Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pandaemonium Germanicum (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/172398 |
Resumo: | Neste artigo abordamos o pluricentrismo da língua alemã através de uma revisão da literatura sobre o tema que privilegia os estudos sobre variantes e variedades do alemão. Após uma retrospectiva histórica, a partir de uma noção pluricêntrica para o ensino de Alemão como Língua Estrangeira, apresentamos uma proposta para análise de material didático a partir de seis categorias. Três categorias são baseadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: competência, tema e tipo de fonte textual, e três se referem às questões de base do DACH-Prinzip: tópicos discursivos de pluricentricidade, abordagem e variedade pluricêntrica. Os resultados da implementação da análise com as categorias propostas apontam para uma relativa incipiência da conscientização da língua alemã como língua pluricêntrica em uso em diferentes centros. |
id |
USP-28_218ea044943ef4101f4b28367ea309fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/172398 |
network_acronym_str |
USP-28 |
network_name_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didáticoPluricentrismDACH-PrinzipGerman as foreign languageDaF Kompakt NeuPluricentrismoDACH-Prinzipalemão como língua estrangeiraDaF kompakt neuNeste artigo abordamos o pluricentrismo da língua alemã através de uma revisão da literatura sobre o tema que privilegia os estudos sobre variantes e variedades do alemão. Após uma retrospectiva histórica, a partir de uma noção pluricêntrica para o ensino de Alemão como Língua Estrangeira, apresentamos uma proposta para análise de material didático a partir de seis categorias. Três categorias são baseadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: competência, tema e tipo de fonte textual, e três se referem às questões de base do DACH-Prinzip: tópicos discursivos de pluricentricidade, abordagem e variedade pluricêntrica. Os resultados da implementação da análise com as categorias propostas apontam para uma relativa incipiência da conscientização da língua alemã como língua pluricêntrica em uso em diferentes centros.In this article we address the pluricentrism of the German language by performing a literature review on the subject that focuses on variants and varieties of German. After a historical retrospective based on a pluricentric notion of teaching German as a Foreign Language, we propose an analysis of teaching material with six categories. Three categories are based on the Common European Framework of Reference for Languages: competence, subject and text source, and three refer to basic questions of the DACH-Prinzip: discursive topics of pluricentricity, approach, and pluricentric variety. The results of implementing this analysis with the proposed categories indicate a relative incipient awareness of the German language as a pluricentric language used in different centers.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/17239810.11606/1982-883723411Pandaemonium Germanicum; v. 23 n. 41 (2020); 1-231982-88371414-1906reponame:Pandaemonium Germanicum (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/pg/article/view/172398/162005Copyright (c) 2020 Pandaemonium Germanicumhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSavedra, Mônica Maria GuimarãesMeirelles, Camila2020-07-22T23:44:50Zoai:revistas.usp.br:article/172398Revistahttp://www.scielo.br/pgPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pandaemonium@usp.br1982-88371414-1906opendoar:2023-09-13T11:52:55.585884Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático |
title |
Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático |
spellingShingle |
Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático Savedra, Mônica Maria Guimarães Pluricentrism DACH-Prinzip German as foreign language DaF Kompakt Neu Pluricentrismo DACH-Prinzip alemão como língua estrangeira DaF kompakt neu |
title_short |
Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático |
title_full |
Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático |
title_fullStr |
Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático |
title_full_unstemmed |
Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático |
title_sort |
Pluricentrismo no ensino de Alemão como Língua Estrangeira: uma proposta para análise de material didático |
author |
Savedra, Mônica Maria Guimarães |
author_facet |
Savedra, Mônica Maria Guimarães Meirelles, Camila |
author_role |
author |
author2 |
Meirelles, Camila |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Savedra, Mônica Maria Guimarães Meirelles, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pluricentrism DACH-Prinzip German as foreign language DaF Kompakt Neu Pluricentrismo DACH-Prinzip alemão como língua estrangeira DaF kompakt neu |
topic |
Pluricentrism DACH-Prinzip German as foreign language DaF Kompakt Neu Pluricentrismo DACH-Prinzip alemão como língua estrangeira DaF kompakt neu |
description |
Neste artigo abordamos o pluricentrismo da língua alemã através de uma revisão da literatura sobre o tema que privilegia os estudos sobre variantes e variedades do alemão. Após uma retrospectiva histórica, a partir de uma noção pluricêntrica para o ensino de Alemão como Língua Estrangeira, apresentamos uma proposta para análise de material didático a partir de seis categorias. Três categorias são baseadas no Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: competência, tema e tipo de fonte textual, e três se referem às questões de base do DACH-Prinzip: tópicos discursivos de pluricentricidade, abordagem e variedade pluricêntrica. Os resultados da implementação da análise com as categorias propostas apontam para uma relativa incipiência da conscientização da língua alemã como língua pluricêntrica em uso em diferentes centros. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/172398 10.11606/1982-883723411 |
url |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/172398 |
identifier_str_mv |
10.11606/1982-883723411 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/pg/article/view/172398/162005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pandaemonium Germanicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Pandaemonium Germanicum https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum; v. 23 n. 41 (2020); 1-23 1982-8837 1414-1906 reponame:Pandaemonium Germanicum (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
collection |
Pandaemonium Germanicum (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pandaemonium Germanicum (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pandaemonium@usp.br |
_version_ |
1800221979091927040 |