O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Remigio, Talita Davi de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16034
Resumo: Neste trabalho busco analisar o uso das novas e tradicionais tecnologias nas instituições públicas nas quais estudei e desenvolvi pesquisa. O foco do estudo está baseado em minha trajetória de formação docente. Busco analisar como foram apresentadas e utilizadas as novas e tradicionais tecnologias durante o curso normal médio e na graduação em Pedagogia. Tomo como metodologia os meus relatos de experiências. Resgatei memórias através dos meus cadernos e trabalhos que tenho guardado desde 2008, quando entrei no curso normal. Revisitei também a grade curricular da época para verificar em quais disciplinas e/ou quais trabalhos foram solicitados o uso das novas tecnologias para a sua realização. Analisei também o meu currículo da graduação em Pedagogia, para fazer a mesma análise. Durante a graduação, atuei como bolsista de licenciatura em 2017 e de extensão em 2018, onde adquiri muitas experiências que contribuíram na minha formação. Desta forma, retornei aos registros eletrônicos feitos nos cadernos de campo e anotações durante a realização dos projetos. Sendo assim, empreguei meu olhar como aluna para identificar possíveis dificuldades encontradas durante a minha formação como docente com o uso das novas tecnologias e como discente para analisar a forma como nós, alunos da graduação em Pedagogia da UFF, em Niterói, compreendemos o uso das mesmas
id UFF-2_b958074933777d0ec6c297c40f11bb64
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/16034
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuadaFormação de professoresTecnologiaExperiênciasFormação de professoresExperiênciaTecnologia educacionalNeste trabalho busco analisar o uso das novas e tradicionais tecnologias nas instituições públicas nas quais estudei e desenvolvi pesquisa. O foco do estudo está baseado em minha trajetória de formação docente. Busco analisar como foram apresentadas e utilizadas as novas e tradicionais tecnologias durante o curso normal médio e na graduação em Pedagogia. Tomo como metodologia os meus relatos de experiências. Resgatei memórias através dos meus cadernos e trabalhos que tenho guardado desde 2008, quando entrei no curso normal. Revisitei também a grade curricular da época para verificar em quais disciplinas e/ou quais trabalhos foram solicitados o uso das novas tecnologias para a sua realização. Analisei também o meu currículo da graduação em Pedagogia, para fazer a mesma análise. Durante a graduação, atuei como bolsista de licenciatura em 2017 e de extensão em 2018, onde adquiri muitas experiências que contribuíram na minha formação. Desta forma, retornei aos registros eletrônicos feitos nos cadernos de campo e anotações durante a realização dos projetos. Sendo assim, empreguei meu olhar como aluna para identificar possíveis dificuldades encontradas durante a minha formação como docente com o uso das novas tecnologias e como discente para analisar a forma como nós, alunos da graduação em Pedagogia da UFF, em Niterói, compreendemos o uso das mesmasDominick, Rejany dos SantosRemigio, Talita Davi de Oliveira2020-11-22T15:26:29Z2020-11-22T15:26:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16034http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T16:59:00Zoai:app.uff.br:1/16034Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-14T16:59Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada
title O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada
spellingShingle O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada
Remigio, Talita Davi de Oliveira
Formação de professores
Tecnologia
Experiências
Formação de professores
Experiência
Tecnologia educacional
title_short O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada
title_full O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada
title_fullStr O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada
title_full_unstemmed O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada
title_sort O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada
author Remigio, Talita Davi de Oliveira
author_facet Remigio, Talita Davi de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dominick, Rejany dos Santos
dc.contributor.author.fl_str_mv Remigio, Talita Davi de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Tecnologia
Experiências
Formação de professores
Experiência
Tecnologia educacional
topic Formação de professores
Tecnologia
Experiências
Formação de professores
Experiência
Tecnologia educacional
description Neste trabalho busco analisar o uso das novas e tradicionais tecnologias nas instituições públicas nas quais estudei e desenvolvi pesquisa. O foco do estudo está baseado em minha trajetória de formação docente. Busco analisar como foram apresentadas e utilizadas as novas e tradicionais tecnologias durante o curso normal médio e na graduação em Pedagogia. Tomo como metodologia os meus relatos de experiências. Resgatei memórias através dos meus cadernos e trabalhos que tenho guardado desde 2008, quando entrei no curso normal. Revisitei também a grade curricular da época para verificar em quais disciplinas e/ou quais trabalhos foram solicitados o uso das novas tecnologias para a sua realização. Analisei também o meu currículo da graduação em Pedagogia, para fazer a mesma análise. Durante a graduação, atuei como bolsista de licenciatura em 2017 e de extensão em 2018, onde adquiri muitas experiências que contribuíram na minha formação. Desta forma, retornei aos registros eletrônicos feitos nos cadernos de campo e anotações durante a realização dos projetos. Sendo assim, empreguei meu olhar como aluna para identificar possíveis dificuldades encontradas durante a minha formação como docente com o uso das novas tecnologias e como discente para analisar a forma como nós, alunos da graduação em Pedagogia da UFF, em Niterói, compreendemos o uso das mesmas
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-11-22T15:26:29Z
2020-11-22T15:26:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/16034
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/16034
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838881274396672