Proposta de Ensino à Distância utilizando metodologia ativa de aprendizagem: com uso do Random Forest
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/23661 |
Resumo: | Em pleno século XXI, a educação a distância tem sido marcada por um crescimento significativo sendo objeto de constantes análises e debates quanto a sua aplicação, principalmente no âmbito da educação básica. Com o advento da pandemia do Coronavírus ocorrida em 2020, o país se viu obrigado a mudar da sua estrutura de ensino presencial para aulas em meios digitais. Isso de certa forma impactou todos os agentes envolvidos no processo de educação, sejam eles alunos, professores, pais e responsáveis e diretores e administradores de instituições de ensino pública ou particular. Portanto o presente estudo teve como premissa analisar os dados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), sobre o panorama da educação durante a pandemia e identificar o perfil do estudante de escola pública que considerou essa mudança prejudicial para o seu desenvolvimento. Com base nisso, propomos a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem, na tentativa de aumentar o nível de engajamento desse aluno. Para tal, utilizamos uma ferramenta da ciência de dados, chamada de Random Forest, baseada em técnicas de Machine Learning, e desenvolvemos um modelo de predição de resultados que foi capaz de identificar através de centenas de combinações os motivos que levaram a maioria dos estudantes do ensino médio terem a percepção de que o ensino piorou. A sobrecarga com a alta demanda de atividades e a dificuldade de organizar sua rotina diária com os estudos foram os principais resultados gerados do modelo. |
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