A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | São Paulo em Perspectiva (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000100007 |
Resumo: | A crise da mobilidade urbana requer a orquestração e a continuidade de uma série de iniciativas que integram os diversos agentes públicos e privados. São traçadas diretrizes que envolvem a combinação das políticas de uso do solo, transporte e trânsito que devem compor a proposta de um modelo sistêmico em uma abordagem profunda que inclua as questões de oferta de infra-estrutura, distribuição nacional de viagens e monitoramento eletrônico do trânsito. E aí a cultura preventiva deve prevalecer em relação à corretiva. As questões de fluidez devem ter importância secundária em relação às de segurança no trânsito. Esta se resume na identificação e no gerenciamento de riscos envolvendo o fator humano, o meio ambiente, a via pública e o veículo. |
id |
SEADE-1_af16933c1ecf7464af515e8f82039816 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0102-88392001000100007 |
network_acronym_str |
SEADE-1 |
network_name_str |
São Paulo em Perspectiva (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULOmobilidade urbanatransportetrânsito e política públicaA crise da mobilidade urbana requer a orquestração e a continuidade de uma série de iniciativas que integram os diversos agentes públicos e privados. São traçadas diretrizes que envolvem a combinação das políticas de uso do solo, transporte e trânsito que devem compor a proposta de um modelo sistêmico em uma abordagem profunda que inclua as questões de oferta de infra-estrutura, distribuição nacional de viagens e monitoramento eletrônico do trânsito. E aí a cultura preventiva deve prevalecer em relação à corretiva. As questões de fluidez devem ter importância secundária em relação às de segurança no trânsito. Esta se resume na identificação e no gerenciamento de riscos envolvendo o fator humano, o meio ambiente, a via pública e o veículo.Fundação SEADE2001-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000100007São Paulo em Perspectiva v.15 n.1 2001reponame:São Paulo em Perspectiva (Online)instname:Fundação Sistema Estadual de Análise de Dadosinstacron:SEADE10.1590/S0102-88392001000100007info:eu-repo/semantics/openAccessSCARINGELLA,ROBERTO SALVADORpor2002-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S0102-88392001000100007Revistahttp://produtos.seade.gov.br/produtos/spp/index.php?men=resPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpperspectiva@seade.gov.br1806-94520102-8839opendoar:2002-05-02T00:00São Paulo em Perspectiva (Online) - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dadosfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO |
title |
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO |
spellingShingle |
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO SCARINGELLA,ROBERTO SALVADOR mobilidade urbana transporte trânsito e política pública |
title_short |
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO |
title_full |
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO |
title_fullStr |
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO |
title_full_unstemmed |
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO |
title_sort |
A CRISE DA MOBILIDADE URBANA EM SÃO PAULO |
author |
SCARINGELLA,ROBERTO SALVADOR |
author_facet |
SCARINGELLA,ROBERTO SALVADOR |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCARINGELLA,ROBERTO SALVADOR |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mobilidade urbana transporte trânsito e política pública |
topic |
mobilidade urbana transporte trânsito e política pública |
description |
A crise da mobilidade urbana requer a orquestração e a continuidade de uma série de iniciativas que integram os diversos agentes públicos e privados. São traçadas diretrizes que envolvem a combinação das políticas de uso do solo, transporte e trânsito que devem compor a proposta de um modelo sistêmico em uma abordagem profunda que inclua as questões de oferta de infra-estrutura, distribuição nacional de viagens e monitoramento eletrônico do trânsito. E aí a cultura preventiva deve prevalecer em relação à corretiva. As questões de fluidez devem ter importância secundária em relação às de segurança no trânsito. Esta se resume na identificação e no gerenciamento de riscos envolvendo o fator humano, o meio ambiente, a via pública e o veículo. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392001000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0102-88392001000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação SEADE |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação SEADE |
dc.source.none.fl_str_mv |
São Paulo em Perspectiva v.15 n.1 2001 reponame:São Paulo em Perspectiva (Online) instname:Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados instacron:SEADE |
instname_str |
Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados |
instacron_str |
SEADE |
institution |
SEADE |
reponame_str |
São Paulo em Perspectiva (Online) |
collection |
São Paulo em Perspectiva (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
São Paulo em Perspectiva (Online) - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados |
repository.mail.fl_str_mv |
perspectiva@seade.gov.br |
_version_ |
1754824553087893504 |