Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/18360 |
Resumo: | Vivemos hoje num mundo cada vez mais globalizado, pautado pelo incessante progresso tecnológico, onde existe uma crescente mobilidade de pessoas, fruto da expansão de relações internacionais e dos fluxos migratórios. Assim, torna-se, pertinente sensibilizar as crianças, desde os primeiros anos de escolaridade, para a existência desta diversidade, promovendo uma educação intercultural, para que possamos formar cidadãos respeitadores e valorizadores da diferença. O presente trabalho teve como objetivos de investigação: compreender como se pode sensibilizar para a diversidade cultural no pré-escolar, partindo das culturas presentes na comunidade escolar; conceber, desenvolver e avaliar práticas de sensibilização à cultura cigana em contexto pré-escolar. Para este efeito, foi concebido um projeto de intervenção educativa, intitulado “Eu, tu e o Chico”, apresentado neste relatório, desenvolvido com um grupo de crianças, algumas de etnia cigana. O principal objetivo de intervenção era dar a conhecer as caraterísticas da cultura cigana, contribuindo dessa forma para uma maior valorização da mesma. Este projeto apoiou-se numa metodologia qualitativa com caraterísticas de investigação-ação. Para a recolha de dados utilizámos instrumentos e técnicas como: a observação participante, as fotografias, as videogravações com transcrições e as notas de campo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que as atividades do projeto contribuíram principalmente para o reconhecimento e valorização da identidade, no que diz respeito às crianças ciganas e para a sua integração. |
id |
RCAP_eb545a74e18d20f5b86706a14f2bfed3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/18360 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura ciganaCiganosEducação interculturalMinorias étnicasIntegração escolarVivemos hoje num mundo cada vez mais globalizado, pautado pelo incessante progresso tecnológico, onde existe uma crescente mobilidade de pessoas, fruto da expansão de relações internacionais e dos fluxos migratórios. Assim, torna-se, pertinente sensibilizar as crianças, desde os primeiros anos de escolaridade, para a existência desta diversidade, promovendo uma educação intercultural, para que possamos formar cidadãos respeitadores e valorizadores da diferença. O presente trabalho teve como objetivos de investigação: compreender como se pode sensibilizar para a diversidade cultural no pré-escolar, partindo das culturas presentes na comunidade escolar; conceber, desenvolver e avaliar práticas de sensibilização à cultura cigana em contexto pré-escolar. Para este efeito, foi concebido um projeto de intervenção educativa, intitulado “Eu, tu e o Chico”, apresentado neste relatório, desenvolvido com um grupo de crianças, algumas de etnia cigana. O principal objetivo de intervenção era dar a conhecer as caraterísticas da cultura cigana, contribuindo dessa forma para uma maior valorização da mesma. Este projeto apoiou-se numa metodologia qualitativa com caraterísticas de investigação-ação. Para a recolha de dados utilizámos instrumentos e técnicas como: a observação participante, as fotografias, as videogravações com transcrições e as notas de campo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que as atividades do projeto contribuíram principalmente para o reconhecimento e valorização da identidade, no que diz respeito às crianças ciganas e para a sua integração.Nowadays we live in an increasingly globalized world, marked by the incessant technological progress, where there is growing mobility of people, as a result of expansion of international relations and migration flows. Thus, the awareness of children for the existence of such diversity, becomes relevant since the earliest years of schooling, promoting intercultural education and thereby forming citizens who respect and valorize the difference. This work had as research objectives: to understand how we can raise awareness of the cultural diversity in preschool, starting from the cultures present in the school community; to design, develop and evaluate practices of awareness to Gypsy culture in a preschool context. For this purpose, an educational intervention project, entitled " Eu, tu e o Chico" was designed and it is presented in this report. This project was developed with a group of children, some of them from the Gypsy culture. The main objective of the intervention was to present the characteristics of Gypsy culture, thereby contributing to a greater appreciation of it. This project relied on a qualitative methodology of research-action features. For data collection we used tools and techniques such as participant observation, photographs and video recordings with transcripts and field notes. The results allow us to conclude that the project activities contributed mainly to the recognition and appreciation of identity with regard to Gypsy children and for their integration.Universidade de Aveiro2017-09-21T10:33:56Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/18360TID:201570050porFerreira, Cátia Sofia Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:50Zoai:ria.ua.pt:10773/18360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:53:06.184205Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana |
title |
Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana |
spellingShingle |
Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana Ferreira, Cátia Sofia Duarte Ciganos Educação intercultural Minorias étnicas Integração escolar |
title_short |
Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana |
title_full |
Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana |
title_fullStr |
Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana |
title_full_unstemmed |
Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana |
title_sort |
Educar para a diversidade cultural no pré-escolar : abordando a cultura cigana |
author |
Ferreira, Cátia Sofia Duarte |
author_facet |
Ferreira, Cátia Sofia Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Cátia Sofia Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciganos Educação intercultural Minorias étnicas Integração escolar |
topic |
Ciganos Educação intercultural Minorias étnicas Integração escolar |
description |
Vivemos hoje num mundo cada vez mais globalizado, pautado pelo incessante progresso tecnológico, onde existe uma crescente mobilidade de pessoas, fruto da expansão de relações internacionais e dos fluxos migratórios. Assim, torna-se, pertinente sensibilizar as crianças, desde os primeiros anos de escolaridade, para a existência desta diversidade, promovendo uma educação intercultural, para que possamos formar cidadãos respeitadores e valorizadores da diferença. O presente trabalho teve como objetivos de investigação: compreender como se pode sensibilizar para a diversidade cultural no pré-escolar, partindo das culturas presentes na comunidade escolar; conceber, desenvolver e avaliar práticas de sensibilização à cultura cigana em contexto pré-escolar. Para este efeito, foi concebido um projeto de intervenção educativa, intitulado “Eu, tu e o Chico”, apresentado neste relatório, desenvolvido com um grupo de crianças, algumas de etnia cigana. O principal objetivo de intervenção era dar a conhecer as caraterísticas da cultura cigana, contribuindo dessa forma para uma maior valorização da mesma. Este projeto apoiou-se numa metodologia qualitativa com caraterísticas de investigação-ação. Para a recolha de dados utilizámos instrumentos e técnicas como: a observação participante, as fotografias, as videogravações com transcrições e as notas de campo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que as atividades do projeto contribuíram principalmente para o reconhecimento e valorização da identidade, no que diz respeito às crianças ciganas e para a sua integração. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-09-21T10:33:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/18360 TID:201570050 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/18360 |
identifier_str_mv |
TID:201570050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137581707821056 |