A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bravo, Juliana Ribeiro Pinto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21815
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar a presença da heteronormatividade na TV generalista comercial brasileira. Dessa forma, através de um estudo sobre as telenovelas do horário nobre da TV Globo, propor a existência de um armário televisivo que irá condicionar a representação de personagens LGBTs e queer nas narrativas. Para efeito de análise, os objetos do broadcast escolhidos para estudo de caso comparativo são as telenovelas Torre de Babel (1998), Amor à Vida (2013/2014) e Império (2014/2015) da TV Globo. O trabalho apreenderá conceitos derivados de teorias de televisão e melodrama, a partir dos autores como Dominique Wolton, John Fiske, Peter Brooks e Jesús Martín-Barbero. Diretamente relacionados com os estudos de gênero e sexualidade, como a teoria queer, teóricos como Judith Butler, Michel Foucault e Richard Dyer complementarão a discussão.
id UFF-2_b88831ca3729f7cb809797d10efa8a35
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21815
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiroHeteronormatividadeTV generalistaTelenovelaTeoria QueerProgramaçãoHeteronormativityBroadcastTelenovelaQueer TheoryProgrammingEste trabalho tem o objetivo de analisar a presença da heteronormatividade na TV generalista comercial brasileira. Dessa forma, através de um estudo sobre as telenovelas do horário nobre da TV Globo, propor a existência de um armário televisivo que irá condicionar a representação de personagens LGBTs e queer nas narrativas. Para efeito de análise, os objetos do broadcast escolhidos para estudo de caso comparativo são as telenovelas Torre de Babel (1998), Amor à Vida (2013/2014) e Império (2014/2015) da TV Globo. O trabalho apreenderá conceitos derivados de teorias de televisão e melodrama, a partir dos autores como Dominique Wolton, John Fiske, Peter Brooks e Jesús Martín-Barbero. Diretamente relacionados com os estudos de gênero e sexualidade, como a teoria queer, teóricos como Judith Butler, Michel Foucault e Richard Dyer complementarão a discussão.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis research aims to analyze the presence of heteronormativity in Brazilian commercial generalist TV. Thus, through a study on telenovelas of prime time TV Globo, propose the existence of a television cabinet that will condition the representation of LGBTs and queer characters in the narratives. For the purpose of analysis, the objects of the broadcast chosen for comparative case study are the telenovelas Torre de Babel (1998), Amor à Vida (2013/2014) and Império (2014/2015) by TV Globo. The work will use concepts derived from television theories and melodrama, from authors such as Dominique Wolton, John Fiske, Peter Brooks and Jesús Martín-Barbero. Directly related to gender and sexuality studies, such as queer theory, theorists such as Judith Butler, Michel Foucault, and Richard Dyer will complement the discussion.168f.Muanis, Felipe de CastroBragança, MaurícioSilva, DenilsonBravo, Juliana Ribeiro Pinto2021-04-29T19:32:08Z2021-04-29T19:32:08Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAVO, Juliana Ribeiro Pinto. A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, RJ, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21815Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:31:57Zoai:app.uff.br:1/21815Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-24T20:31:57Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro
title A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro
spellingShingle A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro
Bravo, Juliana Ribeiro Pinto
Heteronormatividade
TV generalista
Telenovela
Teoria Queer
Programação
Heteronormativity
Broadcast
Telenovela
Queer Theory
Programming
title_short A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro
title_full A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro
title_fullStr A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro
title_full_unstemmed A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro
title_sort A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro
author Bravo, Juliana Ribeiro Pinto
author_facet Bravo, Juliana Ribeiro Pinto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Muanis, Felipe de Castro
Bragança, Maurício
Silva, Denilson
dc.contributor.author.fl_str_mv Bravo, Juliana Ribeiro Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Heteronormatividade
TV generalista
Telenovela
Teoria Queer
Programação
Heteronormativity
Broadcast
Telenovela
Queer Theory
Programming
topic Heteronormatividade
TV generalista
Telenovela
Teoria Queer
Programação
Heteronormativity
Broadcast
Telenovela
Queer Theory
Programming
description Este trabalho tem o objetivo de analisar a presença da heteronormatividade na TV generalista comercial brasileira. Dessa forma, através de um estudo sobre as telenovelas do horário nobre da TV Globo, propor a existência de um armário televisivo que irá condicionar a representação de personagens LGBTs e queer nas narrativas. Para efeito de análise, os objetos do broadcast escolhidos para estudo de caso comparativo são as telenovelas Torre de Babel (1998), Amor à Vida (2013/2014) e Império (2014/2015) da TV Globo. O trabalho apreenderá conceitos derivados de teorias de televisão e melodrama, a partir dos autores como Dominique Wolton, John Fiske, Peter Brooks e Jesús Martín-Barbero. Diretamente relacionados com os estudos de gênero e sexualidade, como a teoria queer, teóricos como Judith Butler, Michel Foucault e Richard Dyer complementarão a discussão.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-04-29T19:32:08Z
2021-04-29T19:32:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BRAVO, Juliana Ribeiro Pinto. A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, RJ, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21815
Aluno de Mestrado
identifier_str_mv BRAVO, Juliana Ribeiro Pinto. A heteronormatividade na TV generalista: o armário televisivo brasileiro. 2017. 157 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense. Instituto de Arte e Comunicação Social, Niterói, RJ, 2017.
Aluno de Mestrado
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135286571859968