Escola da estrada e estrada na escola: ciganos, conflitos e moralidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Liciêr de Sousa e
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/5818
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso buscou analisar as políticas públicas de educação no que tange à população itinerante. Mais especificadamente, os ciganos. Proponho refletir sobre questões relacionadas à educação direcionada a grupos minoritários e o espaço escolar em uma cidade de médio porte como Campos dos Goytacazes. A partir de um caso particular do possível analiso as diferentes formas de transmissão de conhecimento que ocorrem entre o ensino formal e os ciganos de Ponta Formosa. Dessa forma, busco analisar a forma diferenciada de transmissão de conhecimento desta população assim como os sentidos diferentes que estes conferem aos modos de ensinar a partir da experiência de vida e da oralidade, a palavra. Nesta pesquisa os ciganos de Ponta Formosa se tornaram meus interlocutores por ser o grupo minoritário de Campos que mais se destacou quando buscou acessar o espaço escolar. Neste sentido, ouvi seus pontos de vistas e observei as formas e as gramáticas por eles e pela instituição escolar acionadas para problematizar as políticas públicas de educação. Analiso como esses atores se reapropriaram das políticas publicas de educação de um contexto o qual as representações sobre escola, ensino se intercalam com direitos, inclusão, cidadania e reconhecimento. Evidentemente, que estas características se contrastam com os modos de problematizar a escola e o ensino no Brasil
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