A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924 |
Resumo: | O seguinte trabalho surge a partir da implantação do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de educação física da Universidade Federal Fluminense. Após participarmos de diversos processos avaliativos do projeto e seus resultados nas escolas e universidade, foi possível observar melhorias consideráveis em relação a maneira do universitário licenciando se relacionar com as questões da escola e com sua futura carreira docente, além de contribuir com a formação continuada dos professores supervisores e potencializar a qualidade do ensino ofertado aos alunos das escolas da rede pública de ensino. Com isso, julgamos necessário questionar aos alunos sobre a importância e a capacidade do PIBID enquanto uma política governamental que visa qualificar o ensino. Portanto, o trabalho consiste em analisar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência sobre a Escola, contextualizando todas as variáveis que a cerca, como o ambiente escolar, a relação professor–aluno, a qualidade do ensino, e a variedade e importância dos conteúdos trabalhados. Caracterizando e descrevendo as abordagens metodológicas, as ações desenvolvidas na escola, e a pesquisa de campo realizada para retratar a visão dos alunos sobre os pontos citados, a fim de exercer uma análise baseada na avaliação dos mesmos |
id |
UFF-2_ba49c4ee824a9bb4512ff763f2f13a9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/9924 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projetoQualificação profissionalEducação física escolarPIBIDQualificação profissionalEducação físicaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Professional qualificationPhysical educationPIBIDO seguinte trabalho surge a partir da implantação do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de educação física da Universidade Federal Fluminense. Após participarmos de diversos processos avaliativos do projeto e seus resultados nas escolas e universidade, foi possível observar melhorias consideráveis em relação a maneira do universitário licenciando se relacionar com as questões da escola e com sua futura carreira docente, além de contribuir com a formação continuada dos professores supervisores e potencializar a qualidade do ensino ofertado aos alunos das escolas da rede pública de ensino. Com isso, julgamos necessário questionar aos alunos sobre a importância e a capacidade do PIBID enquanto uma política governamental que visa qualificar o ensino. Portanto, o trabalho consiste em analisar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência sobre a Escola, contextualizando todas as variáveis que a cerca, como o ambiente escolar, a relação professor–aluno, a qualidade do ensino, e a variedade e importância dos conteúdos trabalhados. Caracterizando e descrevendo as abordagens metodológicas, as ações desenvolvidas na escola, e a pesquisa de campo realizada para retratar a visão dos alunos sobre os pontos citados, a fim de exercer uma análise baseada na avaliação dos mesmosThe following work arises from the implementation of PIBID Project - Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching, in the course of Physical Education of the Universidade Federal Fluminense. After partaking of various evaluation processes of the project and its results in schools and university, we observed considerable improvement over the way the university licensing relate to school issues and their future teaching career, and contribute to the continuing education of supervising teachers and enhance the quality of education offered to students of schools of public schools. Thus, we deem it necessary to question students about the importance and capacity of PIBID as a government policy that aims to qualify the teaching. Therefore, the work is to analyze the influence of the Institutional Scholarship Program Initiation will Teaching about the school, contextualizing all the variables that about, as the school environment, the teacher-student relationship, the quality of education, and the variety and importance of the contents worked. Featuring and describing the methodological approaches, the actions undertaken in school, and field research to portray the views of students about the points cited in order to pursue an analysis based on the evaluation.Terra, Dinah VasconcellosCarvalho, Nelson Teixeira deAboud, Sérgio RicardoMariano, Leandro Henrique Silva2019-06-10T17:26:48Z2019-06-10T17:26:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARIANO, Leandro Henrique Silva. A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-12T13:10:51Zoai:app.uff.br:1/9924Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:47.985052Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto |
title |
A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto |
spellingShingle |
A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto Mariano, Leandro Henrique Silva Qualificação profissional Educação física escolar PIBID Qualificação profissional Educação física Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Professional qualification Physical education PIBID |
title_short |
A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto |
title_full |
A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto |
title_fullStr |
A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto |
title_full_unstemmed |
A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto |
title_sort |
A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto |
author |
Mariano, Leandro Henrique Silva |
author_facet |
Mariano, Leandro Henrique Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Terra, Dinah Vasconcellos Carvalho, Nelson Teixeira de Aboud, Sérgio Ricardo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mariano, Leandro Henrique Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualificação profissional Educação física escolar PIBID Qualificação profissional Educação física Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Professional qualification Physical education PIBID |
topic |
Qualificação profissional Educação física escolar PIBID Qualificação profissional Educação física Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil) Professional qualification Physical education PIBID |
description |
O seguinte trabalho surge a partir da implantação do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de educação física da Universidade Federal Fluminense. Após participarmos de diversos processos avaliativos do projeto e seus resultados nas escolas e universidade, foi possível observar melhorias consideráveis em relação a maneira do universitário licenciando se relacionar com as questões da escola e com sua futura carreira docente, além de contribuir com a formação continuada dos professores supervisores e potencializar a qualidade do ensino ofertado aos alunos das escolas da rede pública de ensino. Com isso, julgamos necessário questionar aos alunos sobre a importância e a capacidade do PIBID enquanto uma política governamental que visa qualificar o ensino. Portanto, o trabalho consiste em analisar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência sobre a Escola, contextualizando todas as variáveis que a cerca, como o ambiente escolar, a relação professor–aluno, a qualidade do ensino, e a variedade e importância dos conteúdos trabalhados. Caracterizando e descrevendo as abordagens metodológicas, as ações desenvolvidas na escola, e a pesquisa de campo realizada para retratar a visão dos alunos sobre os pontos citados, a fim de exercer uma análise baseada na avaliação dos mesmos |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-10T17:26:48Z 2019-06-10T17:26:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARIANO, Leandro Henrique Silva. A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924 |
identifier_str_mv |
MARIANO, Leandro Henrique Silva. A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823616573046784 |