A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Amanda Dantas
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14150
Resumo: Foi um dos primeiros problemas usados para otimização, através da necessidade de medir terras. Pode-se observar que dentre as figuras geométricas de mesmo perímetro, a que possui maior área é o círculo. A mais famosa observação foi vista através da história da princesa de Dido, que deveria obter a maior área de terra através do couro de um boi que foi dado a ela. Inteligentemente, a princesa fez uma corda com o couro e mediu um semicírculo próximo à margem de um rio, obtendo maior área para seu terreno. Pode-se observar também, que antigamente, as cidades eram construídas em formatos circulares, para obtenção de maior área. O problema isoperimétrico pode ser visto de duas maneiras: maximizando a área incluída por uma curva fechada de comprimento l; minimizando o comprimento de uma curva que delimita uma região de área A. Em R2, obtemos através dessas duas maneiras a desigualdade isoperimétrica, onde l é o comprimento da curva e A é a área da região delimitada. Assim, para a geometria euclidiana, teremos como resultado um círculo. Em R3, com a mesma ideia, o volume será maximizado em relação à área de superfície, onde encontraremos uma esfera. Em Rn , o volume de dimensão n é maximizado em relação à área de superfície de dimensão n. A desigualdade implica que uma superfície com curvatura constante, engloba o maior volume em relação à área de superfície .O objetivo deste trabalho é apresentar as diferentes formas de demonstração do problema isoperimétrico, visto através do caso geométrico e analítico. Será mostrado também que a Desigualdade pode ser vista e apresentada no Ensino Fundamental e Médio, em R2, partindo da ideia de que os alunos já conheçam e saibam determinar áreas e perímetros de figuras planas
id UFF-2_b742e33d45878d7e5edd74868f5e7c46
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14150
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superiorProblema isoperimétricoOtimizaçãoPerímetroÁreaCírculoVolumeProblema isoperimétricoEnsino de matemáticaIsoperimetric problem;OptimizationPerimeterCircleVolumeFoi um dos primeiros problemas usados para otimização, através da necessidade de medir terras. Pode-se observar que dentre as figuras geométricas de mesmo perímetro, a que possui maior área é o círculo. A mais famosa observação foi vista através da história da princesa de Dido, que deveria obter a maior área de terra através do couro de um boi que foi dado a ela. Inteligentemente, a princesa fez uma corda com o couro e mediu um semicírculo próximo à margem de um rio, obtendo maior área para seu terreno. Pode-se observar também, que antigamente, as cidades eram construídas em formatos circulares, para obtenção de maior área. O problema isoperimétrico pode ser visto de duas maneiras: maximizando a área incluída por uma curva fechada de comprimento l; minimizando o comprimento de uma curva que delimita uma região de área A. Em R2, obtemos através dessas duas maneiras a desigualdade isoperimétrica, onde l é o comprimento da curva e A é a área da região delimitada. Assim, para a geometria euclidiana, teremos como resultado um círculo. Em R3, com a mesma ideia, o volume será maximizado em relação à área de superfície, onde encontraremos uma esfera. Em Rn , o volume de dimensão n é maximizado em relação à área de superfície de dimensão n. A desigualdade implica que uma superfície com curvatura constante, engloba o maior volume em relação à área de superfície .O objetivo deste trabalho é apresentar as diferentes formas de demonstração do problema isoperimétrico, visto através do caso geométrico e analítico. Será mostrado também que a Desigualdade pode ser vista e apresentada no Ensino Fundamental e Médio, em R2, partindo da ideia de que os alunos já conheçam e saibam determinar áreas e perímetros de figuras planasThe isoperimetric problem has been known since the time of the early Greeks. It was one of the first problems used for perimeter, the one with the largest area is the circle. The most famous observation was seen through the history of the Princess of Dido, who was supposed to get the largest area of land through the hide of an ox that was given to her. Cleverly, the princess made a rope with her leather and measured a semicircle near the bank of a river, obtaining a larger area for her land. It can also be observed that, in the past, cities were built in circular formats, in order to obtain a larger area. The isoperimetric problem can be seen in two ways: maximizing the area included by a closed curve of length l; minimizing the length of a curve that delimits an area A region. In R 2, we obtain through