Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cristiane Damasceno de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4437
Resumo: O mercado de trabalho, atualmente, vive em constante transformação, exigindo cada vez mais qualidade e eficiência de serviço. Portanto, para sobrevivência do profissional no mercado, é necessário o desenvolvimento de competências ainda na formação do profissional para que ele se torne capaz de adaptar-se aos constantes desafios impostos pela sociedade. Nessa perspectiva, o ensino baseado em competências vem sendo apontado como uma das estratégias, como pode ser observado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, atualmente em vigor. Assim, este estudo possui como objeto o conhecimento dos alunos das disciplinas de Administração em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e como objetivos: (1) Identificar as competências gerenciais preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais nas disciplinas de Administração em Enfermagem; (2) Descrever o conhecimento dos alunos sobre as competências gerenciais; (3) Discutir a importância que os alunos dão ao desenvolvimento dessas competências durante sua formação. Trata-se de um estudo de caso, tipo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, em que a amostra foi constituída por 72 alunos do 6º e 8º períodos. Para a coleta dos dados utilizou-se a Escala de Likert analisada através da análise estatística descritiva simples. Observou-se com esse estudo que os alunos conseguem identificar o que um enfermeiro precisa desenvolver durante sua formação para se tornar um profissional qualificado, mostrando que as disciplinas de Administração em Enfermagem abordam este tema durante as aulas. Entretanto, os alunos não conseguem associar o termo competência àquilo que julgam importante para sua formação, o que denota a necessidade de maiores oportunidades de reflexão teórica e prática sobre os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Ao final do trabalho todos os objetivos foram alcançados, e pretende-se que os resultados contribuam para o melhor direcionamento das disciplinas e para despertar a consciência da necessidade de formar profissionais cada vez mais qualificados, visando ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e a excelência no desempenho profissional dos enfermeiros
id UFF-2_b6259ba8d52defa7f9e1e1be1a434fa5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4437
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal FluminenseCompetência profissionalEducação baseada em competênciasEducação em enfermagemGestão em saúdeCompetência profissionalEducação baseada em competênciasEducação em enfermagemEstudantes de enfermagemProfessional competenceCompetency based educationNursing educationO mercado de trabalho, atualmente, vive em constante transformação, exigindo cada vez mais qualidade e eficiência de serviço. Portanto, para sobrevivência do profissional no mercado, é necessário o desenvolvimento de competências ainda na formação do profissional para que ele se torne capaz de adaptar-se aos constantes desafios impostos pela sociedade. Nessa perspectiva, o ensino baseado em competências vem sendo apontado como uma das estratégias, como pode ser observado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, atualmente em vigor. Assim, este estudo possui como objeto o conhecimento dos alunos das disciplinas de Administração em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e como objetivos: (1) Identificar as competências gerenciais preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais nas disciplinas de Administração em Enfermagem; (2) Descrever o conhecimento dos alunos sobre as competências gerenciais; (3) Discutir a importância que os alunos dão ao desenvolvimento dessas competências durante sua formação. Trata-se de um estudo de caso, tipo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, em que a amostra foi constituída por 72 alunos do 6º e 8º períodos. Para a coleta dos dados utilizou-se a Escala de Likert analisada através da análise estatística descritiva simples. Observou-se com esse estudo que os alunos conseguem identificar o que um enfermeiro precisa desenvolver durante sua formação para se tornar um profissional qualificado, mostrando que as disciplinas de Administração em Enfermagem abordam este tema durante as aulas. Entretanto, os alunos não conseguem associar o termo competência àquilo que julgam importante para sua formação, o que denota a necessidade de maiores oportunidades de reflexão teórica e prática sobre os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Ao final do trabalho todos os objetivos foram alcançados, e pretende-se que os resultados contribuam para o melhor direcionamento das disciplinas e para despertar a consciência da necessidade de formar profissionais cada vez mais qualificados, visando ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e a excelência no desempenho profissional dos enfermeirosThe labor market, currently lives in constant change, demanding more quality and efficiency of service. Therefore, for survival the professional in the labor market, it is necessary to develop more skills during their professional training to become able to adapt to the challenges of society. From this perspective, competency-based education has been touted as a strategies, as can be seen in the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Courses in Nursing, currently in force. This study has as its object: students' knowledge of the disciplines of Nursing Administration of School Nursing Aurora Afonso Costa, and the following objectives: (1) Identify the managerial competencies recommended by the National Curriculum Guidelines in the disciplines of Nursing Administration; (2) Describe the students' knowledge of the managerial competencies; (3) Discuss the importance that students give to the development of these skills during their training. It is a case study, type exploratory with quantitative approach, conducted