Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Bem, Clarissa Goulart
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9065
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.94788332000
Resumo: Apesar da constante evolução no que diz respeito ao papel social das empresas na sociedade, as organizações têm reagido em relação a questão da responsabilidade social de forma distintas. Os debates são frequentes e férteis a esse respeito, inclusive na academia. Mas como é possível uma companhia migrar de um posicionamento a outro em responsabilidade social? É nesse contexto que o modelo proposto por Simon Zadek, no qual busca definir como ocorre a aprendizagem dentro de uma organização sobre a implantação da responsabilidade social, destaca-se por abordar um tema no qual, a despeito dos intensos debates, não tem gerado outros modelos, mantendo-se como a referência consagrada entre os estudiosos ao longo dos anos. O presente estudo propõe a aplicação do modelo de Zadek como método de estudo de caso em um indústria de grande porte brasileira, buscando identificar se as características descritas nos cinco estágios da responsabilidade social que podem ser vivenciados dentro das organizações – defensivo, conformidade legal, gerencial orientado à processos, vantagem competitiva e civil – estão presentes no que diz respeito a questão do relacionamento com as comunidades de entorno. Como instrumento de investigação, foram identificados 144 procedimentos formais e documentos públicos da organização no que diz respeito a essa questão, considerando-se esses artefatos como expressões que manifestam a cultura organizacional que vem sendo construída no desenvolvimento desse processo. O tratamento de dados ocorreu por análise de conteúdo. A partir dos resultados das observações sobre como essa indústria tem materializado as experiências e o conhecimento dos colaboradores em procedimentos e declarações de compromissos com a sociedade no relacionamento comunitário é possível aferir a existência de diferentes subculturas (executivos, tecnocratas e operadores) e que elas vivenciam estágios distintos na evolução da aprendizagem organizacional em responsabilidade social ao realizar as interfaces com as comunidades, público considerado estratégico para continuidade dos negócios da empresa. Os resultados gerados por esse estudo constituem um diagnóstico que poderá contribuir para outros estudos futuros que tenham por objetivo elaborar e implementar planos para reduzir a distância entre estágios das diferentes subculturas na aprendizagem organizacional em responsabilidade social.
id UFF-2_b8e2cca6ea92af967bbeffc21dfd8466
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9065
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileiraBlockchain applications in erp system of business management: decision making for project areaResponsabilidade socialCultura organizacionalAprendizagem organizacionalResponsabilidade social da empresaCultura organizacionalAprendizagem organizacionalSocial responsabilityOrganizational cultureOrganizational learningApesar da constante evolução no que diz respeito ao papel social das empresas na sociedade, as organizações têm reagido em relação a questão da responsabilidade social de forma distintas. Os debates são frequentes e férteis a esse respeito, inclusive na academia. Mas como é possível uma companhia migrar de um posicionamento a outro em responsabilidade social? É nesse contexto que o modelo proposto por Simon Zadek, no qual busca definir como ocorre a aprendizagem dentro de uma organização sobre a implantação da responsabilidade social, destaca-se por abordar um tema no qual, a despeito dos intensos debates, não tem gerado outros modelos, mantendo-se como a referência consagrada entre os estudiosos ao longo dos anos. O presente estudo propõe a aplicação do modelo de Zadek como método de estudo de caso em um indústria de grande porte brasileira, buscando identificar se as características descritas nos cinco estágios da responsabilidade social que podem ser vivenciados dentro das organizações – defensivo, conformidade legal, gerencial orientado à processos, vantagem competitiva e civil – estão presentes no que diz respeito a questão do relacionamento com as comunidades de entorno. Como instrumento de investigação, foram identificados 144 procedimentos formais e documentos públicos da organização no que diz respeito a essa questão, considerando-se esses artefatos como expressões que manifestam a cultura organizacional que vem sendo construída no desenvolvimento desse processo. O tratamento de dados ocorreu por análise de conteúdo. A partir dos resultados das observações sobre como essa indústria tem materializado as experiências e o conhecimento dos colaboradores em procedimentos e declarações de compromissos com a sociedade no relacionamento comunitário é possível aferir a existência de diferentes subculturas (executivos, tecnocratas e operadores) e que elas vivenciam estágios distintos na evolução da aprendizagem organizacional em responsabilidade social ao realizar as interfaces com as comunidades, público considerado estratégico para continuidade dos negócios da empresa. Os resultados gerados por esse estudo constituem um diagnóstico que poderá contribuir para outros estudos futuros que tenham por objetivo elaborar e implementar planos para reduzir a distância entre estágios das diferentes subculturas na aprendizagem organizacional em responsabilidade social.Despite the constant evolution regarding the social role of companies in society, organizations have reacted to the issue of social responsibility differently. The debates are frequent and fertile in this regard, including at the academy. But how can a company migrate from one position to another in social responsibility? It is in this context that the model proposed by Simon Zadek, in which he tries to define how the learning inside an organization occurs on the implantation of social responsibility, stands out for addressing a subject in which, in spite of the intense debates, it has not generated others models, remaining as the consecrated reference among scholars over the years. The present study proposes the application of the Zadek model as a case study method in a large Brazilian industry, seeking to identify if the characteristics described in the five stages of social responsibility that can be experienced within organizations - defensive, legal, managerial compliance process