Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Cristiano de Oliveira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32538
Resumo: O presente estudo foca a atenção em compreender como a experiência do abuso sexual vivido por crianças, no município de Maricá, as afeta, e como se processa o seu re-dimensionar, isto é a “sua construção, reconstrução e ressignificação”, seu sentido de “ser-no-mundo” em condições complexas vivenciadas. Busca ainda perceber como a Rede de Atendimento Municipal configurada pelo Creas-Maricá efetiva seus atendimentos em tais casos. Neste sentido, torna-se fundamental a contribuição teórica de diferentes autores para compreensão da experiência sobre o abuso sexual com crianças. As situações que chegam a esse espaço (Creas) causam inegável impacto por sua gravidade, de toda ordem. São questões complexas em que se encontram interrelacionadas a diversos contextos e que exigem que diferentes saberes se entrecruzem para o seu entendimento, e para o atendimento as situações demandadas.
id UFF-2_b511cf015cf554988af55f2ee1cbc8af
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32538
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexualAbuso SexualCriançasHistória de VidaSuperaçãoAbuso sexual contra as criançasAssistência ao menorAssistência socialMaricá (RJ)Sexual abuseLife historyOvercomingChildrenO presente estudo foca a atenção em compreender como a experiência do abuso sexual vivido por crianças, no município de Maricá, as afeta, e como se processa o seu re-dimensionar, isto é a “sua construção, reconstrução e ressignificação”, seu sentido de “ser-no-mundo” em condições complexas vivenciadas. Busca ainda perceber como a Rede de Atendimento Municipal configurada pelo Creas-Maricá efetiva seus atendimentos em tais casos. Neste sentido, torna-se fundamental a contribuição teórica de diferentes autores para compreensão da experiência sobre o abuso sexual com crianças. As situações que chegam a esse espaço (Creas) causam inegável impacto por sua gravidade, de toda ordem. São questões complexas em que se encontram interrelacionadas a diversos contextos e que exigem que diferentes saberes se entrecruzem para o seu entendimento, e para o atendimento as situações demandadas.This study focuses atention on understanding how the sexual abuse is experienced by children from Maricá City, the way it affects these children and how to build their resize, that is “children´s construction, reconstruction and re-meanining”, or better, their sense of “being in the world” with complex conditions experienced by, and realize how the County Service Network set by Creas-Maricá works in such cases. In this way, the theorical contribuition of different authors is essencial to understand the sexual abuse experience with children. The topics, of any kind, that place the Creas come to it with a undeniable impact on its severity. It is possible to quote complex issues that are interrelated to various contexts and require different kind of knowledge, that cross through them for understanding and for meeting the situation demanded.111 p.Barros, Nivia ValençaFreitas, Rita de Cássia SantosMotta, Maria Euchares de SennaMoreira, Cristiano de Oliveira2024-03-01T15:59:53Z2024-03-01T15:59:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, Cristiano de Oliveira. Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual. 2009 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense. Escola de Serviço Social, Niterói, 2009.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32538CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-01T15:59:57Zoai:app.uff.br:1/32538Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:35.049460Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual
title Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual
spellingShingle Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual
Moreira, Cristiano de Oliveira
Abuso Sexual
Crianças
História de Vida
Superação
Abuso sexual contra as crianças
Assistência ao menor
Assistência social
Maricá (RJ)
Sexual abuse
Life history
Overcoming
Children
title_short Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual
title_full Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual
title_fullStr Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual
title_full_unstemmed Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual
title_sort Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual
author Moreira, Cristiano de Oliveira
author_facet Moreira, Cristiano de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Nivia Valença
Freitas, Rita de Cássia Santos
Motta, Maria Euchares de Senna
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Cristiano de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Abuso Sexual
Crianças
História de Vida
Superação
Abuso sexual contra as crianças
Assistência ao menor
Assistência social
Maricá (RJ)
Sexual abuse
Life history
Overcoming
Children
topic Abuso Sexual
Crianças
História de Vida
Superação
Abuso sexual contra as crianças
Assistência ao menor
Assistência social
Maricá (RJ)
Sexual abuse
Life history
Overcoming
Children
description O presente estudo foca a atenção em compreender como a experiência do abuso sexual vivido por crianças, no município de Maricá, as afeta, e como se processa o seu re-dimensionar, isto é a “sua construção, reconstrução e ressignificação”, seu sentido de “ser-no-mundo” em condições complexas vivenciadas. Busca ainda perceber como a Rede de Atendimento Municipal configurada pelo Creas-Maricá efetiva seus atendimentos em tais casos. Neste sentido, torna-se fundamental a contribuição teórica de diferentes autores para compreensão da experiência sobre o abuso sexual com crianças. As situações que chegam a esse espaço (Creas) causam inegável impacto por sua gravidade, de toda ordem. São questões complexas em que se encontram interrelacionadas a diversos contextos e que exigem que diferentes saberes se entrecruzem para o seu entendimento, e para o atendimento as situações demandadas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-01T15:59:53Z
2024-03-01T15:59:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOREIRA, Cristiano de Oliveira. Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual. 2009 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense. Escola de Serviço Social, Niterói, 2009.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32538
identifier_str_mv MOREIRA, Cristiano de Oliveira. Não dá para ficar calado: um estudo sobre crianças vítimas de abuso sexual. 2009 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal Fluminense. Escola de Serviço Social, Niterói, 2009.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823561547972608