Impactos da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de Janeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1875 |
Resumo: | Essa monografia apresenta um panorama da mobilidade urbana e seus impactos sociais, ambientais e econômicos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), a fim de situar suas implicações na qualidade de vida dos cidadãos, no meio ambiente e na economia. Para isso, foi analisada a evolução dos principais indicadores de mobilidade urbana da RMRJ nas últimas décadas, permitindo constatar uma piora nas condições dos deslocamentos das pessoas mesmo com a grande quantidade de investimentos realizada no período. Isto aponta para duas conclusões: os aumentos sucessivos nas taxas de motorização têm contribuído para intensificar os congestionamentos e deteriorar o bem-estar urbano; e as decisões políticas acerca dos investimentos em infraestrutura de transportes não tem sido eficientes para melhorar as condições dos deslocamentos dos cidadãos e propiciar o acesso democrático às funções e equipamentos urbanos. O estudo demonstra que as pessoas são afetadas de forma desigual pela deterioração do sistema de mobilidade urbana de acordo com suas posições sociais e com seus locais de moradia, o que faz com que as condições atuais dos sistemas de trânsito, transporte e uso e ocupação do solo funcionem como um vetor de intensificação do processo de exclusão social. |
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Impactos da mobilidade urbana na Região Metropolitana do Rio de JaneiroMobilidade urbanaTransporteTrânsitoUso e ocupação do soloSustentabilidadePlanejamento urbanoTransporte urbanoTrânsitoRegião Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ)Essa monografia apresenta um panorama da mobilidade urbana e seus impactos sociais, ambientais e econômicos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ), a fim de situar suas implicações na qualidade de vida dos cidadãos, no meio ambiente e na economia. Para isso, foi analisada a evolução dos principais indicadores de mobilidade urbana da RMRJ nas últimas décadas, permitindo constatar uma piora nas condições dos deslocamentos das pessoas mesmo com a grande quantidade de investimentos realizada no período. Isto aponta para duas conclusões: os aumentos sucessivos nas taxas de motorização têm contribuído para intensificar os congestionamentos e deteriorar o bem-estar urbano; e as decisões políticas acerca dos investimentos em infraestrutura de transportes não tem sido eficientes para melhorar as condições dos deslocamentos dos cidadãos e propiciar o acesso democrático às funções e equipamentos urbanos. O estudo demonstra que as pessoas são afetadas de forma desigual pela deterioração do sistema de mobilidade urbana de acordo com suas posições sociais e com seus locais de moradia, o que faz com que as condições atuais dos sistemas de trânsito, transporte e uso e ocupação do solo funcionem como um vetor de intensificação do processo de exclusão social.Cabral, IsabelAlcântara Júnior, ZilmarBaptista, Vinícius FerreiraFernandes, Gilmar Soares2016-07-13T16:23:30Z2016-07-13T16:23:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1875http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-28T19:50:28Zoai:app.uff.br:1/1875Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-28T19:50:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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