A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32644 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é entender se a atuação do/a professor/a de Educação Física consegue ajudar a diminuir a incidência da insatisfação com a imagem corporal do adolescente. Esse grupo foi um dos grupos afetados diretamente pelas mídias sociais durante a pandemia de COVID-19, visto que com a volta às aulas, muitos desses jovens ficaram com vergonha de seus corpos, com vergonha de estar diferente de antes da pandemia. Durante o estudo, muitos fatores pessoais colaboraram para a realização do mesmo. Vivenciar o que antigamente não era tão frequente e se tornar frequente, como a depressão, ansiedade, insatisfação corporal, é um pouco frustrante. Atualmente é mais fácil ter acesso a diversas formas de ajuda que antigamente, quando era mais difícil conseguir. A importância das aulas de Educação Física na vida do aluno é de extrema importância, pois é nas aulas de Educação Física que o aluno pode se tornar mais independente e começar a descobrir sobre si e seu corpo, começar a pensar e agir de forma mais crítica e transformadora. Com isso, abordamos aqui a importância do professor na formação pessoal e no desenvolvimento do jovem aluno presente em sua aula. Durante a pesquisa podemos ver através, de observações, o quanto é difícil que os alunos se direcionem ao professor pedindo ajuda, dizendo o real motivo de não estar bem para fazer a aula. Ademais, pouco foi visto que os professores tiram um tempo para se importar com o adolescente durante suas aulas. Por fim, vejo a importância de se introduzir nas aulas de Educação Física informações de como os estudantes podem pedir ajuda sem serem julgados ou reprimidos por aquilo que está passando ou sentindo. |
id |
UFF-2_b8561276dbceb25394379132ee6c63d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32644 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A imagem corporal do adolescente e a Educação Física EscolarEducação Física escolarImagem corporalEducação para a saúdeEducação física para criançaImagem corporalO objetivo deste trabalho é entender se a atuação do/a professor/a de Educação Física consegue ajudar a diminuir a incidência da insatisfação com a imagem corporal do adolescente. Esse grupo foi um dos grupos afetados diretamente pelas mídias sociais durante a pandemia de COVID-19, visto que com a volta às aulas, muitos desses jovens ficaram com vergonha de seus corpos, com vergonha de estar diferente de antes da pandemia. Durante o estudo, muitos fatores pessoais colaboraram para a realização do mesmo. Vivenciar o que antigamente não era tão frequente e se tornar frequente, como a depressão, ansiedade, insatisfação corporal, é um pouco frustrante. Atualmente é mais fácil ter acesso a diversas formas de ajuda que antigamente, quando era mais difícil conseguir. A importância das aulas de Educação Física na vida do aluno é de extrema importância, pois é nas aulas de Educação Física que o aluno pode se tornar mais independente e começar a descobrir sobre si e seu corpo, começar a pensar e agir de forma mais crítica e transformadora. Com isso, abordamos aqui a importância do professor na formação pessoal e no desenvolvimento do jovem aluno presente em sua aula. Durante a pesquisa podemos ver através, de observações, o quanto é difícil que os alunos se direcionem ao professor pedindo ajuda, dizendo o real motivo de não estar bem para fazer a aula. Ademais, pouco foi visto que os professores tiram um tempo para se importar com o adolescente durante suas aulas. Por fim, vejo a importância de se introduzir nas aulas de Educação Física informações de como os estudantes podem pedir ajuda sem serem julgados ou reprimidos por aquilo que está passando ou sentindo.32 p.Carvalho, Rosa Malenahttp://lattes.cnpq.br/1214808052035005Berti, Andrezahttp://lattes.cnpq.br/3248055522054399Foganholi, Cláudiahttps://orcid.org/0000-0002-1073-9656http://lattes.cnpq.br/7314361701610899Azeredo, Lorena Freitas2024-03-07T16:05:42Z2024-03-07T16:05:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAZEREDO, Lorena Freitas de. A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar. 2022. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32644http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-03-07T16:05:47Zoai:app.uff.br:1/32644Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:24.929090Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar |
title |
A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar |
spellingShingle |
A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar Azeredo, Lorena Freitas Educação Física escolar Imagem corporal Educação para a saúde Educação física para criança Imagem corporal |
title_short |
A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar |
title_full |
A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar |
title_fullStr |
A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar |
title_full_unstemmed |
A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar |
title_sort |
A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar |
author |
Azeredo, Lorena Freitas |
author_facet |
Azeredo, Lorena Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Carvalho, Rosa Malena http://lattes.cnpq.br/1214808052035005 Berti, Andreza http://lattes.cnpq.br/3248055522054399 Foganholi, Cláudia https://orcid.org/0000-0002-1073-9656 http://lattes.cnpq.br/7314361701610899 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azeredo, Lorena Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física escolar Imagem corporal Educação para a saúde Educação física para criança Imagem corporal |
topic |
Educação Física escolar Imagem corporal Educação para a saúde Educação física para criança Imagem corporal |
description |
O objetivo deste trabalho é entender se a atuação do/a professor/a de Educação Física consegue ajudar a diminuir a incidência da insatisfação com a imagem corporal do adolescente. Esse grupo foi um dos grupos afetados diretamente pelas mídias sociais durante a pandemia de COVID-19, visto que com a volta às aulas, muitos desses jovens ficaram com vergonha de seus corpos, com vergonha de estar diferente de antes da pandemia. Durante o estudo, muitos fatores pessoais colaboraram para a realização do mesmo. Vivenciar o que antigamente não era tão frequente e se tornar frequente, como a depressão, ansiedade, insatisfação corporal, é um pouco frustrante. Atualmente é mais fácil ter acesso a diversas formas de ajuda que antigamente, quando era mais difícil conseguir. A importância das aulas de Educação Física na vida do aluno é de extrema importância, pois é nas aulas de Educação Física que o aluno pode se tornar mais independente e começar a descobrir sobre si e seu corpo, começar a pensar e agir de forma mais crítica e transformadora. Com isso, abordamos aqui a importância do professor na formação pessoal e no desenvolvimento do jovem aluno presente em sua aula. Durante a pesquisa podemos ver através, de observações, o quanto é difícil que os alunos se direcionem ao professor pedindo ajuda, dizendo o real motivo de não estar bem para fazer a aula. Ademais, pouco foi visto que os professores tiram um tempo para se importar com o adolescente durante suas aulas. Por fim, vejo a importância de se introduzir nas aulas de Educação Física informações de como os estudantes podem pedir ajuda sem serem julgados ou reprimidos por aquilo que está passando ou sentindo. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-07T16:05:42Z 2024-03-07T16:05:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AZEREDO, Lorena Freitas de. A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar. 2022. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32644 |
identifier_str_mv |
AZEREDO, Lorena Freitas de. A imagem corporal do adolescente e a Educação Física Escolar. 2022. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823647700025344 |