A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azeredo, Lorena Freitas
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32644
Resumo: O objetivo deste trabalho é entender se a atuação do/a professor/a de Educação Física consegue ajudar a diminuir a incidência da insatisfação com a imagem corporal do adolescente. Esse grupo foi um dos grupos afetados diretamente pelas mídias sociais durante a pandemia de COVID-19, visto que com a volta às aulas, muitos desses jovens ficaram com vergonha de seus corpos, com vergonha de estar diferente de antes da pandemia. Durante o estudo, muitos fatores pessoais colaboraram para a realização do mesmo. Vivenciar o que antigamente não era tão frequente e se tornar frequente, como a depressão, ansiedade, insatisfação corporal, é um pouco frustrante. Atualmente é mais fácil ter acesso a diversas formas de ajuda que antigamente, quando era mais difícil conseguir. A importância das aulas de Educação Física na vida do aluno é de extrema importância, pois é nas aulas de Educação Física que o aluno pode se tornar mais independente e começar a descobrir sobre si e seu corpo, começar a pensar e agir de forma mais crítica e transformadora. Com isso, abordamos aqui a importância do professor na formação pessoal e no desenvolvimento do jovem aluno presente em sua aula. Durante a pesquisa podemos ver através, de observações, o quanto é difícil que os alunos se direcionem ao professor pedindo ajuda, dizendo o real motivo de não estar bem para fazer a aula. Ademais, pouco foi visto que os professores tiram um tempo para se importar com o adolescente durante suas aulas. Por fim, vejo a importância de se introduzir nas aulas de Educação Física informações de como os estudantes podem pedir ajuda sem serem julgados ou reprimidos por aquilo que está passando ou sentindo.
id UFF-2_b8561276dbceb25394379132ee6c63d0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32644
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A imagem corporal do adolescente e a Educação Física EscolarEducação Física escolarImagem corporalEducação para a saúdeEducação física para criançaImagem corporalO objetivo deste trabalho é entender se a atuação do/a professor/a de Educação Física consegue ajudar a diminuir a incidência da insatisfação com a imagem corporal do adolescente. Esse grupo foi um dos grupos afetados diretamente pelas mídias sociais durante a pandemia de COVID-19, visto que com a volta às aulas, muitos desses jovens ficaram com vergonha de seus corpos, com vergonha de estar diferente de antes da pandemia. Durante o estudo, muitos fatores pessoais colaboraram para a realização do mesmo. Vivenciar o que antigamente não era tão frequente e se tornar frequente, como a depressão, ansiedade, insatisfação corporal, é um pouco frustrante. Atualmente é mais fácil ter acesso a diversas formas de ajuda que antigamente, quando era mais difícil conseguir. A importância das aulas de Educação Física na vida do aluno é de extrema importância, pois é nas aulas de Educação Física que o aluno pode se tornar mais independente e começar a descobrir sobre si e seu corpo, começar a pensar e agir de forma mais crítica e transformadora. Com isso, abordamos aqui a importância do professor na formação pessoal e no desenvolvimento do jovem aluno presente em sua aula. Durante a pesquisa podemos ver através, de observações, o quanto é difícil que os alunos se direcionem ao professor pedindo ajuda, dizendo o real motivo de não estar bem para fazer a aula. Ademais, pouco foi visto que os professores tiram um tempo para se importar com o adolescente durante suas aulas. Por fim, vejo a importância de se introduzir nas aulas de Educação Física informações de como os estudantes podem pedir ajuda sem serem julgados ou reprimidos por aquilo que está passando ou sentindo.32 p.Carvalho, Rosa Malenahttp://lattes.cnpq.br/1214808052035005Berti, Andrezahttp://lattes.cnpq.br/3248055522054399Foganholi, Cláudiahttps://orcid.org/0000-0002-1073-9656http://lattes.cnpq.br/7314361701610899Azeredo, Lorena Freitas2024-03-07T16:05:42Z2024-03-07T16:05:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAZEREDO, Lorena Freitas de. A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar. 2022. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32644http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-07T16:05:47Zoai:app.uff.br:1/32644Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-03-07T16:05:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar
title A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar
spellingShingle A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar
Azeredo, Lorena Freitas
Educação Física escolar
Imagem corporal
Educação para a saúde
Educação física para criança
Imagem corporal
title_short A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar
title_full A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar
title_fullStr A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar
title_full_unstemmed A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar
title_sort A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar
author Azeredo, Lorena Freitas
author_facet Azeredo, Lorena Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Rosa Malena
http://lattes.cnpq.br/1214808052035005
Berti, Andreza
http://lattes.cnpq.br/3248055522054399
Foganholi, Cláudia
https://orcid.org/0000-0002-1073-9656
http://lattes.cnpq.br/7314361701610899
dc.contributor.author.fl_str_mv Azeredo, Lorena Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física escolar
Imagem corporal
Educação para a saúde
Educação física para criança
Imagem corporal
topic Educação Física escolar
Imagem corporal
Educação para a saúde
Educação física para criança
Imagem corporal
description O objetivo deste trabalho é entender se a atuação do/a professor/a de Educação Física consegue ajudar a diminuir a incidência da insatisfação com a imagem corporal do adolescente. Esse grupo foi um dos grupos afetados diretamente pelas mídias sociais durante a pandemia de COVID-19, visto que com a volta às aulas, muitos desses jovens ficaram com vergonha de seus corpos, com vergonha de estar diferente de antes da pandemia. Durante o estudo, muitos fatores pessoais colaboraram para a realização do mesmo. Vivenciar o que antigamente não era tão frequente e se tornar frequente, como a depressão, ansiedade, insatisfação corporal, é um pouco frustrante. Atualmente é mais fácil ter acesso a diversas formas de ajuda que antigamente, quando era mais difícil conseguir. A importância das aulas de Educação Física na vida do aluno é de extrema importância, pois é nas aulas de Educação Física que o aluno pode se tornar mais independente e começar a descobrir sobre si e seu corpo, começar a pensar e agir de forma mais crítica e transformadora. Com isso, abordamos aqui a importância do professor na formação pessoal e no desenvolvimento do jovem aluno presente em sua aula. Durante a pesquisa podemos ver através, de observações, o quanto é difícil que os alunos se direcionem ao professor pedindo ajuda, dizendo o real motivo de não estar bem para fazer a aula. Ademais, pouco foi visto que os professores tiram um tempo para se importar com o adolescente durante suas aulas. Por fim, vejo a importância de se introduzir nas aulas de Educação Física informações de como os estudantes podem pedir ajuda sem serem julgados ou reprimidos por aquilo que está passando ou sentindo.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-07T16:05:42Z
2024-03-07T16:05:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEREDO, Lorena Freitas de. A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar. 2022. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32644
identifier_str_mv AZEREDO, Lorena Freitas de. A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar. 2022. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135367271317504