Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Lívia Abreu de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31092
Resumo: Empresas de fabricação de produtos e de prestação de serviços de manutenção buscam cada vez mais elevar os padrões de qualidade, tanto de fabricação quanto de atendimento ao cliente. Satisfação do cliente e fidelização do mesmo é um dos principais pilares de qualquer empresa existente no mercado, tratando­se de uma Construtech, este requisito é ainda mais almejado. O presente trabalho tem como objetivo a aplicação da metodologia Seis Sigma, utilizando DMAIC e DMADICV juntamente com outras ferramentas adequadas como PDCA para atingir o objetivo de melhoria do serviço prestado de atendimento ao cliente, no que diz respeito a prazo e qualidade de atendimento. No decorrer deste projeto serão citadas as dificuldades de padronização do atendimento bem como de programação dos serviços em um horizonte temporal maior do que é feito atualmente (diário), esta dificuldade também se dá pela empresa em questão ser uma startup de resolução de problemas reais da construção civil, sendo este setor um dos que menos investe em tecnologia e inovação. Com base no histórico disponível dos dados foi possível avaliar onde ocorrem os desvios e quais áreas e processos precisariam ser revistos, reavaliados e padronizados. Para que o resultado deste projeto fosse satisfatório, outros setores além do operacional foram incluídos, como setor da qualidade, logística e fabril. Em vista do que foi dito, o presente trabalho propõe para essa melhoria a aplicação da metodologia Seis Sigma, utilizando o DMADICV para redução do prazo médio de atendimento em 56% em 4 meses de análise em uma startup voltada para construção civil.
id UFF-2_b490e9f7fcdc85776a04364a6720be05
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/31092
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma ConstrutechSeis SigmaQualidade do atendimentoStartupDMAICDMADICVAtendimento ao clienteMetodologia Seis SigmaConstrutechProdução intelectualEngenharia de ProduçãoSix SigmaQuality of serviceStartupDMAICDMADICVEmpresas de fabricação de produtos e de prestação de serviços de manutenção buscam cada vez mais elevar os padrões de qualidade, tanto de fabricação quanto de atendimento ao cliente. Satisfação do cliente e fidelização do mesmo é um dos principais pilares de qualquer empresa existente no mercado, tratando­se de uma Construtech, este requisito é ainda mais almejado. O presente trabalho tem como objetivo a aplicação da metodologia Seis Sigma, utilizando DMAIC e DMADICV juntamente com outras ferramentas adequadas como PDCA para atingir o objetivo de melhoria do serviço prestado de atendimento ao cliente, no que diz respeito a prazo e qualidade de atendimento. No decorrer deste projeto serão citadas as dificuldades de padronização do atendimento bem como de programação dos serviços em um horizonte temporal maior do que é feito atualmente (diário), esta dificuldade também se dá pela empresa em questão ser uma startup de resolução de problemas reais da construção civil, sendo este setor um dos que menos investe em tecnologia e inovação. Com base no histórico disponível dos dados foi possível avaliar onde ocorrem os desvios e quais áreas e processos precisariam ser revistos, reavaliados e padronizados. Para que o resultado deste projeto fosse satisfatório, outros setores além do operacional foram incluídos, como setor da qualidade, logística e fabril. Em vista do que foi dito, o presente trabalho propõe para essa melhoria a aplicação da metodologia Seis Sigma, utilizando o DMADICV para redução do prazo médio de atendimento em 56% em 4 meses de análise em uma startup voltada para construção civil.Companies manufacturing products and providing maintenance services are increasingly seeking to raise quality standards, both in terms of manufacturing and customer service. Customer satisfaction and customer loyalty is one of the main pillars of any company on the market, and in the case of Construtech, this requirement is even more desired. The present work aims to apply the Six Sigma methodology, using DMAIC and DMADICV along with other appropriate tools such as PDCA to achieve the objective of improving the service provided to the customer, regarding time and quality of service. During this project, the difficulties of standardizing the service will be presented, as well as the programming of the services in a longer time horizon than is currently done (daily), this difficulty also occurs because the company in question is a startup for solving real problems of the civil construction, being this sector one of the sectors that least invests in technology and innovation. Based on the available data history, it was possible to assess where the deviations occurred and which areas and processes needed to be reviewed, reassessed and standardized. For the result of this project to be overwhelming, sectors other than the