Acreditação e certificação como estratégias de promoção da gestão da qualidade na farmácia hospitalar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Íris Pilegi
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14377
Resumo: A farmácia hospitalar tem como propósito a promoção do uso seguro e racional de medicamentos, pesquisando e gerenciando produtos com qualidade, desenvolvendo profissionais e prestando assistência integrada ao paciente e aos demais profissionais da equipe de saúde, com responsabilidade socioambiental. Assim, a implantação de mecanismos de gestão da qualidade, na farmácia hospitalar, se torna essencial, quando se busca garantir a melhoria contínua da assistência farmacêutica a ser prestada, a segurança do paciente e a otimização de recursos. Objetivo geral: analisar os processos de certificação e acreditação como estratégias de promoção da gestão da qualidade nos serviços de farmácia hospitalar. Metodologia: realizou-se uma pesquisa de caráter exploratória, sendo a coleta de dados feita a partir de um levantamento bibliográfico sobre as metodologias de avaliação e gestão de qualidade, certificação ISO 9001 e acreditação hospitalar. Na segunda etapa do estudo, fez-se uma pesquisa documental da norma ISO 9001 versão 2008, manual de acreditação hospitalar ONA versão 2006 e manual JCI/CBA versão 2010, evidenciando quais os requisitos que devem ser cumpridos pela farmácia hospitalar para que seja acreditada/certificada. O método de investigação usado foi o analítico comparativo entre a certificação ISO 9001 e os modelos de acreditação hospitalar ONA e JCI. A análise comparativa foi restrita a alguns requisitos que estivessem contemplados nos padrões mínimos para unidades de farmácia hospitalar e serviços de saúde da SBRAFH de 2007 e na Portaria MS no. 4.283/10. Resultados: os dados coletados foram compilados em quadros. E, em geral, os requisitos de qualidade analisados demonstraram compatibilidade entre as normas. Conclusão: embora a ISO 9001/2008 não seja o modelo mais adequado ao processo assistencial, sua aplicação na farmácia hospitalar pode ser uma estratégia interessante para a implementação da gestão da qualidade nesse serviço. Já a metodologia da acreditação hospitalar também pode ser benéfica para a farmácia na promoção da gestão da qualidade, entretanto, o certificado de acreditação só é concedido a uma unidade hospitalar se todos os setores estiverem em consonância com os critérios preestabelecidos. Portanto, as metodologias, mesmo com suas particularidades, demonstraram ter relevância no processo de promoção da gestão da qualidade na farmácia hospitalar. Além disso, espera-se que o presente trabalho possa ser capaz de contribuir para a ampliação de conhecimento acerca do assunto e para a conscientização de que a promoção de melhores práticas de gestão nos serviços de farmácia contribui para a melhoria da assistência farmacêutica prestada
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Metodologia: realizou-se uma pesquisa de caráter exploratória, sendo a coleta de dados feita a partir de um levantamento bibliográfico sobre as metodologias de avaliação e gestão de qualidade, certificação ISO 9001 e acreditação hospitalar. Na segunda etapa do estudo, fez-se uma pesquisa documental da norma ISO 9001 versão 2008, manual de acreditação hospitalar ONA versão 2006 e manual JCI/CBA versão 2010, evidenciando quais os requisitos que devem ser cumpridos pela farmácia hospitalar para que seja acreditada/certificada. O método de investigação usado foi o analítico comparativo entre a certificação ISO 9001 e os modelos de acreditação hospitalar ONA e JCI. A análise comparativa foi restrita a alguns requisitos que estivessem contemplados nos padrões mínimos para unidades de farmácia hospitalar e serviços de saúde da SBRAFH de 2007 e na Portaria MS no. 4.283/10. Resultados: os dados coletados foram compilados em quadros. E, em geral, os requisitos de qualidade analisados demonstraram compatibilidade entre as normas. Conclusão: embora a ISO 9001/2008 não seja o modelo mais adequado ao processo assistencial, sua aplicação na farmácia hospitalar pode ser uma estratégia interessante para a implementação da gestão da qualidade nesse serviço. Já a metodologia da acreditação hospitalar também pode ser benéfica para a farmácia na promoção da gestão da qualidade, entretanto, o certificado de acreditação só é concedido a uma unidade hospitalar se todos os setores estiverem em consonância com os critérios preestabelecidos. Portanto, as metodologias, mesmo com suas particularidades, demonstraram ter relevância no processo de promoção da gestão da qualidade na farmácia hospitalar. Além disso, espera-se que o presente trabalho possa ser capaz de contribuir para a ampliação de conhecimento acerca do assunto e para a conscientização de que a promoção de melhores práticas de gestão nos serviços de farmácia contribui para a melhoria da assistência farmacêutica prestadaThe hospital pharmacy aims to promote the safe and rational drug use, by researching and managing product with quality, developing and providing integrated care professionals to patients and other professionals of the health team, with environmental responsibility. Thus, the implementation of quality management mechanisms, in hospital pharmacy, it is essential, when it seeks to ensure the continuous improvement of pharmaceutical services to be provided, patient safety and resource optimization. General objective: to analyze the processes of certification and accreditation as strategies to promote quality management in hospital pharmacy services. Methods: we performed an exploratory research study, and the data were collected from a literature review on the evaluation methodologies and quality management, ISO 9001 certification and hospital accreditation. In the second stage of the study, it was a documentary research of ISO 9001 version 2008, hospital accreditation manual ONA version 2006 and manual JCI / CBA version 2010, showing what requirements must be met by the hospital pharmacy to be accredited / certified. The research method used was analytical comparison between ISO 9001 certification and accreditation hospital models ONA and JCI. A comparative analysis was restricted to some requirements that were included in the minimum standards for hospital pharmacy units and health services SBRAFH 2007 and Portaria MS no. 4.283/10. Results: data were compiled in tables. And, in general, the requirements for quality analysis demonstrated compatibility between the standards. Conclusion: although ISO 9001/2008 is not the most appropriate model to the care process, its application in hospital pharmacy may be an interesting strategy for the implementation of quality management in service. The methodology of hospital accreditation can also be beneficial to the pharmacy in the promotion of quality management, however, the certificate of accreditation is only awarded to a hospital if all sectors are in line with the established criteria. Therefore, methodologies, even with its peculiarities, have demonstrated relevance in promotion processes of quality management in the hospital pharmacy. Moreover, it is expected that this work will be able to contribute to the expansion of knowledge about the subject and to the realization that the promotion of best management practices in pharmacy services contributes to the improvement of pharmaceutical care providedSilva, Ronaldo Ferreira daPontes, André TeixeiraCastilho, Selma Rodrigues deDomingues, Íris Pilegi2020-07-20T13:27:14Z2020-07-20T13:27:14Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDOMINGUES, Íris Pilegi. Acreditação e certificação como estratégias de promoção da gestão da qualidade na farmácia hospitalar. 2013. 72 f. Monografia (Residência em Farmácia Hospitalar) - Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14377Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T02:39:48Zoai:app.uff.br:1/14377Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T02:39:48Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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