at the School of Nursing Aurora Afonso Costa. The sample were students of the 6th and 8th semesters. To collect the quantitative data has been used the Likert Scale, analyzed through simple statistical descriptive analysis. Qualitative data were the justifications of the opinions of each student, and these were analyzed through thematic content analysis. Seen with this study that students can identify what a nurse needs to develop during their training to become a qualified professional, showing that the disciplines of Administration at the School of Nursing Aurora Afonso Costa has addressing this issue in class. However, students cannot associate what they deem important for their formation the term competence, which shows the need for greater opportunities for reflection on the theoretical and practical knowledge acquired in the classroom. At the end of the work all goals were achieved, and it is intended that the results contribute to better targeting of disciplines, and to raise awareness of the need to train more qualified professionals, aiming at improving of the teaching-learning process and the excellence in professional performance of nursesSilvino, Zenith RosaChristovam, Bárbara PompeuSouza, Deise Ferreira deBraga, André de SouzaOliveira, Cristiane Damasceno de2017-09-05T20:46:23Z2017-09-05T20:46:23Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOliveira, Cristiane Damasceno de. Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2011.https://app.uff.br/riuff/handle/1/4437http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-08-12T19:06:38Zoai:app.uff.br:1/4437Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-08-12T19:06:38Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense
title Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense
spellingShingle Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense
Oliveira, Cristiane Damasceno de
Competência profissional
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Gestão em saúde
Competência profissional
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Professional competence
Competency based education
Nursing education
title_short Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense
title_full Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense
title_fullStr Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense
title_full_unstemmed Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense
title_sort Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense
author Oliveira, Cristiane Damasceno de
author_facet Oliveira, Cristiane Damasceno de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silvino, Zenith Rosa
Christovam, Bárbara Pompeu
Souza, Deise Ferreira de
Braga, André de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Damasceno de
dc.subject.por.fl_str_mv Competência profissional
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Gestão em saúde
Competência profissional
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Professional competence
Competency based education
Nursing education
topic Competência profissional
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Gestão em saúde
Competência profissional
Educação baseada em competências
Educação em enfermagem
Estudantes de enfermagem
Professional competence
Competency based education
Nursing education
description O mercado de trabalho, atualmente, vive em constante transformação, exigindo cada vez mais qualidade e eficiência de serviço. Portanto, para sobrevivência do profissional no mercado, é necessário o desenvolvimento de competências ainda na formação do profissional para que ele se torne capaz de adaptar-se aos constantes desafios impostos pela sociedade. Nessa perspectiva, o ensino baseado em competências vem sendo apontado como uma das estratégias, como pode ser observado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, atualmente em vigor. Assim, este estudo possui como objeto o conhecimento dos alunos das disciplinas de Administração em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e como objetivos: (1) Identificar as competências gerenciais preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais nas disciplinas de Administração em Enfermagem; (2) Descrever o conhecimento dos alunos sobre as competências gerenciais; (3) Discutir a importância que os alunos dão ao desenvolvimento dessas competências durante sua formação. Trata-se de um estudo de caso, tipo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, em que a amostra foi constituída por 72 alunos do 6º e 8º períodos. Para a coleta dos dados utilizou-se a Escala de Likert analisada através da análise estatística descritiva simples. Observou-se com esse estudo que os alunos conseguem identificar o que um enfermeiro precisa desenvolver durante sua formação para se tornar um profissional qualificado, mostrando que as disciplinas de Administração em Enfermagem abordam este tema durante as aulas. Entretanto, os alunos não conseguem associar o termo competência àquilo que julgam importante para sua formação, o que denota a necessidade de maiores oportunidades de reflexão teórica e prática sobre os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Ao final do trabalho todos os objetivos foram alcançados, e pretende-se que os resultados contribuam para o melhor direcionamento das disciplinas e para despertar a consciência da necessidade de formar profissionais cada vez mais qualificados, visando ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e a excelência no desempenho profissional dos enfermeiros
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2017-09-05T20:46:23Z
2017-09-05T20:46:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Oliveira, Cristiane Damasceno de. Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2011.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4437
identifier_str_mv Oliveira, Cristiane Damasceno de. Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2011.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135360126320640