Audiodescrição e o mundo lúdico da infância: uma reflexão sobre AD, infância e experiência tátil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12834 |
Resumo: | O presente trabalho surge da inquietação de desenvolver um roteiro de audiodescrição (AD) para o público infantil cego de modo a atender suas especificidades. Como objetivo pretendeu produzir o roteiro de AD de um filme infantil no qual a tradução das imagens não se reduzisse a uma forma meramente descritiva, mas produzisse experiências estéticas em que crianças cegas pudessem se tornar ativas na produção de sentidos com as imagens do cinema. Para esse intento a pesquisa procurou refletir sobre a concepção de infância apoiando-se em Walter Benjamin e Walter Kohan, bem como na forma como os cegos constroem imagens (Virgínia Kastrup). Como metodologia o trabalho se apoiou nos princípios da pesquisa-ação, posto que esta possibilita ao pesquisador intervir em um problema, e do estudo de caso, por considerar que apesar de cada caso ser singular, a descoberta de detalhes pode ser reveladora de modos de funcionamento “mais gerais”. Como conclusão consideramos que os resultados foram satisfatórios apesar de não apresentarmos verdades definitivas, posto que a pesquisa aponta que toda a AD é um processo singular que precisa estar atento as especificidades do público ao qual se destina. Especificidade esta que está além da cegueira |
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Audiodescrição e o mundo lúdico da infância: uma reflexão sobre AD, infância e experiência tátilAudiodescriçãoCinemaInfânciaCegueiraAcessibilidadeCinemaInfânciaCegueiraAudiodescriçãoAudio descriptionCinemaChildhoodBlindnessAccessibilityO presente trabalho surge da inquietação de desenvolver um roteiro de audiodescrição (AD) para o público infantil cego de modo a atender suas especificidades. Como objetivo pretendeu produzir o roteiro de AD de um filme infantil no qual a tradução das imagens não se reduzisse a uma forma meramente descritiva, mas produzisse experiências estéticas em que crianças cegas pudessem se tornar ativas na produção de sentidos com as imagens do cinema. Para esse intento a pesquisa procurou refletir sobre a concepção de infância apoiando-se em Walter Benjamin e Walter Kohan, bem como na forma como os cegos constroem imagens (Virgínia Kastrup). Como metodologia o trabalho se apoiou nos princípios da pesquisa-ação, posto que esta possibilita ao pesquisador intervir em um problema, e do estudo de caso, por considerar que apesar de cada caso ser singular, a descoberta de detalhes pode ser reveladora de modos de funcionamento “mais gerais”. Como conclusão consideramos que os resultados foram satisfatórios apesar de não apresentarmos verdades definitivas, posto que a pesquisa aponta que toda a AD é um processo singular que precisa estar atento as especificidades do público ao qual se destina. Especificidade esta que está além da cegueiraThe present work arises from the concern of developing an audio description script (AD) for blind children to meet their specificities. The aim was to produce AD's script for a children's film in which the translation of the images was not reduced to a merely descriptive form, but produced aesthetic experiences in which blind children could become active in producing meaning with cinema images. To this end, the research sought to reflect on the conception of childhood based on Walter Benjamin and Walter Kohan, as well as on the way blind people construct images (Virginia Kastrup). As a methodology the work was based on the principles of action research, since it enables the researcher to intervene in a problem, and the case study, considering that although each case is unique, the discovery of details can be revealing ways of “more general” operation. In conclusion we consider that the results were satisfactory although we do not present definitive truths, since the research points out that all AD is a unique process that needs to be aware of the specifics of the target audience. This specificity is beyond blindnessUniversidade Federal FluminenseNiteróiSilva, Dagmar de Mello eFiel, Arthur Felipe de OliveiraYamasaki, Alice AkemiGonzaga, Maria Luíza Bezerra Neves2020-02-17T13:30:25Z2020-02-17T13:30:25Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGONZAGA, Maria Luíza Bezerra Neves. Audiodescrição e o mundo lúdico da infância: uma reflexão sobre AD, infância e experiência tátil. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual)-Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12834Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-03-18T20:18:36Zoai:app.uff.br:1/12834Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:04.565638Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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