Efeitos da Atividade Física na depressão em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26634 |
Resumo: | Introdução: Transtornos depressivos, assim como em adultos e idosos, estão associados à um impacto negativo no estado de saúde de crianças e adolescentes. A prática de atividade física pode ser uma alternativa para o tratamento e controle da depressão nessa faixa etária. Essa associação vem sendo avaliada pela literatura, mas ainda são poucos os estudos com crianças e adolescentes. Objetivos: Revisar estudos que analisaram o papel da atividade física no tratamento de sintomas depressivos e depressão de crianças e adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed, Portal da Capes e SciELO, referente aos anos de 2010 a 2021. Foram analisados os efeitos dos exercícios físicos em estudos randomizados na depressão ou sintomas depressivos em crianças e/ou adolescentes, o idioma dos estudos, incluindo apenas aqueles escritos em inglês ou português e sua disponibilidade incluindo apenas aqueles gratuitos ou que fossem possíveis de abrir por acesso institucional. Resultados: Sete artigos foram selecionados. Os aspectos metodológicos analisados variaram entre os trabalhos revisados. Todos os estudos sugerem alguma relação de efeito positiva entre a prática de atividades físicas e a depressão em crianças e adolescentes. No entanto, o tipo e a força desses efeitos variaram nas diferentes amostras. Conclusão: A prática de atividades físicas é benéfica no tratamento da depressão e de sintomas depressivos em crianças e adolescentes. Apesar disso, não há dúvidas quanto à necessidade de mais pesquisas sobre o assunto. Estudos futuros podem se aprofundar mais, dentro dessa temática, na comparação entre os diferentes níveis de depressão quando tratados com intervenções que utilizem atividades físicas. |
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Efeitos da Atividade Física na depressão em crianças e adolescentes: uma revisão sistemáticaDepressãoTranstorno depressivoExercício físicoAtividade físicaCriançasAdolescentesTranstorno depressivoExercício físicoCriançaAdolescenteDepressionDepressive disorderExercisePhysical activityChildrenAdolescentIntrodução: Transtornos depressivos, assim como em adultos e idosos, estão associados à um impacto negativo no estado de saúde de crianças e adolescentes. A prática de atividade física pode ser uma alternativa para o tratamento e controle da depressão nessa faixa etária. Essa associação vem sendo avaliada pela literatura, mas ainda são poucos os estudos com crianças e adolescentes. Objetivos: Revisar estudos que analisaram o papel da atividade física no tratamento de sintomas depressivos e depressão de crianças e adolescentes. Metodologia: Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed, Portal da Capes e SciELO, referente aos anos de 2010 a 2021. Foram analisados os efeitos dos exercícios físicos em estudos randomizados na depressão ou sintomas depressivos em crianças e/ou adolescentes, o idioma dos estudos, incluindo apenas aqueles escritos em inglês ou português e sua disponibilidade incluindo apenas aqueles gratuitos ou que fossem possíveis de abrir por acesso institucional. Resultados: Sete artigos foram selecionados. Os aspectos metodológicos analisados variaram entre os trabalhos revisados. Todos os estudos sugerem alguma relação de efeito positiva entre a prática de atividades físicas e a depressão em crianças e adolescentes. No entanto, o tipo e a força desses efeitos variaram nas diferentes amostras. Conclusão: A prática de atividades físicas é benéfica no tratamento da depressão e de sintomas depressivos em crianças e adolescentes. Apesar disso, não há dúvidas quanto à necessidade de mais pesquisas sobre o assunto. Estudos futuros podem se aprofundar mais, dentro dessa temática, na comparação entre os diferentes níveis de depressão quando tratados com intervenções que utilizem atividades físicas.Introduction: Depressive disorders, as well as in adults and the elderly, are associated with a negative impact on the health status of children and adolescents. The practice of physical activities can be an alternative for the treatment and control of depression in this age group. This association has been evaluated in the literature, but there are few studies with children and adolescents. Objectives: To review studies that analyzed the role of physical activity in treatment for depression symptoms and depressive disorder in children and adolescents. Methodology: A literature review was carried out in the PubMed, Portal da Capes and SciELO databases, referring to the years 2010 to 2021. It was analyzed in Random Controlled Trials the effects of physical exercises in depressive disorder or depressive symptoms in children and/or adolescents, the language of the studies, including only those written in English or Portuguese and their availability including only those allowed or that are possible to open through institutional access. Results: Seven articles were selected. Methodological aspects varied among the works reviewed. All studies suggest positive effects of the practice of physical activities and depression or depressive symptoms in children and adolescents. However, the type and strength of the effects varied in different studies. Conclusion: The practice of physical activities is beneficial in treatment of depression and depressive symptoms in children and adolescents. Despite this, there is no doubt about the need for further research on the subject. Future studies can go deeper into this theme, comparing the different levels of depression when treated with interventions that use physical activities.29 p.Pinheiro, Paulo de Tarso MacielDeslandes, Andréa CamazPaula, Karla Campos deAbend, Leticia Dalcero2022-10-25T14:00:23Z2022-10-25T14:00:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfABEND, Leticia Dalcero. Efeitos da Atividade Física na depressão em crianças e adolescentes: uma revisão sistemática. 2021. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26634http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-25T14:00:27Zoai:app.uff.br:1/26634Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:09.882021Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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