Um modelo alternativo para execução eficiente de aplicações paralelas MPI nas grades computacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/18765 |
Resumo: | Apesar do crescimento exponencial da capacidade de processamento e armazenamento dos computadores nas últimas décadas, existe uma demanda cada vez maior por poder computacional. Com o advento das grades computacionais (computational grids), é possível o acesso a um número maior de recurso a um baixo custo. Porém, diferentemente dos clusters dos computadores que normalmente são compostos de um número limitado de recursos homogêneos e dedicados, as grades computacionais são compostas por recursos dinâmicos, heterogêneos e compartilhados que podem estar dispersos geograficamente e sujeitos a políticas de acesso distintas. Essas características fazem com que a execução eficiente de programas paralelos nesses ambientes seja uma tarefa complexa. Mesmo com todas as diferenças entre os ambientes tradicionais de computação de alto desempenho e as grades, a maioria dos progamas continua sendo executada em ambientes de grade utilizando o modelo padrão de execução, que aloca um processo por processador durante toda a duração da aplicação. Com o objetivo de explorar melhor as principais características das grades computionais, como, por exemplo, heterogeneidade, compartilhamento e dinamismo, esse trabalho propõe a adoção de um modelo alternativo de execução onde a principal característica é a execução de uma tarefa por processo. Mais importante, através desse modelo alternativo, este trabalho de tese mostra a viabilidade de se executar eficientemente aplicações fortemente acopladas nas grades. Ainda nesta tese, o modelo proposto é validado através de experimentos em ambientes grades reais utilizando comparações de desempenho entre programas que executam sob o modelo tradicional e sob o modelo alternativo. Além disso, outros experimentos destacam as vantagens do novo modelo para implementação de mecanismos de escalonamento de tarefas e tolerância a falhas. Os resutados mostram a eficácia do modelo proposto para ambientes de grade conseguindo não só ser melhor do que o modelo tradicional mas também obter resultados próximos de um limite inferior em vários experimentos, inclusive para aplicações fortemente acopladas. Como as estimativas iniciais sobre a aplicação e o ambiente de execução podem ser imprecisas, esse trabalho também avalia a sensibilidade da estratégia proposta as imprecisões do modelo da aplicação e a da arquitetura. Os resultados mostram que é possível conseguir bom desempenho mesmo que as estimativas iniciais sobre as tarefas da aplicação e sobre as condições dos recursos não sejam precisas. |
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Um modelo alternativo para execução eficiente de aplicações paralelas MPI nas grades computacionaisInformáticaProcessamento paralelo (Computador)Programa MPI (Message Passage Interface)Sistema de computação em gradeGrades computacionaisModelo de execução alternativoEscalonamento de tarefasCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::TEORIA DA COMPUTACAO::COMPUTABILIDADE E MODELOS DE COMPUTACAOApesar do crescimento exponencial da capacidade de processamento e armazenamento dos computadores nas últimas décadas, existe uma demanda cada vez maior por poder computacional. Com o advento das grades computacionais (computational grids), é possível o acesso a um número maior de recurso a um baixo custo. Porém, diferentemente dos clusters dos computadores que normalmente são compostos de um número limitado de recursos homogêneos e dedicados, as grades computacionais são compostas por recursos dinâmicos, heterogêneos e compartilhados que podem estar dispersos geograficamente e sujeitos a políticas de acesso distintas. Essas características fazem com que a execução eficiente de programas paralelos nesses ambientes seja uma tarefa complexa. Mesmo com todas as diferenças entre os ambientes tradicionais de computação de alto desempenho e as grades, a maioria dos progamas continua sendo executada em ambientes de grade utilizando o modelo padrão de execução, que aloca um processo por processador durante toda a duração da aplicação. Com o objetivo de explorar melhor as principais características das grades computionais, como, por exemplo, heterogeneidade, compartilhamento e dinamismo, esse trabalho propõe a adoção de um modelo alternativo de execução