these two ways the isoperimetric inequality, where l is the length of the curve and A is the area of the delimited region. Thus, for Euclidean geometry, we will have a circle. In R 3, with the same idea, the volume will be maximized in relation to the surface area, where we will find a sphere. In R n, the volume of dimension n is maximized relative to surface area of dimension n. Inequality implies that a surface with constant curvature, encompasses the largest volume relative to the surface area. The purpose of this paper is to present the different forms of demonstration of the isoperimetric problem, seen through the geometric and analytical case. It will also be shown that Inequality can be seen and presented inin Elementary School and High School, in R 2, starting from the idea that students already know to determine areas and perimeters of flat figures42 f.Bazán, AldoSantos, Amanda Dantas2020-06-29T15:55:27Z2020-06-29T15:55:27Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfSANTOS, Amanda Dantas . A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/14150Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-30T13:59:52Zoai:app.uff.br:1/14150Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:45.367516Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior
title A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior
spellingShingle A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior
Santos, Amanda Dantas
Problema isoperimétrico
Otimização
Perímetro
Área
Círculo
Volume
Problema isoperimétrico
Ensino de matemática
Isoperimetric problem;
Optimization
Perimeter
Circle
Volume
title_short A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior
title_full A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior
title_fullStr A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior
title_full_unstemmed A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior
title_sort A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior
author Santos, Amanda Dantas
author_facet Santos, Amanda Dantas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bazán, Aldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Amanda Dantas
dc.subject.por.fl_str_mv Problema isoperimétrico
Otimização
Perímetro
Área
Círculo
Volume
Problema isoperimétrico
Ensino de matemática
Isoperimetric problem;
Optimization
Perimeter
Circle
Volume
topic Problema isoperimétrico
Otimização
Perímetro
Área
Círculo
Volume
Problema isoperimétrico
Ensino de matemática
Isoperimetric problem;
Optimization
Perimeter
Circle
Volume
description Foi um dos primeiros problemas usados para otimização, através da necessidade de medir terras. Pode-se observar que dentre as figuras geométricas de mesmo perímetro, a que possui maior área é o círculo. A mais famosa observação foi vista através da história da princesa de Dido, que deveria obter a maior área de terra através do couro de um boi que foi dado a ela. Inteligentemente, a princesa fez uma corda com o couro e mediu um semicírculo próximo à margem de um rio, obtendo maior área para seu terreno. Pode-se observar também, que antigamente, as cidades eram construídas em formatos circulares, para obtenção de maior área. O problema isoperimétrico pode ser visto de duas maneiras: maximizando a área incluída por uma curva fechada de comprimento l; minimizando o comprimento de uma curva que delimita uma região de área A. Em R2, obtemos através dessas duas maneiras a desigualdade isoperimétrica, onde l é o comprimento da curva e A é a área da região delimitada. Assim, para a geometria euclidiana, teremos como resultado um círculo. Em R3, com a mesma ideia, o volume será maximizado em relação à área de superfície, onde encontraremos uma esfera. Em Rn , o volume de dimensão n é maximizado em relação à área de superfície de dimensão n. A desigualdade implica que uma superfície com curvatura constante, engloba o maior volume em relação à área de superfície .O objetivo deste trabalho é apresentar as diferentes formas de demonstração do problema isoperimétrico, visto através do caso geométrico e analítico. Será mostrado também que a Desigualdade pode ser vista e apresentada no Ensino Fundamental e Médio, em R2, partindo da ideia de que os alunos já conheçam e saibam determinar áreas e perímetros de figuras planas
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-06-29T15:55:27Z
2020-06-29T15:55:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Amanda Dantas . A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/14150
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SANTOS, Amanda Dantas . A desigualdade isoperimétrica e suas aplicações nos ensinos fundamental, médio e superior. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823653832097792