O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22242 |
Resumo: | Considerando as grandes dificuldades de aprendizagem nos conceitos de Álgebra Linear no curso de graduação em Matemática Licenciatura, que também possui vasta base curricular na ementa prevista para BNCC, que este tema foi escolhido para este presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina, e como o futuro professor do Ensino básico portará sua didática para trabalhar tais conteúdo? Nesta visão, a Teoria de campos conceituais de Vergnaud torna-se de suma importância para analisar os conceitos e relacioná-los com as diferentes situações problemas o qual o aluno se encontrará. A investigação foi feita tendo por base um formulário respondido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense - Niterói, a respeito de sua familiaridade com o ensino de conteúdos de Álgebra Linear. A partir dos resultados, pode-se dizer que de forma geral que o ensino de Álgebra Linear ainda não está sendo claro afim de que tais ementas possam ser trabalhadas com diferentes metodologias além das tradicionais já vistas em sala de aula |
id |
UFF-2_b9b252305f4a3f46972aaac59307a26f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22242 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formaçãoTeoria dos campos conceituaisEnsino de álgebra linearLicenciatura em matemáticaEnsino de álgebra linearUniversidade Federal FluminenseAvaliação educacionalFormação de professorTheory of conceptual fieldsTeachingl linear algebraDegree in MathematicsConsiderando as grandes dificuldades de aprendizagem nos conceitos de Álgebra Linear no curso de graduação em Matemática Licenciatura, que também possui vasta base curricular na ementa prevista para BNCC, que este tema foi escolhido para este presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina, e como o futuro professor do Ensino básico portará sua didática para trabalhar tais conteúdo? Nesta visão, a Teoria de campos conceituais de Vergnaud torna-se de suma importância para analisar os conceitos e relacioná-los com as diferentes situações problemas o qual o aluno se encontrará. A investigação foi feita tendo por base um formulário respondido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense - Niterói, a respeito de sua familiaridade com o ensino de conteúdos de Álgebra Linear. A partir dos resultados, pode-se dizer que de forma geral que o ensino de Álgebra Linear ainda não está sendo claro afim de que tais ementas possam ser trabalhadas com diferentes metodologias além das tradicionais já vistas em sala de aulaThe theme of this study was conceived considering all the difficulties related with learning the concepts of Linear Algebra in the undergraduate course in Mathematics. Although there are some studies that deal with the issue of teaching and learning linear algebra, there is still a lack of research in this area, especially with the focus on how those undergraduate students (which will be teacher in the near future) will use its didactics skills to work such contents with middle school and high school students. The study uses the “Conceptual Field Theory”, proposed by Vergnaud, to analyze concepts and relate then with a number of situations and problems that the student may find during the learning process. The analysis was conceived based on a form answered by mathematics undergraduate students from Fluminense Federal University, where questions about its familiarity with learning process applied to linear algebra where considered. The main conclusion obtained from the forms analysis is that linear algebra teaching process has not yet been adapted to absorb other methodologies than the traditional ones. 44 f.Pacoricona, Aldo Amilcar BazanAbdon, Miriam del MilagroPesco., Dirce UesuSantos, Iury Quintes dos2021-05-31T17:48:01Z2021-05-31T17:48:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSANTOS, Iury Quintes dos. O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/22242Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-26T23:26:53Zoai:app.uff.br:1/22242Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-26T23:26:53Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação |
title |
O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação |
spellingShingle |
O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação Santos, Iury Quintes dos Teoria dos campos conceituais Ensino de álgebra linear Licenciatura em matemática Ensino de álgebra linear Universidade Federal Fluminense Avaliação educacional Formação de professor Theory of conceptual fields Teachingl linear algebra Degree in Mathematics |
title_short |
O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação |
title_full |
O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação |
title_fullStr |
O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação |
title_full_unstemmed |
O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação |
title_sort |
O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação |
author |
Santos, Iury Quintes dos |
author_facet |
Santos, Iury Quintes dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pacoricona, Aldo Amilcar Bazan Abdon, Miriam del Milagro Pesco., Dirce Uesu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Iury Quintes dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria dos campos conceituais Ensino de álgebra linear Licenciatura em matemática Ensino de álgebra linear Universidade Federal Fluminense Avaliação educacional Formação de professor Theory of conceptual fields Teachingl linear algebra Degree in Mathematics |
topic |
Teoria dos campos conceituais Ensino de álgebra linear Licenciatura em matemática Ensino de álgebra linear Universidade Federal Fluminense Avaliação educacional Formação de professor Theory of conceptual fields Teachingl linear algebra Degree in Mathematics |
description |
Considerando as grandes dificuldades de aprendizagem nos conceitos de Álgebra Linear no curso de graduação em Matemática Licenciatura, que também possui vasta base curricular na ementa prevista para BNCC, que este tema foi escolhido para este presente trabalho. Embora existam pesquisas que tratem do ensino e aprendizagem da Álgebra Linear, há uma carência de investigações sobre o ensino e aprendizagem desta disciplina, e como o futuro professor do Ensino básico portará sua didática para trabalhar tais conteúdo? Nesta visão, a Teoria de campos conceituais de Vergnaud torna-se de suma importância para analisar os conceitos e relacioná-los com as diferentes situações problemas o qual o aluno se encontrará. A investigação foi feita tendo por base um formulário respondido por alunos do curso de Licenciatura em Matemática, da Universidade Federal Fluminense - Niterói, a respeito de sua familiaridade com o ensino de conteúdos de Álgebra Linear. A partir dos resultados, pode-se dizer que de forma geral que o ensino de Álgebra Linear ainda não está sendo claro afim de que tais ementas possam ser trabalhadas com diferentes metodologias além das tradicionais já vistas em sala de aula |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-05-31T17:48:01Z 2021-05-31T17:48:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Iury Quintes dos. O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. https://app.uff.br/riuff/handle/1/22242 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
SANTOS, Iury Quintes dos. O ensino da álgebra linear no curso de Matemática Licenciatura: uma investigação quanto a configuração das propostas didáticas durante o processo de formação. 2020. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020. Aluno de Graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838686479384576 |