Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13824 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se dá a influência da utilização do material manipulável na aprendizagem do conceito de radiano. Foi elaborada uma proposta didática com ênfase na utilização de material manipulável. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados a observação e os registros escritos dos estudantes durante a experimentação da proposta didática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram nove estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na periferia de Niterói-RJ. A análise dos dados foi realizada tendo em vista a Teoria dos Campos Conceituais e as considerações sobre o uso dos materiais manipuláveis em sala de aula. Ao término da investigação, foi possível concluir que a utilização dos materiais manipuláveis exerce grande motivação sobre o estudante, tendo como consequência o seu envolvimento com a aula. Entretanto, sua utilização, ainda que com a mediação adequada do professor, não é suficiente para a construção do conceito de radiano. Conjectura-se que a complexidade do conceito de radiano, sua especificidade enquanto unidade de medida e a necessidade de outras situações envolvendo tal conceito tenham contribuído para esse fato |
id |
UFF-2_b6a010a7c1bab19d1e0d8723cee14f9c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13824 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radianoMaterial manipulávelEducação matemáticaRadianoCírculo trigonométricoTrigonometriaMaterial didáticoManipulative materialMathematics educationRadianUnit circleEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se dá a influência da utilização do material manipulável na aprendizagem do conceito de radiano. Foi elaborada uma proposta didática com ênfase na utilização de material manipulável. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados a observação e os registros escritos dos estudantes durante a experimentação da proposta didática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram nove estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na periferia de Niterói-RJ. A análise dos dados foi realizada tendo em vista a Teoria dos Campos Conceituais e as considerações sobre o uso dos materiais manipuláveis em sala de aula. Ao término da investigação, foi possível concluir que a utilização dos materiais manipuláveis exerce grande motivação sobre o estudante, tendo como consequência o seu envolvimento com a aula. Entretanto, sua utilização, ainda que com a mediação adequada do professor, não é suficiente para a construção do conceito de radiano. Conjectura-se que a complexidade do conceito de radiano, sua especificidade enquanto unidade de medida e a necessidade de outras situações envolvendo tal conceito tenham contribuído para esse fatoThis research's general objective was to investigate how the influence of the use of manipulative materials on the learning of the radian concept works. A didactic proposal was elaborated with emphasis on the use of manipulative material. It is characterized as a qualitative research. The observation of the students during the experimentation with the didactic proposal and their written records were used as data collection tools. The research subjects were nine students from a first-year high school class from a public school located in the outskirts of Niterói City, RJ. The data analysis was performed using the theory of conceptual fields and considerations about the use of manipulative materials in the classroom. At the end of the study, it was possible to conclude that the use of manipulative materials fosters great motivation on the student, resulting in his engagement in class. However, its use, even with adequate teacher mediation, it not enough to construct of the radian concept. It is conjectured that the complexity of the radian concept, its specificity as unit of measurement and the need for other situations involving this concept have contributed to this fact89 f.Dias, Mônica Souto Da SilvaCosta, Eliane Moreira daMotta, Carlos Eduardo MathiasMenezes, Larissa Pereira2020-05-22T14:44:07Z2020-05-22T14:44:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMENEZES, Larissa Pereira. Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13824Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-27T01:26:13Zoai:app.uff.br:1/13824Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-27T01:26:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano |
title |
Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano |
spellingShingle |
Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano Menezes, Larissa Pereira Material manipulável Educação matemática Radiano Círculo trigonométrico Trigonometria Material didático Manipulative material Mathematics education Radian Unit circle |
title_short |
Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano |
title_full |
Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano |
title_fullStr |
Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano |
title_full_unstemmed |
Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano |
title_sort |
Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano |
author |
Menezes, Larissa Pereira |
author_facet |
Menezes, Larissa Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dias, Mônica Souto Da Silva Costa, Eliane Moreira da Motta, Carlos Eduardo Mathias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Larissa Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material manipulável Educação matemática Radiano Círculo trigonométrico Trigonometria Material didático Manipulative material Mathematics education Radian Unit circle |
topic |
Material manipulável Educação matemática Radiano Círculo trigonométrico Trigonometria Material didático Manipulative material Mathematics education Radian Unit circle |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se dá a influência da utilização do material manipulável na aprendizagem do conceito de radiano. Foi elaborada uma proposta didática com ênfase na utilização de material manipulável. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e teve como instrumentos de coleta de dados a observação e os registros escritos dos estudantes durante a experimentação da proposta didática. Os sujeitos participantes da pesquisa foram nove estudantes de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública localizada na periferia de Niterói-RJ. A análise dos dados foi realizada tendo em vista a Teoria dos Campos Conceituais e as considerações sobre o uso dos materiais manipuláveis em sala de aula. Ao término da investigação, foi possível concluir que a utilização dos materiais manipuláveis exerce grande motivação sobre o estudante, tendo como consequência o seu envolvimento com a aula. Entretanto, sua utilização, ainda que com a mediação adequada do professor, não é suficiente para a construção do conceito de radiano. Conjectura-se que a complexidade do conceito de radiano, sua especificidade enquanto unidade de medida e a necessidade de outras situações envolvendo tal conceito tenham contribuído para esse fato |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2020-05-22T14:44:07Z 2020-05-22T14:44:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENEZES, Larissa Pereira. Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/13824 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
MENEZES, Larissa Pereira. Um estudo da influência da utilização de material manipulável para a construção do conceito de radiano. 2018. 89f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13824 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838798399143936 |