Mediação judicial de conflitos no Rio de Janeiro (2010-2015): uma pesquisa sobre pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Gabriel Guarino Sant’Anna Lima de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21511
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar as pesquisas empíricas sobre mediação judicial no Rio de Janeiro, no período entre 2010 e 2015. Embora num primeiro momento eu buscasse realizar uma pesquisa sobre “a mediação judicial em si”, optei por realizar pesquisa sobre pesquisas: ao invés de realizar uma observação secundária para pensar a mediação a partir das pesquisas empíricas do Rio; acabei por pensar as próprias pesquisas, seus modos e locais de produção, seus referenciais teóricos e metodológicos e como se orientam nas fronteiras disciplinares entre o Direito e as Ciências Sociais. Assim, minha discussão se desenvolve no plano teórico metodológico – pensando o direito e a mediação como objetos de pesquisa, minha empreitada se volta para discutir as condições de produção de conhecimento qualitativo no direito, tendo como caso as pesquisas sobre mediação de conflitos realizadas entre 2010 e 2015, identificadas a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. O trabalho se divide em três partes: primeira, estabeleço como cheguei nesta discussão acerca de pesquisas sobre mediação, a partir de uma narrativa da própria institucionalização da mediação no Judiciário Brasileiro; segunda, busco traçar um mapa das pesquisas, explicitando como as selecionei e determinei a abrangência da minha análise, passando a descrição de cada pesquisa a partir de suas estruturas e modos de construção do texto, terceiro, discuto os referenciais teóricos que vimos surgir nas pesquisas do capítulo, buscando pensar as condições de produção de conhecimento qualitativo no Direito, especificamente discutindo as noções de pesquisa etnográfica e pesquisa sócio-jurídica. Quanto aos resultados, ao observar as diferentes concepções de empiria pudemos visualizar: uma empiria das práticas e representações, ligada a pesquisa etnográfica de tradição antropológica; uma empiria discursiva, que situei dentro de uma abordagem crítica do Direito, e engajada com um olhar interdisciplinar; e uma empiria do pessoal, que em termos estritos não é propriamente um conhecimento, mas um entendimento, mas que se explicitado com integridade e ética de pesquisa, pode ser muito relevante para o campo jurídico. A partir do mapeamento realizado é possível notar a existência de uma rede de pesquisadores, em torno do INCT-InEAC e PPGSD/UFF, em dois momentos: primeiro, no intercâmbio entre bancas, orientações e programas – revelando uma economia de trocas e consolidações de grupos; segundo pelas referências, citações e modos de construção dos textos, que apontam pro intercâmbio de dados e reflexões em suas construções. Meu objetivo final é que este texto seja um material útil para pesquisadores em Direito: para os iniciantes, que possam ter menos sofrimento que tive para entender alguns nuances; aos já experientes, que possa servir de consolidação e reinterpretações de entendimentos que – às vezes por falta de tempo ou outros recursos – não é possível fazer dentro da correria entre produzir, pensar, escrever e ensinar
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Assim, minha discussão se desenvolve no plano teórico metodológico – pensando o direito e a mediação como objetos de pesquisa, minha empreitada se volta para discutir as condições de produção de conhecimento qualitativo no direito, tendo como caso as pesquisas sobre mediação de conflitos realizadas entre 2010 e 2015, identificadas a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. O trabalho se divide em três partes: primeira, estabeleço como cheguei nesta discussão acerca de pesquisas sobre mediação, a partir de uma narrativa da própria institucionalização da mediação no Judiciário Brasileiro; segunda, busco traçar um mapa das pesquisas, explicitando como as selecionei e determinei a abrangência da minha análise, passando a descrição de cada pesquisa a partir de suas estruturas e modos de construção do texto, terceiro, discuto os referenciais teóricos que vimos surgir nas pesquisas do capítulo, buscando pensar as condições de produção de conhecimento qualitativo no Direito, especificamente discutindo as noções de pesquisa etnográfica e pesquisa sócio-jurídica. Quanto aos resultados, ao observar as diferentes concepções de empiria pudemos visualizar: uma empiria das práticas e representações, ligada a pesquisa etnográfica de tradição antropológica; uma empiria discursiva, que situei dentro de uma abordagem crítica do Direito, e engajada com um olhar interdisciplinar; e uma empiria do pessoal, que em termos estritos não é propriamente um conhecimento, mas um entendimento, mas que se explicitado com integridade e ética de pesquisa, pode ser muito relevante para o campo jurídico. A partir do mapeamento realizado é possível notar a existência de uma rede de pesquisadores, em torno do INCT-InEAC e PPGSD/UFF, em dois momentos: primeiro, no intercâmbio entre bancas, orientações e programas – revelando uma economia de trocas e consolidações de grupos; segundo pelas referências, citações e modos de construção dos textos, que apontam pro intercâmbio de dados e reflexões em suas construções. Meu objetivo final é que este texto seja um material útil para pesquisadores em Direito: para os iniciantes, que possam ter menos sofrimento que tive para entender alguns nuances; aos já experientes, que possa servir de consolidação e reinterpretações de entendimentos que – às vezes por falta de tempo ou outros recursos – não é possível fazer dentro da correria entre produzir, pensar, escrever e ensinarIn this work, I analyze empirical researches conducted in Rio de Janeiro, between 2010 and 2015, concerning judicial mediation. At first, I intended to do research on "judicial mediation" itself, as a secondary observation to think mediation from the empirical researches of Rio; I ended up thinking about the researches, how and where they were made, its theoretical and