operational one was included, such as the quality, logistics and manufacturing sectors. In view of what has been said, the present work proposes for this improvement the application of the Six Sigma methodology, using the DMADICV to reduce the average service time by 56%, 6% more than the initial goal in 4 months of analysis in a startup focused on civil construction.61 p.Christo, Eliane da Silvahttp://lattes.cnpq.br/0831388652787701Costa, Kelly Alonsohttp://lattes.cnpq.br/8918904607205362Toledo Hernández, Ceciliahttp://lattes.cnpq.br/7307702766087200Queiroz, Rafael Alves Bonfim dehttp://lattes.cnpq.br/8602778120667424http://lattes.cnpq.br/3400482677081624Moura, Lívia Abreu de2023-11-14T12:07:28Z2023-11-14T12:07:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOURA, Lívia Abreu de. Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech. 2023. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31092CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-11-14T12:07:31Zoai:app.uff.br:1/31092Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-11-14T12:07:31Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech
title Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech
spellingShingle Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech
Moura, Lívia Abreu de
Seis Sigma
Qualidade do atendimento
Startup
DMAIC
DMADICV
Atendimento ao cliente
Metodologia Seis Sigma
Construtech
Produção intelectual
Engenharia de Produção
Six Sigma
Quality of service
Startup
DMAIC
DMADICV
title_short Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech
title_full Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech
title_fullStr Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech
title_full_unstemmed Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech
title_sort Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech
author Moura, Lívia Abreu de
author_facet Moura, Lívia Abreu de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Christo, Eliane da Silva
http://lattes.cnpq.br/0831388652787701
Costa, Kelly Alonso
http://lattes.cnpq.br/8918904607205362
Toledo Hernández, Cecilia
http://lattes.cnpq.br/7307702766087200
Queiroz, Rafael Alves Bonfim de
http://lattes.cnpq.br/8602778120667424
http://lattes.cnpq.br/3400482677081624
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Lívia Abreu de
dc.subject.por.fl_str_mv Seis Sigma
Qualidade do atendimento
Startup
DMAIC
DMADICV
Atendimento ao cliente
Metodologia Seis Sigma
Construtech
Produção intelectual
Engenharia de Produção
Six Sigma
Quality of service
Startup
DMAIC
DMADICV
topic Seis Sigma
Qualidade do atendimento
Startup
DMAIC
DMADICV
Atendimento ao cliente
Metodologia Seis Sigma
Construtech
Produção intelectual
Engenharia de Produção
Six Sigma
Quality of service
Startup
DMAIC
DMADICV
description Empresas de fabricação de produtos e de prestação de serviços de manutenção buscam cada vez mais elevar os padrões de qualidade, tanto de fabricação quanto de atendimento ao cliente. Satisfação do cliente e fidelização do mesmo é um dos principais pilares de qualquer empresa existente no mercado, tratando­se de uma Construtech, este requisito é ainda mais almejado. O presente trabalho tem como objetivo a aplicação da metodologia Seis Sigma, utilizando DMAIC e DMADICV juntamente com outras ferramentas adequadas como PDCA para atingir o objetivo de melhoria do serviço prestado de atendimento ao cliente, no que diz respeito a prazo e qualidade de atendimento. No decorrer deste projeto serão citadas as dificuldades de padronização do atendimento bem como de programação dos serviços em um horizonte temporal maior do que é feito atualmente (diário), esta dificuldade também se dá pela empresa em questão ser uma startup de resolução de problemas reais da construção civil, sendo este setor um dos que menos investe em tecnologia e inovação. Com base no histórico disponível dos dados foi possível avaliar onde ocorrem os desvios e quais áreas e processos precisariam ser revistos, reavaliados e padronizados. Para que o resultado deste projeto fosse satisfatório, outros setores além do operacional foram incluídos, como setor da qualidade, logística e fabril. Em vista do que foi dito, o presente trabalho propõe para essa melhoria a aplicação da metodologia Seis Sigma, utilizando o DMADICV para redução do prazo médio de atendimento em 56% em 4 meses de análise em uma startup voltada para construção civil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-14T12:07:28Z
2023-11-14T12:07:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURA, Lívia Abreu de. Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech. 2023. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/31092
identifier_str_mv MOURA, Lívia Abreu de. Metodologia seis sigma DMADICV aplicada para melhoria de atendimento ao cliente em uma Construtech. 2023. 61 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/31092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135253638184960