplicar o material selecionado para desenvolver uma sequência didática na perspectiva construtivista, tratando de temas contemporâneos como Física Moderna e Cosmologia, servindo de subsídio/auxílio para a modernização das aulas de professores de Física do Ensino Médio (EM), em especial as do primeiro ano |
id |
UFF-2_b3b99aebb9f24dd57c3f121e6f1133c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6312 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola médiaCurrículo mínimo de física do RJConstrutivismoFísica moderna e cosmologiaFilmes e histórias em quadrinhosEnsino de físicaRecurso audiovisualHistória em quadrinhosFísica modernaFísica (ensino médio)Minimum physics curriculum of RJConstructivismModern physics and cosmologyFilms and comics historiesNo ano de 2012, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro publicou o Currículo Mínimo de Física (CMRJ/Física), documento utilizado atualmente como norteador dos currículos para as escolas públicas estaduais; ele foi desenvolvido com alguns aspectos da concepção construtivista de ensino-aprendizagem e, por esse motivo, esta monografia também adotou essa tendência epistemológica como fio condutor. Com o objetivo de atrair o público adolescente para a aprendizagem de Física, foram utilizadas mídias (filmes e revistas de histórias em quadrinhos) como recursos didáticos, uma vez que já possuem uma linguagem adequada a esses aprendizes e são de fácil acesso nas escolas, para fazer a problematização e contextualização dos temas nas propostas de ensino sugeridas, tendo como referência os conteúdos do CMRJ/Física. Por fim, verificou-se que é possível aplicar o material selecionado para desenvolver uma sequência didática na perspectiva construtivista, tratando de temas contemporâneos como Física Moderna e Cosmologia, servindo de subsídio/auxílio para a modernização das aulas de professores de Física do Ensino Médio (EM), em especial as do primeiro anoIn 2012, the Department of Education of Rio de Janeiro State published the Physics Minimum Curriculum (MCRJ/ Physics), document currently used as a guideline for curriculum for public schools; it was developed with some aspects of constructivist design and, therefore, this monograph also adopted this trend as epistemological thread. Aiming to attract teenage audiences, media (movies and comics magazines) were used as teaching resources, since they have the proper language to those learners and are easily accessible in schools to problematization and contextualization of the themes in the traching suggested proposals, with reference to the contents of CMRJ / Physics. Finally, it was found that it is possible to apply the selected program to develop an instructional sequence in the constructivist perspective material, dealing with contemporary topics such as Modern Physics and Cosmology, serving as grant/aid for the modernization of High School Physics teachers, specially the first year onesCosta, IsaPinto, Ana Clara da Silva2018-04-17T20:50:44Z2018-04-17T20:50:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6312openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T19:04:47Zoai:app.uff.br:1/6312Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:25.911636Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média |
title |
Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média |
spellingShingle |
Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média Pinto, Ana Clara da Silva Currículo mínimo de física do RJ Construtivismo Física moderna e cosmologia Filmes e histórias em quadrinhos Ensino de física Recurso audiovisual História em quadrinhos Física moderna Física (ensino médio) Minimum physics curriculum of RJ Constructivism Modern physics and cosmology Films and comics histories |
title_short |
Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média |
title_full |
Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média |
title_fullStr |
Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média |
title_full_unstemmed |
Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média |
title_sort |
Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média |
author |
Pinto, Ana Clara da Silva |
author_facet |
Pinto, Ana Clara da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Isa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Ana Clara da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo mínimo de física do RJ Construtivismo Física moderna e cosmologia Filmes e histórias em quadrinhos Ensino de física Recurso audiovisual História em quadrinhos Física moderna Física (ensino médio) Minimum physics curriculum of RJ Constructivism Modern physics and cosmology Films and comics histories |
topic |
Currículo mínimo de física do RJ Construtivismo Física moderna e cosmologia Filmes e histórias em quadrinhos Ensino de física Recurso audiovisual História em quadrinhos Física moderna Física (ensino médio) Minimum physics curriculum of RJ Constructivism Modern physics and cosmology Films and comics histories |
description |
No ano de 2012, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro publicou o Currículo Mínimo de Física (CMRJ/Física), documento utilizado atualmente como norteador dos currículos para as escolas públicas estaduais; ele foi desenvolvido com alguns aspectos da concepção construtivista de ensino-aprendizagem e, por esse motivo, esta monografia também adotou essa tendência epistemológica como fio condutor. Com o objetivo de atrair o público adolescente para a aprendizagem de Física, foram utilizadas mídias (filmes e revistas de histórias em quadrinhos) como recursos didáticos, uma vez que já possuem uma linguagem adequada a esses aprendizes e são de fácil acesso nas escolas, para fazer a problematização e contextualização dos temas nas propostas de ensino sugeridas, tendo como referência os conteúdos do CMRJ/Física. Por fim, verificou-se que é possível aplicar o material selecionado para desenvolver uma sequência didática na perspectiva construtivista, tratando de temas contemporâneos como Física Moderna e Cosmologia, servindo de subsídio/auxílio para a modernização das aulas de professores de Física do Ensino Médio (EM), em especial as do primeiro ano |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-04-17T20:50:44Z 2018-04-17T20:50:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6312 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823584651247616 |