methodological references, and how they define themselves in the disciplinary boundaries between Law and Social Sciences. Thus, my discussion is developed at the theoretical-methodological level - thinking about law and mediation as objects of research, my work turns to discuss the conditions of production of qualitative knowledge in the field of Law. The paper is divided into three parts: first, I establish how I arrived at this discussion about research on mediation, from a narrative of the institutionalization of mediation in the Brazilian Courts; Secondly, I am going to draw a map of the researches, explaining how I selected them and determined the scope of my analysis, passing on the description of each research based on its structures and ways of constructing the text, third, I discuss the theoretical references that we have seen in the researches described in two, trying to think the conditions of production of qualitative knowledge in the Law, specifically discussing the notions of ethnographic research and socio-legal research. Taking different conceptions of empiria we could visualize: an empiria of the practices and representations, linked to the ethnographic research of anthropological tradition; discoursive empiria, that I placed within a critical approach to the Law, and engaged with an interdisciplinary view; And a personal empiria, which in strict terms is not properly a knowledge, but an understanding. It is possible to note the existence of a network of researchers, around the INCT-InEAC and PPGSD/UFF, in two moments: first, in the interchange between orientations and programs - revealing an economy of exchanges and groups consolidation; secondly, by the references, citations and ways of constructing the texts, which point to the exchange of data and reflections in their constructions. My final goal is that this text could be a useful material for researchers in law: for beginners, who may have less suffering than I had to understand some points; to the old ones, that can serve as a consolidation and reinterpretation of understandings that - sometimes due to lack of time or other resources - it is not possible to do in the rush between producing, thinking, writing and teaching126 f.Meirelles, Delton Ricardo SoaresSilva, Fernanda Duarte Lopes Lucas daIorio Filho, Rafael MarioFilpo, Klever Paulo LealAlmeida, Gabriel Guarino Sant’Anna Lima de2021-03-30T18:30:35Z2021-03-30T18:30:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfALMEIDA, Gabriel Guarino Sant’Anna Lima de. Mediação judicial de conflitos no Rio de Janeiro (2010-2015): uma pesquisa sobre pesquisas. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais) – Faculdade de Direito, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21511Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-27T18:30:32Zoai:app.uff.br:1/21511Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:07:21.314707Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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description Esta pesquisa tem como objetivo analisar as pesquisas empíricas sobre mediação judicial no Rio de Janeiro, no período entre 2010 e 2015. Embora num primeiro momento eu buscasse realizar uma pesquisa sobre “a mediação judicial em si”, optei por realizar pesquisa sobre pesquisas: ao invés de realizar uma observação secundária para pensar a mediação a partir das pesquisas empíricas do Rio; acabei por pensar as próprias pesquisas, seus modos e locais de produção, seus referenciais teóricos e metodológicos e como se orientam nas fronteiras disciplinares entre o Direito e as Ciências Sociais. Assim, minha discussão se desenvolve no plano teórico metodológico – pensando o direito e a mediação como objetos de pesquisa, minha empreitada se volta para discutir as condições de produção de conhecimento qualitativo no direito, tendo como caso as pesquisas sobre mediação de conflitos realizadas entre 2010 e 2015, identificadas a partir do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. O trabalho se divide em três partes: primeira, estabeleço como cheguei nesta discussão acerca de pesquisas sobre mediação, a partir de uma narrativa da própria institucionalização da mediação no Judiciário Brasileiro; segunda, busco traçar um mapa das pesquisas, explicitando como as selecionei e determinei a abrangência da minha análise, passando a descrição de cada pesquisa a partir de suas estruturas e modos de construção do texto, terceiro, discuto os referenciais teóricos que vimos surgir nas pesquisas do capítulo, buscando pensar as condições de produção de conhecimento qualitativo no Direito, especificamente discutindo as noções de pesquisa etnográfica e pesquisa sócio-jurídica. Quanto aos resultados, ao observar as diferentes concepções de empiria pudemos visualizar: uma empiria das práticas e representações, ligada a pesquisa etnográfica de tradição antropológica; uma empiria discursiva, que situei dentro de uma abordagem crítica do Direito, e engajada com um olhar interdisciplinar; e uma empiria do pessoal, que em termos estritos não é propriamente um conhecimento, mas um entendimento, mas que se explicitado com integridade e ética de pesquisa, pode ser muito relevante para o campo jurídico. A partir do mapeamento realizado é possível notar a existência de uma rede de pesquisadores, em torno do INCT-InEAC e PPGSD/UFF, em dois momentos: primeiro, no intercâmbio entre bancas, orientações e programas – revelando uma economia de trocas e consolidações de grupos; segundo pelas referências, citações e modos de construção dos textos, que apontam pro intercâmbio de dados e reflexões em suas construções. Meu objetivo final é que este texto seja um material útil para pesquisadores em Direito: para os iniciantes, que possam ter menos sofrimento que tive para entender alguns nuances; aos já experientes, que possa servir de consolidação e reinterpretações de entendimentos que – às vezes por falta de tempo ou outros recursos – não é possível fazer dentro da correria entre produzir, pensar, escrever e ensinar
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