onde a principal característica é a execução de uma tarefa por processo. Mais importante, através desse modelo alternativo, este trabalho de tese mostra a viabilidade de se executar eficientemente aplicações fortemente acopladas nas grades. Ainda nesta tese, o modelo proposto é validado através de experimentos em ambientes grades reais utilizando comparações de desempenho entre programas que executam sob o modelo tradicional e sob o modelo alternativo. Além disso, outros experimentos destacam as vantagens do novo modelo para implementação de mecanismos de escalonamento de tarefas e tolerância a falhas. Os resutados mostram a eficácia do modelo proposto para ambientes de grade conseguindo não só ser melhor do que o modelo tradicional mas também obter resultados próximos de um limite inferior em vários experimentos, inclusive para aplicações fortemente acopladas. Como as estimativas iniciais sobre a aplicação e o ambiente de execução podem ser imprecisas, esse trabalho também avalia a sensibilidade da estratégia proposta as imprecisões do modelo da aplicação e a da arquitetura. Os resultados mostram que é possível conseguir bom desempenho mesmo que as estimativas iniciais sobre as tarefas da aplicação e sobre as condições dos recursos não sejam precisas.Programa de Pós-Graduação em ComputaçãoComputaçãoBoeres, Maria Cristina SilvaCPF:29609077322http://lattes.cnpq.br/0306766365983082Rebello, Eugene Francis VinodCPF:29509088322http://lattes.cnpq.br/8795680989708219Sena, Alexandre da Costa2021-03-10T20:45:32Z2010-04-162021-03-10T20:45:32Z2008-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/18765porCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-03-10T20:45:32Zoai:app.uff.br:1/18765Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:05:56.905658Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Apesar do crescimento exponencial da capacidade de processamento e armazenamento dos computadores nas últimas décadas, existe uma demanda cada vez maior por poder computacional. Com o advento das grades computacionais (computational grids), é possível o acesso a um número maior de recurso a um baixo custo. Porém, diferentemente dos clusters dos computadores que normalmente são compostos de um número limitado de recursos homogêneos e dedicados, as grades computacionais são compostas por recursos dinâmicos, heterogêneos e compartilhados que podem estar dispersos geograficamente e sujeitos a políticas de acesso distintas. Essas características fazem com que a execução eficiente de programas paralelos nesses ambientes seja uma tarefa complexa. Mesmo com todas as diferenças entre os ambientes tradicionais de computação de alto desempenho e as grades, a maioria dos progamas continua sendo executada em ambientes de grade utilizando o modelo padrão de execução, que aloca um processo por processador durante toda a duração da aplicação. Com o objetivo de explorar melhor as principais características das grades computionais, como, por exemplo, heterogeneidade, compartilhamento e dinamismo, esse trabalho propõe a adoção de um modelo alternativo de execução onde a principal característica é a execução de uma tarefa por processo. Mais importante, através desse modelo alternativo, este trabalho de tese mostra a viabilidade de se executar eficientemente aplicações fortemente acopladas nas grades. Ainda nesta tese, o modelo proposto é validado através de experimentos em ambientes grades reais utilizando comparações de desempenho entre programas que executam sob o modelo tradicional e sob o modelo alternativo. Além disso, outros experimentos destacam as vantagens do novo modelo para implementação de mecanismos de escalonamento de tarefas e tolerância a falhas. Os resutados mostram a eficácia do modelo proposto para ambientes de grade conseguindo não só ser melhor do que o modelo tradicional mas também obter resultados próximos de um limite inferior em vários experimentos, inclusive para aplicações fortemente acopladas. Como as estimativas iniciais sobre a aplicação e o ambiente de execução podem ser imprecisas, esse trabalho também avalia a sensibilidade da estratégia proposta as imprecisões do modelo da aplicação e a da arquitetura. Os resultados mostram que é possível conseguir bom desempenho mesmo que as estimativas iniciais sobre as tarefas da aplicação e sobre as condições dos recursos não sejam precisas. |
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