oriented, competitive and civil advantage - are present in relation to the issue of the relationship with surrounding communities. As a research tool, 144 formal procedures and public documents of the organization were identified regarding this issue, considering these artifacts as expressions that manifest the organizational culture that has been built in the development of this process. Data processing occurred by content analysis. From the results of the observations about how this industry has materialized the experiences and the knowledge of the collaborators in procedures and declarations of commitments with the society in the community relationship it is possible to verify the existence of different subcultures (executives, technocrats and operators) and that they experience different stages in the evolution of the organizational learning in social responsibility when realizing the interfaces with the communities, considered public strategic for continuity of the business of the company. The results generated by this study constitute a diagnosis that may contribute to other future studies that aim to elaborate and implement plans to reduce the distance between stages of the different subcultures in organizational learning in social responsibility.125fNiteróiBarros, Sergio Ricardo da SilveiraMeiriño, Marcelo JasmimBezerra, Marlene Jesus Soareshttp://lattes.cnpq.br/6359946887865002De Bem, Clarissa Goulart2019-04-03T16:43:38Z2019-04-03T16:43:38Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9065Aluno de Mestradohttp://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.94788332000CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-07-14T01:40:53Zoai:app.uff.br:1/9065Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-07-14T01:40:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileira
Blockchain applications in erp system of business management: decision making for project area
title Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileira
spellingShingle Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileira
De Bem, Clarissa Goulart
Responsabilidade social
Cultura organizacional
Aprendizagem organizacional
Responsabilidade social da empresa
Cultura organizacional
Aprendizagem organizacional
Social responsability
Organizational culture
Organizational learning
title_short Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileira
title_full Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileira
title_fullStr Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileira
title_full_unstemmed Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileira
title_sort Cultura organizacional e responsabilidade social: um diagnóstico organizacional nas interfaces dos relacionamentos comunitários no entorno numa indústria de grande porte brasileira
author De Bem, Clarissa Goulart
author_facet De Bem, Clarissa Goulart
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barros, Sergio Ricardo da Silveira
Meiriño, Marcelo Jasmim
Bezerra, Marlene Jesus Soares
http://lattes.cnpq.br/6359946887865002
dc.contributor.author.fl_str_mv De Bem, Clarissa Goulart
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social
Cultura organizacional
Aprendizagem organizacional
Responsabilidade social da empresa
Cultura organizacional
Aprendizagem organizacional
Social responsability
Organizational culture
Organizational learning
topic Responsabilidade social
Cultura organizacional
Aprendizagem organizacional
Responsabilidade social da empresa
Cultura organizacional
Aprendizagem organizacional
Social responsability
Organizational culture
Organizational learning
description Apesar da constante evolução no que diz respeito ao papel social das empresas na sociedade, as organizações têm reagido em relação a questão da responsabilidade social de forma distintas. Os debates são frequentes e férteis a esse respeito, inclusive na academia. Mas como é possível uma companhia migrar de um posicionamento a outro em responsabilidade social? É nesse contexto que o modelo proposto por Simon Zadek, no qual busca definir como ocorre a aprendizagem dentro de uma organização sobre a implantação da responsabilidade social, destaca-se por abordar um tema no qual, a despeito dos intensos debates, não tem gerado outros modelos, mantendo-se como a referência consagrada entre os estudiosos ao longo dos anos. O presente estudo propõe a aplicação do modelo de Zadek como método de estudo de caso em um indústria de grande porte brasileira, buscando identificar se as características descritas nos cinco estágios da responsabilidade social que podem ser vivenciados dentro das organizações – defensivo, conformidade legal, gerencial orientado à processos, vantagem competitiva e civil – estão presentes no que diz respeito a questão do relacionamento com as comunidades de entorno. Como instrumento de investigação, foram identificados 144 procedimentos formais e documentos públicos da organização no que diz respeito a essa questão, considerando-se esses artefatos como expressões que manifestam a cultura organizacional que vem sendo construída no desenvolvimento desse processo. O tratamento de dados ocorreu por análise de conteúdo. A partir dos resultados das observações sobre como essa indústria tem materializado as experiências e o conhecimento dos colaboradores em procedimentos e declarações de compromissos com a sociedade no relacionamento comunitário é possível aferir a existência de diferentes subculturas (executivos, tecnocratas e operadores) e que elas vivenciam estágios distintos na evolução da aprendizagem organizacional em responsabilidade social ao realizar as interfaces com as comunidades, público considerado estratégico para continuidade dos negócios da empresa. Os resultados gerados por esse estudo constituem um diagnóstico que poderá contribuir para outros estudos futuros que tenham por objetivo elaborar e implementar planos para reduzir a distância entre estágios das diferentes subculturas na aprendizagem organizacional em responsabilidade social.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-04-03T16:43:38Z
2019-04-03T16:43:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9065
Aluno de Mestrado
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.94788332000
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9065
http://dx.doi.org/10.22409/PSG.2018.mp.94788332000
identifier_str_mv Aluno de Mestrado
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135382403317760