Percepção dos farmacêuticos a respeito dos problemas no recebimento de medicamentos em unidades hospitalares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chidid, Viviane Cristina Picone
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22674
http://dx.doi.org/10.22409/PPG-GAFAR.2020.mp.10540313718
Resumo: Para garantir a qualidade da assistência prestada ao paciente no âmbito do medicamento, a farmácia hospitalar executa um conjunto de atividades que se inicia com a seleção do elenco passando pela programação, aquisição, recebimento, armazenamento e utilização do medicamento pelo paciente. Na etapa de armazenamento, o recebimento é definido como o ato de verificação de aspectos administrativos e de especificações técnicas dos medicamentos entregues. É a fronteira sobre a responsabilidade de guarda do produto adquirido entre o vendedor e o comprador. Como o medicamento é peça chave para a promoção, proteção e recuperação da saúde, seu papel é inegavelmente importante dentro da farmácia hospitalar. É preciso, portanto, que haja conformidade entre o propósito da unidade hospitalar e do fornecedor para que se cumpram as exigências previamente estabelecidas. Sendo assim, acompanhar o recebimento do medicamento no ato da entrega é altamente relevante no âmbito hospitalar, para identificar possíveis falhas dos fornecedores, seja em relação aos critérios técnicos ou administrativos. O objetivo principal foi identificar os problemas observados na etapa de recebimento de medicamentos vindos das indústrias farmacêuticas e das distribuidoras de medicamentos na realidade dos hospitais federais do município do Rio de Janeiro, na visão do farmacêutico. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada de abordagem quantitativa e exploratória, envolvendo a construção de instrumento no formato de questionário aplicado aos farmacêuticos que possuem experiência prática no recebimento de medicamentos. Os resultados mostraram que os problemas com maior frequência na rotina das farmácias hospitalares estão relacionados ao atraso na data de entrega e a falta do laudo de análise do medicamento. A maioria dos especialistas elegeu como problemas prioritários na busca por soluções as questões do recebimento do medicamento termolábil fora da temperatura ideal, o atraso na data de entrega e a embalagem danificada. A devolução ao fornecedor foi a opção da maioria quando as não conformidades encontradas apontavam avarias no medicamento, especificações diferentes das solicitadas ou temperatura fora da ideal. Concluiu-se que os problemas no recebimento de medicamentos ocorrem de maneira semelhante nas rotinas dos hospitais. A visão crítica dos farmacêuticos os torna aptos a contribuírem na identificação de problemas que ocorrem no serviço público no que tange ao fornecimento de medicamentos, podendo direcionar os que necessitam de priorização para solução, auxiliando a tomada de decisão dos gestores. Pode-se contribuir também para a construção de uma melhor relação com os fornecedores, expondo os pontos críticos que necessitam de correção, evitando os prejuízos a regularidade dos estoques de medicamentos e favorecendo o cuidado aos pacientes
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Como o medicamento é peça chave para a promoção, proteção e recuperação da saúde, seu papel é inegavelmente importante dentro da farmácia hospitalar. É preciso, portanto, que haja conformidade entre o propósito da unidade hospitalar e do fornecedor para que se cumpram as exigências previamente estabelecidas. Sendo assim, acompanhar o recebimento do medicamento no ato da entrega é altamente relevante no âmbito hospitalar, para identificar possíveis falhas dos fornecedores, seja em relação aos critérios técnicos ou administrativos. O objetivo principal foi identificar os problemas observados na etapa de recebimento de medicamentos vindos das indústrias farmacêuticas e das distribuidoras de medicamentos na realidade dos hospitais federais do município do Rio de Janeiro, na visão do farmacêutico. