A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Júlio Cesar Dias de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6307
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade oferecer subsídios para ações futuras relacionadas às recentes mudanças no currículo de física propostas às escolas públicas de ensino médio. Focando nosso trabalho no tema: inserção de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio, efetuamos uma pesquisa exploratória com docentes de escolas públicas da região metropolitana de Niterói e traçamos um quadro representativo das expectativas, necessidades e preparação do professor neste momento de renovação de conteúdos. Para complementar nossa pesquisa, realizamos uma análise de algumas obras didáticas disponibilizadas aos alunos e descrevemos como esse tema é abordado nos livros textos. Ao longo do trabalho mapeamos as recomendações e orientações dos documentos oficiais sobre a inserção de tópicos de FMC no ensino médio e fizemos uma extensa leitura dos trabalhos já publicados nessa área. Nossa pesquisa corrobora fatos anteriormente discutidos, principalmente no que se refere à necessidade de atualização dos docentes frente às exigências do novo currículo e a mudança de uma visão de ensino que tem o aluno como sujeito passivo do processo ensino-aprendizagem para uma postura mais ativa e participante. Apontamos a importância da atualização curricular como elemento de motivação e contextualização do aluno no mundo tecnológico atual e relacionamos algumas dificuldades didáticas citadas pelos professores no processo de inserção de FMC e na infraestrutura educacional necessária ao trabalho docente
id UFF-2_f54edbf8f1585f8cda7c11245b913537
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6307
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLDEnsino de físicaFísica modernaCurrículo escolarEnsino de físicaFísica modernaCurrículo escolarPhysics teachingModern and contemporary physicsCurricular reformO presente trabalho tem por finalidade oferecer subsídios para ações futuras relacionadas às recentes mudanças no currículo de física propostas às escolas públicas de ensino médio. Focando nosso trabalho no tema: inserção de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio, efetuamos uma pesquisa exploratória com docentes de escolas públicas da região metropolitana de Niterói e traçamos um quadro representativo das expectativas, necessidades e preparação do professor neste momento de renovação de conteúdos. Para complementar nossa pesquisa, realizamos uma análise de algumas obras didáticas disponibilizadas aos alunos e descrevemos como esse tema é abordado nos livros textos. Ao longo do trabalho mapeamos as recomendações e orientações dos documentos oficiais sobre a inserção de tópicos de FMC no ensino médio e fizemos uma extensa leitura dos trabalhos já publicados nessa área. Nossa pesquisa corrobora fatos anteriormente discutidos, principalmente no que se refere à necessidade de atualização dos docentes frente às exigências do novo currículo e a mudança de uma visão de ensino que tem o aluno como sujeito passivo do processo ensino-aprendizagem para uma postura mais ativa e participante. Apontamos a importância da atualização curricular como elemento de motivação e contextualização do aluno no mundo tecnológico atual e relacionamos algumas dificuldades didáticas citadas pelos professores no processo de inserção de FMC e na infraestrutura educacional necessária ao trabalho docenteThe present study aims to offer subsidies to future actions related to recent changes in the physics curriculum proposed to public high schools. Focusing our work on theme: Insertion of Modern and Contemporary Physics (FMC) in high school, we performed an exploratory research with teachers from public schools in the metropolitan region of Niterói and drew a representative picture of the expectations, needs and teacher preparation at this time of renovation of contents. To complement our research, we conducted an analysis of some textbooks available to students and described how this subject is approached in textbooks. Along the work we mapped the recommendations and guidelines of official documents about the inclusion of topics of FMC in high school and did an extensive reading of published works in this area. Our research corroborates facts previously discussed, especially with respect to the need to update the teachers against the new curriculum requirements and change the vision of an education with the student as a taxable person of the teaching-learning process to a more active and participant posture. We point out the importance of updating curriculum as part of the student's motivation and contextualization in the technological world and related current difficulties cited by teachers in the teaching process of insertion of FMC and educational infrastructure necessary to teachingSaguia, Andréia MendonçaAlmeida, Lúcia da Cruz deVenezuela, Pedro Paulo de MelloSouza, Júlio Cesar Dias de2018-04-17T20:47:36Z2018-04-17T20:47:36Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6307openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T17:11:32Zoai:app.uff.br:1/6307Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:20:04.421209Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
title A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
spellingShingle A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
Souza, Júlio Cesar Dias de
Ensino de física
Física moderna
Currículo escolar
Ensino de física
Física moderna
Currículo escolar
Physics teaching
Modern and contemporary physics
Curricular reform
title_short A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
title_full A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
title_fullStr A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
title_full_unstemmed A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
title_sort A inserção de temas relacionados à física moderna e contemporânea no ensino médio sob a ótica dos professores de escolas públicas e sua abordagem em algumas obras didáticas do PNLD
author Souza, Júlio Cesar Dias de
author_facet Souza, Júlio Cesar Dias de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saguia, Andréia Mendonça
Almeida, Lúcia da Cruz de
Venezuela, Pedro Paulo de Mello
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Júlio Cesar Dias de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Física moderna
Currículo escolar
Ensino de física
Física moderna
Currículo escolar
Physics teaching
Modern and contemporary physics
Curricular reform
topic Ensino de física
Física moderna
Currículo escolar
Ensino de física
Física moderna
Currículo escolar
Physics teaching
Modern and contemporary physics
Curricular reform
description O presente trabalho tem por finalidade oferecer subsídios para ações futuras relacionadas às recentes mudanças no currículo de física propostas às escolas públicas de ensino médio. Focando nosso trabalho no tema: inserção de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino médio, efetuamos uma pesquisa exploratória com docentes de escolas públicas da região metropolitana de Niterói e traçamos um quadro representativo das expectativas, necessidades e preparação do professor neste momento de renovação de conteúdos. Para complementar nossa pesquisa, realizamos uma análise de algumas obras didáticas disponibilizadas aos alunos e descrevemos como esse tema é abordado nos livros textos. Ao longo do trabalho mapeamos as recomendações e orientações dos documentos oficiais sobre a inserção de tópicos de FMC no ensino médio e fizemos uma extensa leitura dos trabalhos já publicados nessa área. Nossa pesquisa corrobora fatos anteriormente discutidos, principalmente no que se refere à necessidade de atualização dos docentes frente às exigências do novo currículo e a mudança de uma visão de ensino que tem o aluno como sujeito passivo do processo ensino-aprendizagem para uma postura mais ativa e participante. Apontamos a importância da atualização curricular como elemento de motivação e contextualização do aluno no mundo tecnológico atual e relacionamos algumas dificuldades didáticas citadas pelos professores no processo de inserção de FMC e na infraestrutura educacional necessária ao trabalho docente
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-04-17T20:47:36Z
2018-04-17T20:47:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6307
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823726262484992