Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Clara da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6312
Resumo: No ano de 2012, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro publicou o Currículo Mínimo de Física (CMRJ/Física), documento utilizado atualmente como norteador dos currículos para as escolas públicas estaduais; ele foi desenvolvido com alguns aspectos da concepção construtivista de ensino-aprendizagem e, por esse motivo, esta monografia também adotou essa tendência epistemológica como fio condutor. Com o objetivo de atrair o público adolescente para a aprendizagem de Física, foram utilizadas mídias (filmes e revistas de histórias em quadrinhos) como recursos didáticos, uma vez que já possuem uma linguagem adequada a esses aprendizes e são de fácil acesso nas escolas, para fazer a problematização e contextualização dos temas nas propostas de ensino sugeridas, tendo como referência os conteúdos do CMRJ/Física. Por fim, verificou-se que é possível aplicar o material selecionado para desenvolver uma sequência didática na perspectiva construtivista, tratando de temas contemporâneos como Física Moderna e Cosmologia, servindo de subsídio/auxílio para a modernização das aulas de professores de Física do Ensino Médio (EM), em especial as do primeiro ano
id UFF-2_b3b99aebb9f24dd57c3f121e6f1133c6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6312
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola médiaCurrículo mínimo de física do RJConstrutivismoFísica moderna e cosmologiaFilmes e histórias em quadrinhosEnsino de físicaRecurso audiovisualHistória em quadrinhosFísica modernaFísica (ensino médio)Minimum physics curriculum of RJConstructivismModern physics and cosmologyFilms and comics historiesNo ano de 2012, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro publicou o Currículo Mínimo de Física (CMRJ/Física), documento utilizado atualmente como norteador dos currículos para as escolas públicas estaduais; ele foi desenvolvido com alguns aspectos da concepção construtivista de ensino-aprendizagem e, por esse motivo, esta monografia também adotou essa tendência epistemológica como fio condutor. Com o objetivo de atrair o público adolescente para a aprendizagem de Física, foram utilizadas mídias (filmes e revistas de histórias em quadrinhos) como recursos didáticos, uma vez que já possuem uma linguagem adequada a esses aprendizes e são de fácil acesso nas escolas, para fazer a problematização e contextualização dos temas nas propostas de ensino sugeridas, tendo como referência os conteúdos do CMRJ/Física. Por fim, verificou-se que é possível aplicar o material selecionado para desenvolver uma sequência didática na perspectiva construtivista, tratando de temas contemporâneos como Física Moderna e Cosmologia, servindo de subsídio/auxílio para a modernização das aulas de professores de Física do Ensino Médio (EM), em especial as do primeiro anoIn 2012, the Department of Education of Rio de Janeiro State published the Physics Minimum Curriculum (MCRJ/ Physics), document currently used as a guideline for curriculum for public schools; it was developed with some aspects of constructivist design and, therefore, this monograph also adopted this trend as epistemological thread. Aiming to attract teenage audiences, media (movies and comics magazines) were used as teaching resources, since they have the proper language to those learners and are easily accessible in schools to problematization and contextualization of the themes in the traching suggested proposals, with reference to the contents of CMRJ / Physics. Finally, it was found that it is possible to apply the selected program to develop an instructional sequence in the constructivist perspective material, dealing with contemporary topics such as Modern Physics and Cosmology, serving as grant/aid for the modernization of High School Physics teachers, specially the first year onesCosta, IsaPinto, Ana Clara da Silva2018-04-17T20:50:44Z2018-04-17T20:50:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6312openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T19:04:47Zoai:app.uff.br:1/6312Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:25.911636Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média
title Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média
spellingShingle Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média
Pinto, Ana Clara da Silva
Currículo mínimo de física do RJ
Construtivismo
Física moderna e cosmologia
Filmes e histórias em quadrinhos
Ensino de física
Recurso audiovisual
História em quadrinhos
Física moderna
Física (ensino médio)
Minimum physics curriculum of RJ
Constructivism
Modern physics and cosmology
Films and comics histories
title_short Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média
title_full Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média
title_fullStr Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média
title_full_unstemmed Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média
title_sort Da ficção para a sala de aula: sugestões de material e sequências didáticas para o ensino de física na escola média
author Pinto, Ana Clara da Silva
author_facet Pinto, Ana Clara da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Isa
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Ana Clara da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo mínimo de física do RJ
Construtivismo
Física moderna e cosmologia
Filmes e histórias em quadrinhos
Ensino de física
Recurso audiovisual
História em quadrinhos
Física moderna
Física (ensino médio)
Minimum physics curriculum of RJ
Constructivism
Modern physics and cosmology
Films and comics histories
topic Currículo mínimo de física do RJ
Construtivismo
Física moderna e cosmologia
Filmes e histórias em quadrinhos
Ensino de física
Recurso audiovisual
História em quadrinhos
Física moderna
Física (ensino médio)
Minimum physics curriculum of RJ
Constructivism
Modern physics and cosmology
Films and comics histories
description No ano de 2012, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro publicou o Currículo Mínimo de Física (CMRJ/Física), documento utilizado atualmente como norteador dos currículos para as escolas públicas estaduais; ele foi desenvolvido com alguns aspectos da concepção construtivista de ensino-aprendizagem e, por esse motivo, esta monografia também adotou essa tendência epistemológica como fio condutor. Com o objetivo de atrair o público adolescente para a aprendizagem de Física, foram utilizadas mídias (filmes e revistas de histórias em quadrinhos) como recursos didáticos, uma vez que já possuem uma linguagem adequada a esses aprendizes e são de fácil acesso nas escolas, para fazer a problematização e contextualização dos temas nas propostas de ensino sugeridas, tendo como referência os conteúdos do CMRJ/Física. Por fim, verificou-se que é possível aplicar o material selecionado para desenvolver uma sequência didática na perspectiva construtivista, tratando de temas contemporâneos como Física Moderna e Cosmologia, servindo de subsídio/auxílio para a modernização das aulas de professores de Física do Ensino Médio (EM), em especial as do primeiro ano
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-04-17T20:50:44Z
2018-04-17T20:50:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6312
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823584651247616