O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/16034 |
Resumo: | Neste trabalho busco analisar o uso das novas e tradicionais tecnologias nas instituições públicas nas quais estudei e desenvolvi pesquisa. O foco do estudo está baseado em minha trajetória de formação docente. Busco analisar como foram apresentadas e utilizadas as novas e tradicionais tecnologias durante o curso normal médio e na graduação em Pedagogia. Tomo como metodologia os meus relatos de experiências. Resgatei memórias através dos meus cadernos e trabalhos que tenho guardado desde 2008, quando entrei no curso normal. Revisitei também a grade curricular da época para verificar em quais disciplinas e/ou quais trabalhos foram solicitados o uso das novas tecnologias para a sua realização. Analisei também o meu currículo da graduação em Pedagogia, para fazer a mesma análise. Durante a graduação, atuei como bolsista de licenciatura em 2017 e de extensão em 2018, onde adquiri muitas experiências que contribuíram na minha formação. Desta forma, retornei aos registros eletrônicos feitos nos cadernos de campo e anotações durante a realização dos projetos. Sendo assim, empreguei meu olhar como aluna para identificar possíveis dificuldades encontradas durante a minha formação como docente com o uso das novas tecnologias e como discente para analisar a forma como nós, alunos da graduação em Pedagogia da UFF, em Niterói, compreendemos o uso das mesmas |
id |
UFF-2_b958074933777d0ec6c297c40f11bb64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/16034 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuadaFormação de professoresTecnologiaExperiênciasFormação de professoresExperiênciaTecnologia educacionalNeste trabalho busco analisar o uso das novas e tradicionais tecnologias nas instituições públicas nas quais estudei e desenvolvi pesquisa. O foco do estudo está baseado em minha trajetória de formação docente. Busco analisar como foram apresentadas e utilizadas as novas e tradicionais tecnologias durante o curso normal médio e na graduação em Pedagogia. Tomo como metodologia os meus relatos de experiências. Resgatei memórias através dos meus cadernos e trabalhos que tenho guardado desde 2008, quando entrei no curso normal. Revisitei também a grade curricular da época para verificar em quais disciplinas e/ou quais trabalhos foram solicitados o uso das novas tecnologias para a sua realização. Analisei também o meu currículo da graduação em Pedagogia, para fazer a mesma análise. Durante a graduação, atuei como bolsista de licenciatura em 2017 e de extensão em 2018, onde adquiri muitas experiências que contribuíram na minha formação. Desta forma, retornei aos registros eletrônicos feitos nos cadernos de campo e anotações durante a realização dos projetos. Sendo assim, empreguei meu olhar como aluna para identificar possíveis dificuldades encontradas durante a minha formação como docente com o uso das novas tecnologias e como discente para analisar a forma como nós, alunos da graduação em Pedagogia da UFF, em Niterói, compreendemos o uso das mesmasDominick, Rejany dos SantosRemigio, Talita Davi de Oliveira2020-11-22T15:26:29Z2020-11-22T15:26:29Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/16034http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-14T16:59:00Zoai:app.uff.br:1/16034Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:15:55.164829Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada |
title |
O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada |
spellingShingle |
O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada Remigio, Talita Davi de Oliveira Formação de professores Tecnologia Experiências Formação de professores Experiência Tecnologia educacional |
title_short |
O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada |
title_full |
O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada |
title_fullStr |
O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada |
title_full_unstemmed |
O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada |
title_sort |
O uso e o incentivo das novas tecnologias na formação inicial de professores e na formação continuada |
author |
Remigio, Talita Davi de Oliveira |
author_facet |
Remigio, Talita Davi de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dominick, Rejany dos Santos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Remigio, Talita Davi de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Tecnologia Experiências Formação de professores Experiência Tecnologia educacional |
topic |
Formação de professores Tecnologia Experiências Formação de professores Experiência Tecnologia educacional |
description |
Neste trabalho busco analisar o uso das novas e tradicionais tecnologias nas instituições públicas nas quais estudei e desenvolvi pesquisa. O foco do estudo está baseado em minha trajetória de formação docente. Busco analisar como foram apresentadas e utilizadas as novas e tradicionais tecnologias durante o curso normal médio e na graduação em Pedagogia. Tomo como metodologia os meus relatos de experiências. Resgatei memórias através dos meus cadernos e trabalhos que tenho guardado desde 2008, quando entrei no curso normal. Revisitei também a grade curricular da época para verificar em quais disciplinas e/ou quais trabalhos foram solicitados o uso das novas tecnologias para a sua realização. Analisei também o meu currículo da graduação em Pedagogia, para fazer a mesma análise. Durante a graduação, atuei como bolsista de licenciatura em 2017 e de extensão em 2018, onde adquiri muitas experiências que contribuíram na minha formação. Desta forma, retornei aos registros eletrônicos feitos nos cadernos de campo e anotações durante a realização dos projetos. Sendo assim, empreguei meu olhar como aluna para identificar possíveis dificuldades encontradas durante a minha formação como docente com o uso das novas tecnologias e como discente para analisar a forma como nós, alunos da graduação em Pedagogia da UFF, em Niterói, compreendemos o uso das mesmas |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-11-22T15:26:29Z 2020-11-22T15:26:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16034 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/16034 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823707032649728 |