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada de abordagem quantitativa e exploratória, envolvendo a construção de instrumento no formato de questionário aplicado aos farmacêuticos que possuem experiência prática no recebimento de medicamentos. Os resultados mostraram que os problemas com maior frequência na rotina das farmácias hospitalares estão relacionados ao atraso na data de entrega e a falta do laudo de análise do medicamento. A maioria dos especialistas elegeu como problemas prioritários na busca por soluções as questões do recebimento do medicamento termolábil fora da temperatura ideal, o atraso na data de entrega e a embalagem danificada. A devolução ao fornecedor foi a opção da maioria quando as não conformidades encontradas apontavam avarias no medicamento, especificações diferentes das solicitadas ou temperatura fora da ideal. Concluiu-se que os problemas no recebimento de medicamentos ocorrem de maneira semelhante nas rotinas dos hospitais. A visão crítica dos farmacêuticos os torna aptos a contribuírem na identificação de problemas que ocorrem no serviço público no que tange ao fornecimento de medicamentos, podendo direcionar os que necessitam de priorização para solução, auxiliando a tomada de decisão dos gestores. Pode-se contribuir também para a construção de uma melhor relação com os fornecedores, expondo os pontos críticos que necessitam de correção, evitando os prejuízos a regularidade dos estoques de medicamentos e favorecendo o cuidado aos pacientesIn order to guarantee the quality of the assistance provided to the patient in the scope of the medication, the hospital pharmacy performs a set of activities that begins with the selection of the medication list, including the programming, acquisition, receipt, storage and use of the medication by the patient. In the storage stage, receipt is defined as the act of checking administrative aspects and technical specifications of the drugs delivered. It is the boundary on the responsibility for custody of the purchased product between the seller and the buyer. As the medication is a key element for the promotion, protection and recovery of the patient's health, its role is undeniably important within the hospital pharmacy. Therefore, it is necessary that there is conformity between the purpose of the hospital unit and the supplier so that the previously established requirements are met. Therefore, monitoring the receipt of the medication upon delivery is highly relevant in the hospital environment, to identify possible failures by suppliers, whether in relation to technical or administrative criteria. The main objective was to identify the problems observed in the stage of receiving medicines from the pharmaceutical industries and drug distributors in the reality of federal hospitals in the city of Rio de Janeiro, in the view of the pharmacist. This study consists of applied research with a quantitative and exploratory approach, involving the construction of an instrument in the form of a questionnaire applied to pharmacists and with experience of using medicines. The results showed that the most frequent problems in the routine of hospital pharmacies are related to the delay in the delivery date and the lack of a drug analysis report. The majority of specialists chose as issues with priority in the search for solutions the issues of receiving the thermolabile medicine outside the ideal temperature, the delay in the delivery date and the damaged packaging. Returning to the supplier was the option of the majority when the non-conformities found pointed to malfunctions in the medication, specifications different from those requested or temperatures outside the ideal. It was concluded that problems in receiving medication occur in a similar way in hospital routines. The critical view of pharmacists makes them able to contribute to the identification of problems that occur in the public service with regard to the supply of medicines, and can direct those who need to prioritize the solution, helping managers to make decisions. One can also contribute to building a better relationship with suppliers, exposing the critical points that need correction, avoiding the damage to the regularity of medication stocks and favoring patient care99 f.Futuro, Débora OmenaCalil-Elias, SabrinaNogueira, Thaísa AmorimOliveira, Alessandra Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/4001607336864299http://lattes.cnpq.br/4778000970013767http://lattes.cnpq.br/9348076017859184http://lattes.cnpq.br/4731693837456006http://lattes.cnpq.br/4640449819841631Chidid, Viviane Cristina Picone2021-07-19T13:20:27Z2021-07-19T13:20:27Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCHIDID, Viviane Cristina Picone. Percepção dos farmacêuticos a respeito dos problemas no recebimento de medicamentos em unidades hospitalares. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Gestão da Assistência Farmacêutica) - Universidade Federal Fluminense, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22674http://dx.doi.org/10.22409/PPG-GAFAR.2020.mp.10540313718Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-06T02:39:40Zoai:app.uff.br:1/22674Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-06T02:39:40Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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Chidid, Viviane Cristina Picone
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