Formação de professores em tempos neoliberais: Crítica ao Parfor enquanto política de resiliência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Higson Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15863
Resumo: Este estudo doutoral está circunscrito à linha “Trabalho e Educação” da Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Objetiva analisar as Políticas de Formação de Professores, com ênfase no Plano Nacional de Formação de Professores da educação básica (PARFOR), frente à suposta escassez de mão de obra docente, que identifica a necessidade de (con)formar o professor enquanto um sujeito resiliente e intelectual orgânico da pedagogia da hegemonia que está submetido à nova razão de mundo, a razão neoliberal. Para a reflexão metodológica, adota o materialismo histórico e dialético enquanto método de análise, postura política e concepção de homem e sociedade, visto que, tais incursões estão associadas diretamente à crítica ao modo do tratamento do real, especificamente, no modo de produção capitalista. Os resultados do estudo evidenciam os nexos e as determinações entre as atuais políticas de formação de professores, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e os novos aparelhos de hegemonia do capital Todos pela Educação, “nova” CAPES e Fórum permanente da formação de professores – em tempos neoliberais. Com esses resultados, compreende-se, também, o Parfor enquanto uma política de resiliência que se transfigura no amoldamento da formação e da força de trabalho docente nesse contexto de crise generalizada e de responsabilização dos professores pelo fracasso escolar e pelo fraco desempenho econômico do país. O estudo constata, ainda, que o Parfor impulsiona à precarização e à intensificação do trabalho docente através da tendência à “Uberização docente”. E conclui que as políticas de formação de professores estão submetidas à racionalidade neoliberal e visam à formação de professores resilientes, através do processo de certificação em massa, por meio de programas emergenciais. A formação de professores resilientes é necessária para a obtenção do consenso ativo das classes subalternas e da manutenção da hegemonia neoliberal.
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Para a reflexão metodológica, adota o materialismo histórico e dialético enquanto método de análise, postura política e concepção de homem e sociedade, visto que, tais incursões estão associadas diretamente à crítica ao modo do tratamento do real, especificamente, no modo de produção capitalista. Os resultados do estudo evidenciam os nexos e as determinações entre as atuais políticas de formação de professores, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e os novos aparelhos de hegemonia do capital Todos pela Educação, “nova” CAPES e Fórum permanente da formação de professores – em tempos neoliberais. Com esses resultados, compreende-se, também, o Parfor enquanto uma política de resiliência que se transfigura no amoldamento da formação e da força de trabalho docente nesse contexto de crise generalizada e de responsabilização dos professores pelo fracasso escolar e pelo fraco desempenho econômico do país. O estudo constata, ainda, que o Parfor impulsiona à precarização e à intensificação do trabalho docente através da tendência à “Uberização docente”. E conclui que as políticas de formação de professores estão submetidas à racionalidade neoliberal e visam à formação de professores resilientes, através do processo de certificação em massa, por meio de programas emergenciais. A formação de professores resilientes é necessária para a obtenção do consenso ativo das classes subalternas e da manutenção da hegemonia neoliberal.This doctoral study is restricted to the line “Labor and Education” in the Post-Graduation course of Universidade Federal Fluminense. It intends to analyze the Teacher Training Policies, with emphasis on the National Plan for Basic Education Teacher-Training (PARFOR), considering the supposed scarcity of educational workforce, which identifies the need of training teachers and making them be content as resilient and intellectual individuals subordinated to the pedagogy of hegemony who are subjected to the new world mind, the neoliberal mind. For the methodological consideration, it adopts the historical and dialectic materialism as a method of analyses, political posture and conception of man and society, inasmuch as such incursions are directly associated with criticism on the real treatment manner, specifically, in the capitalist production fashion. The results of this study evidence the connections and the determinations amongst the current teacher training policies, the Organization for Cooperation and Economic Development (OCDE), and the new capital hegemony devices All For Education, “new” CAPES and the Permanent Forum of Teacher Training – in neoliberal times. Through these results, it is also possible to understand PARFOR as a resiliency policy that transforms itself into the moulding of the educational training and workforce in this context of widespread crisis and teachers being hold accountable for the educational failure and poor economic performance of the country. It further testifies that PARFOR stimulates educational work instability and intensification through the tendency of “Educational Uber-ization”. It concludes that teacher-training policies are subjected to the neoliberal rationality and seek the development of resilient teachers, through the process of mass certification, through emergency programs. The development of resilient teachers is necessary to obtain the active consent of subordinate classes and the maintenance of the neoliberal hegemony.357 f.Trein, Eunice SchillingRodrigues, José dos SantosLima, Katia Regina de SouzaNozaki, Hajime TakeuchiFreitas, Rogério Gonçalves deSantos, Jailson Alves dosSobrinho, José Pereira de Sousahttp://lattes.cnpq.br/0799848135691062http://lattes.cnpq.br/0766029731919114Coelho, Higson Rodrigues2020-11-10T21:23:21Z2020-11-10T21:23:21Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCoelho, Higson Rodrigues. Formação de professores em tempos neoliberais: crítica ao Parfor enquanto política de resiliência. 2017. 356 f. 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