Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natália Gomes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3663
Resumo: Grande parte dos livros atuais trabalham com estratégias de marketing para médias e grandes empresas, gerando certa dificuldade em adaptar tais conceitos às micro e pequenas empresas. Partindo dessa deficiência, este trabalho vem citar algumas referências já elaboradas nessa área, bem como, associar tais conceitos a casos práticos e analisar como as estratégias de marketing podem auxiliar o crescimento dessas micro e pequenas empresas. Alguns conteúdos direcionados a médias e grandes empresas serão trabalhados de maneira que se adéquem à realidade das empresas de pequeno porte. O principal objetivo do trabalho é analisar se é possível aplicar as estratégias de marketing citadas nas empresas em questão, especialmente das analisadas no estudo de caso, qual a melhor maneira de fazê-lo e qual a contribuição dessa aplicação para as mesmas. Serão descritos e analisados, neste trabalho, estudos de casos de micro e pequenas empresas da região sul fluminense. Ao final, o trabalho demonstra que com um pouco de planejamento e dando a devida importância às estratégias discutidas, micro e pequenas empresas também podem se beneficiar muito delas, ainda que seja em uma proporção menor do que as grandes organizações. E que tais estratégias são de importância vital também para empresas de menor porte
id UFF-2_b9ffc84010000b4227bec6b2ef9b27fe
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/3663
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJMarketingMicroPequenasEmpresasEstratégiasMarketingMicroempresaPequena empresaEstratégiaMarketingMicroSmallEnterprisesStrategiesGrande parte dos livros atuais trabalham com estratégias de marketing para médias e grandes empresas, gerando certa dificuldade em adaptar tais conceitos às micro e pequenas empresas. Partindo dessa deficiência, este trabalho vem citar algumas referências já elaboradas nessa área, bem como, associar tais conceitos a casos práticos e analisar como as estratégias de marketing podem auxiliar o crescimento dessas micro e pequenas empresas. Alguns conteúdos direcionados a médias e grandes empresas serão trabalhados de maneira que se adéquem à realidade das empresas de pequeno porte. O principal objetivo do trabalho é analisar se é possível aplicar as estratégias de marketing citadas nas empresas em questão, especialmente das analisadas no estudo de caso, qual a melhor maneira de fazê-lo e qual a contribuição dessa aplicação para as mesmas. Serão descritos e analisados, neste trabalho, estudos de casos de micro e pequenas empresas da região sul fluminense. Ao final, o trabalho demonstra que com um pouco de planejamento e dando a devida importância às estratégias discutidas, micro e pequenas empresas também podem se beneficiar muito delas, ainda que seja em uma proporção menor do que as grandes organizações. E que tais estratégias são de importância vital também para empresas de menor porteThe most part of the literature works with marketing strategies for medi um and large companies, creating some difficulty in adapting these concepts to micro and small enterprises. From this deficiency, this work come to explore some references that had already been produced in this area, as well, link such concepts in practical cases and examine how marketing strategies can help the growth of these micro and small enterprises. Some content targeted at midsize and large companies will be worked out in ways that suit the reality of small businesses. The main objective is to verify if it's possible to apply the marketing strategies mentioned in the companies concemed, especially those analyzed in the studied case, and what is the"better way to do it and what the contribution of that application to them. Will be described and analyzed in this work, studied cases of micro and small enterprises in the southem region of Rio de JaneiroAbegão, Luís HenriqueOliveira, Murilo AlvarengaPereira, Rodrigo Carlos MarquesOliveira, Natália Gomes de2017-05-18T12:50:35Z2017-05-18T12:50:35Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3663CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T19:10:02Zoai:app.uff.br:1/3663Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:46:14.055793Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ
title Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ
spellingShingle Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ
Oliveira, Natália Gomes de
Marketing
Micro
Pequenas
Empresas
Estratégias
Marketing
Microempresa
Pequena empresa
Estratégia
Marketing
Micro
Small
Enterprises
Strategies
title_short Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ
title_full Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ
title_fullStr Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ
title_full_unstemmed Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ
title_sort Estratégias de marketing em micro e pequenas empresas: um estudo de caso na Região do Médio Paraíba - RJ
author Oliveira, Natália Gomes de
author_facet Oliveira, Natália Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Abegão, Luís Henrique
Oliveira, Murilo Alvarenga
Pereira, Rodrigo Carlos Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Natália Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Micro
Pequenas
Empresas
Estratégias
Marketing
Microempresa
Pequena empresa
Estratégia
Marketing
Micro
Small
Enterprises
Strategies
topic Marketing
Micro
Pequenas
Empresas
Estratégias
Marketing
Microempresa
Pequena empresa
Estratégia
Marketing
Micro
Small
Enterprises
Strategies
description Grande parte dos livros atuais trabalham com estratégias de marketing para médias e grandes empresas, gerando certa dificuldade em adaptar tais conceitos às micro e pequenas empresas. Partindo dessa deficiência, este trabalho vem citar algumas referências já elaboradas nessa área, bem como, associar tais conceitos a casos práticos e analisar como as estratégias de marketing podem auxiliar o crescimento dessas micro e pequenas empresas. Alguns conteúdos direcionados a médias e grandes empresas serão trabalhados de maneira que se adéquem à realidade das empresas de pequeno porte. O principal objetivo do trabalho é analisar se é possível aplicar as estratégias de marketing citadas nas empresas em questão, especialmente das analisadas no estudo de caso, qual a melhor maneira de fazê-lo e qual a contribuição dessa aplicação para as mesmas. Serão descritos e analisados, neste trabalho, estudos de casos de micro e pequenas empresas da região sul fluminense. Ao final, o trabalho demonstra que com um pouco de planejamento e dando a devida importância às estratégias discutidas, micro e pequenas empresas também podem se beneficiar muito delas, ainda que seja em uma proporção menor do que as grandes organizações. E que tais estratégias são de importância vital também para empresas de menor porte
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-18T12:50:35Z
2017-05-18T12:50:35Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/3663
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/3663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823564120129536