O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Iury Quintes dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22242
Resumo: Considerando as grandes dificuldades de aprendizagem nos conceitos de Álgebra Linear no curso de graduação em Matemática Licenciatura, que também possui vasta base curricular na ementa prevista para BNCC, que este tema foi escolhido para este presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina, e como o futuro professor do Ensino básico portará sua didática para trabalhar tais conteúdo? Nesta visão, a Teoria de campos conceituais de Vergnaud torna-se de suma importância para analisar os conceitos e relacioná-los com as diferentes situações problemas o qual o aluno se encontrará. A investigação foi feita tendo por base um formulário respondido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense - Niterói, a respeito de sua familiaridade com o ensino de conteúdos de Álgebra Linear. A partir dos resultados, pode-se dizer que de forma geral que o ensino de Álgebra Linear ainda não está sendo claro afim de que tais ementas possam ser trabalhadas com diferentes metodologias além das tradicionais já vistas em sala de aula
id UFF-2_b9b252305f4a3f46972aaac59307a26f
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22242
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formaçãoTeoria dos campos conceituaisEnsino de álgebra linearLicenciatura em matemáticaEnsino de álgebra linearUniversidade Federal FluminenseAvaliação educacionalFormação de professorTheory of conceptual fieldsTeachingl linear algebraDegree in MathematicsConsiderando as grandes dificuldades de aprendizagem nos conceitos de Álgebra Linear no curso de graduação em Matemática Licenciatura, que também possui vasta base curricular na ementa prevista para BNCC, que este tema foi escolhido para este presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina, e como o futuro professor do Ensino básico portará sua didática para trabalhar tais conteúdo? Nesta visão, a Teoria de campos conceituais de Vergnaud torna-se de suma importância para analisar os conceitos e relacioná-los com as diferentes situações problemas o qual o aluno se encontrará. A investigação foi feita tendo por base um formulário respondido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense - Niterói, a respeito de sua familiaridade com o ensino de conteúdos de Álgebra Linear. A partir dos resultados, pode-se dizer que de forma geral que o ensino de Álgebra Linear ainda não está sendo claro afim de que tais ementas possam ser trabalhadas com diferentes metodologias além das tradicionais já vistas em sala de aulaThe theme of this study was conceived considering all the difficulties related with learning the concepts of Linear Algebra in the undergraduate course in Mathematics. Although there are some studies that deal with the issue of teaching and learning linear algebra, there is still a lack of research in this area, especially with the focus on how those undergraduate students (which will be teacher in the near future) will use its didactics skills to work such contents with middle school and high school students. The study uses the “Conceptual Field Theory”, proposed by Vergnaud, to analyze concepts and relate then with a number of situations and problems that the student may find during the learning process. The analysis was conceived based on a form answered by mathematics undergraduate students from Fluminense Federal University, where questions about its familiarity with learning process applied to linear algebra where considered. The main conclusion obtained from the forms analysis is that linear algebra teaching process has not yet been adapted to absorb other methodologies than the traditional ones. 44 f.Pacoricona, Aldo Amilcar BazanAbdon, Miriam del MilagroPesco., Dirce UesuSantos, Iury Quintes dos2021-05-31T17:48:01Z2021-05-31T17:48:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Iury Quintes dos. O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22242Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:26:53Zoai:app.uff.br:1/22242Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-26T23:26:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação
title O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação
spellingShingle O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação
Santos, Iury Quintes dos
Teoria dos campos conceituais
Ensino de álgebra linear
Licenciatura em matemática
Ensino de álgebra linear
Universidade Federal Fluminense
Avaliação educacional
Formação de professor
Theory of conceptual fields
Teachingl linear algebra
Degree in Mathematics
title_short O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação
title_full O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação
title_fullStr O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação
title_full_unstemmed O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação
title_sort O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação
author Santos, Iury Quintes dos
author_facet Santos, Iury Quintes dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacoricona, Aldo Amilcar Bazan
Abdon, Miriam del Milagro
Pesco., Dirce Uesu
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Iury Quintes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria dos campos conceituais
Ensino de álgebra linear
Licenciatura em matemática
Ensino de álgebra linear
Universidade Federal Fluminense
Avaliação educacional
Formação de professor
Theory of conceptual fields
Teachingl linear algebra
Degree in Mathematics
topic Teoria dos campos conceituais
Ensino de álgebra linear
Licenciatura em matemática
Ensino de álgebra linear
Universidade Federal Fluminense
Avaliação educacional
Formação de professor
Theory of conceptual fields
Teachingl linear algebra
Degree in Mathematics
description Considerando as grandes dificuldades de aprendizagem nos conceitos de Álgebra Linear no curso de graduação em Matemática Licenciatura, que também possui vasta base curricular na ementa prevista para BNCC, que este tema foi escolhido para este presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina, e como o futuro professor do Ensino básico portará sua didática para trabalhar tais conteúdo? Nesta visão, a Teoria de campos conceituais de Vergnaud torna-se de suma importância para analisar os conceitos e relacioná-los com as diferentes situações problemas o qual o aluno se encontrará. A investigação foi feita tendo por base um formulário respondido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense - Niterói, a respeito de sua familiaridade com o ensino de conteúdos de Álgebra Linear. A partir dos resultados, pode-se dizer que de forma geral que o ensino de Álgebra Linear ainda não está sendo claro afim de que tais ementas possam ser trabalhadas com diferentes metodologias além das tradicionais já vistas em sala de aula
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-05-31T17:48:01Z
2021-05-31T17:48:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Iury Quintes dos. O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22242
Aluno de Graduação
identifier_str_mv SANTOS, Iury Quintes dos. O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838686479384576