Dach-Prinzip e pluricentrismo na formação de professores de alemão no estado do Rio de Janeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meirelles, Camila
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21835
Resumo: Esta pesquisa parte do pressuposto de que o alemão é uma língua pluricêntrica por apresentar variedades nacionais e regionais oficiais em diferentes países ou regiões. Uma perspectiva pluricêntrica da língua alemã surge no ensino de alemão como língua estrangeira a partir da década de 1980 (com as ABCD-Thesen) e é atualmente fomentada, através do DACH-Prinzip, por instituições como a Associação Internacional de Professores de Alemão (IDV). Delimitou-se o estudo ao ensino de alemão como língua estrangeira no Brasil, mais precisamente aos cursos de licenciatura em Letras- Português/Alemão das universidades do Rio de Janeiro. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar uma abordagem pluricêntrica nos cursos de formação de professores de alemão das universidades UERJ, UFF e UFRJ. Para tanto, à luz dos estudos sobre pluricentrismo, foi adotada nesta pesquisa uma metodologia qualitativa, utilizando-se de instrumentos para coleta e análise de dados, tais como questionários e análise documental. Nas ementas das disciplinas obrigatórias, específicas da habilitação em Alemão dos cursos de licenciatura em Letras- Português/Alemão foram observados indícios de uma concepção pluricêntrica da língua alemã, como a presença de autores de países germanófonos na bibliografia adotada. O material didático adotado nos referidos cursos foi analisado com base em seis categorias (competência, tema, tipo de fonte do texto, tópicos discursivos de pluricentricidade, abordagem pluricêntrica e variedade), tendo apresentado atividades com características de uma abordagem pluricêntrica. A análise dos questionários, aplicados a docentes e graduandos, partiu de três eixos temáticos: (a) conhecimentos sobre pluricentrismo da língua alemã e sua inserção nos cursos de formação; (b) aspectos pluricêntricos abordados pelo material didático e (c) relevância da abordagem pluricêntrica na formação de professores de alemão. Os resultados obtidos com as análises indicam que é ainda incipiente a abordagem pluricêntrica da língua alemã nos cursos de Letras - Português/Alemão das universidades do Rio de Janeiro
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Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é investigar uma abordagem pluricêntrica nos cursos de formação de professores de alemão das universidades UERJ, UFF e UFRJ. Para tanto, à luz dos estudos sobre pluricentrismo, foi adotada nesta pesquisa uma metodologia qualitativa, utilizando-se de instrumentos para coleta e análise de dados, tais como questionários e análise documental. Nas ementas das disciplinas obrigatórias, específicas da habilitação em Alemão dos cursos de licenciatura em Letras- Português/Alemão foram observados indícios de uma concepção pluricêntrica da língua alemã, como a presença de autores de países germanófonos na bibliografia adotada. O material didático adotado nos referidos cursos foi analisado com base em seis categorias (competência, tema, tipo de fonte do texto, tópicos discursivos de pluricentricidade, abordagem pluricêntrica e variedade), tendo apresentado atividades com características de uma abordagem pluricêntrica. A análise dos questionários, aplicados a docentes e graduandos, partiu de três eixos temáticos: (a) conhecimentos sobre pluricentrismo da língua alemã e sua inserção nos cursos de formação; (b) aspectos pluricêntricos abordados pelo material didático e (c) relevância da abordagem pluricêntrica na formação de professores de alemão. Os resultados obtidos com as análises indicam que é ainda incipiente a abordagem pluricêntrica da língua alemã nos cursos de Letras - Português/Alemão das universidades do Rio de JaneiroCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorDiese Forschung geht davon aus, dass Deutsch eine plurizentrische Sprache ist, die in verschiedenen Ländern oder Regionen offizielle nationale und regionale Varietäten aufweist. Eine plurizentrische Perspektive der deutschen Sprache hat sich seit den 1980er Jahren (mit den ABCD-Thesen) im Deutsch als Fremdsprache Unterricht herausgebildet und wird derzeit durch das DACH-Prinzip von Institutionen wie dem Internationale Deutschlehrerinnen- und Deutschlehrerverband (IDV) gefördert. Diese Studie beschränkt sich auf den Deutsch als Fremdsprache Unterricht in Brasilien bzw. auf die Portugiesich/Deutsch Studiengänge der Universitäten von Rio de Janeiro. Ziel dieser Arbeit ist die Untersuchung eines plurizentrischen Ansatzes in den deutschen Lehrerausbildungen der Universitäten UERJ, UFF und UFRJ. Zu diesem Zweck wurde im Hinblick auf die Theorie von Plurizentrismus eine qualitative Methodik in dieser Forschung angewandt, indem Instrumente zur Datenerhebung und -analyse, wie Fragebögen und Dokumentationsanalysen, eingesetzt wurden. In den Lehrpläne der Deutschlehrerausbildung spezifischen Pflichtfächer wurden Hinweise auf eine plurizentrische Konzeption der deutschen Sprache beobachtet, wie die Berücksichtigung von Schrifsteller aus den deutschsprachigen Ländern in der Literaturangabe. Das in diesen Kursen verwendete Lehrwerk wurde anhand von sechs Kategorien (Fertigkeit, Thema, Art der Textquelle, diskursive Themen der Plurizentralität, plurizentrischer Ansatz und Varietät) analysiert, dabei wurden Aktivitäten mit Merkmalen eines plurizentrischen Ansatzes vorgestellt. Die Analyse der Fragebögen, die an Professoren und Studenten durchgeführt wurden, stützte sich auf drei thematische Schwerpunkte: (a) Kenntnisse über die Plurizentralität der deutschen Sprache und ihre Einsetzung in die Portugiesich/Deutsch Studiengänge; (b) plurizentrische Aspekte, die im Lehrmaterial behandelt werden und (c) Relevanz des plurizentrischen Ansatzes in der Deutschlehrerausbildung. Die mit den Analysen erzielten Ergebnisse weisen auf einen plurizentrischen Ansatz der deutschen Sprache hin, der in den Portugiesich/Deutsch Studiengänge der Universitäten von Rio de Janeiro noch am Anfang steht223 f.Savedra, Mônica Maria GuimarãesStanke, Roberta Cristina Sol FernandesBolacio Filho, Ebal Sant’AnnaMeirelles, Camila2021-05-03T17:09:56Z2021-05-03T17:09:56Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMEIRELLES, Camila. Dach-Prinzip e pluricentrismo na formação de professores de alemão no estado do Rio de Janeiro. 2021. 223 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21835CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-11T22:59:03Zoai:app.uff.br:1/21835Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-02-11T22:59:03Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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