A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Leandro Henrique Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924
Resumo: O seguinte trabalho surge a partir da implantação do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de educação física da Universidade Federal Fluminense. Após participarmos de diversos processos avaliativos do projeto e seus resultados nas escolas e universidade, foi possível observar melhorias consideráveis em relação a maneira do universitário licenciando se relacionar com as questões da escola e com sua futura carreira docente, além de contribuir com a formação continuada dos professores supervisores e potencializar a qualidade do ensino ofertado aos alunos das escolas da rede pública de ensino. Com isso, julgamos necessário questionar aos alunos sobre a importância e a capacidade do PIBID enquanto uma política governamental que visa qualificar o ensino. Portanto, o trabalho consiste em analisar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência sobre a Escola, contextualizando todas as variáveis que a cerca, como o ambiente escolar, a relação professor–aluno, a qualidade do ensino, e a variedade e importância dos conteúdos trabalhados. Caracterizando e descrevendo as abordagens metodológicas, as ações desenvolvidas na escola, e a pesquisa de campo realizada para retratar a visão dos alunos sobre os pontos citados, a fim de exercer uma análise baseada na avaliação dos mesmos
id UFF-2_ba49c4ee824a9bb4512ff763f2f13a9d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9924
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projetoQualificação profissionalEducação física escolarPIBIDQualificação profissionalEducação físicaPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)Professional qualificationPhysical educationPIBIDO seguinte trabalho surge a partir da implantação do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de educação física da Universidade Federal Fluminense. Após participarmos de diversos processos avaliativos do projeto e seus resultados nas escolas e universidade, foi possível observar melhorias consideráveis em relação a maneira do universitário licenciando se relacionar com as questões da escola e com sua futura carreira docente, além de contribuir com a formação continuada dos professores supervisores e potencializar a qualidade do ensino ofertado aos alunos das escolas da rede pública de ensino. Com isso, julgamos necessário questionar aos alunos sobre a importância e a capacidade do PIBID enquanto uma política governamental que visa qualificar o ensino. Portanto, o trabalho consiste em analisar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência sobre a Escola, contextualizando todas as variáveis que a cerca, como o ambiente escolar, a relação professor–aluno, a qualidade do ensino, e a variedade e importância dos conteúdos trabalhados. Caracterizando e descrevendo as abordagens metodológicas, as ações desenvolvidas na escola, e a pesquisa de campo realizada para retratar a visão dos alunos sobre os pontos citados, a fim de exercer uma análise baseada na avaliação dos mesmosThe following work arises from the implementation of PIBID Project - Institutional Scholarship Program Introduction to Teaching, in the course of Physical Education of the Universidade Federal Fluminense. After partaking of various evaluation processes of the project and its results in schools and university, we observed considerable improvement over the way the university licensing relate to school issues and their future teaching career, and contribute to the continuing education of supervising teachers and enhance the quality of education offered to students of schools of public schools. Thus, we deem it necessary to question students about the importance and capacity of PIBID as a government policy that aims to qualify the teaching. Therefore, the work is to analyze the influence of the Institutional Scholarship Program Initiation will Teaching about the school, contextualizing all the variables that about, as the school environment, the teacher-student relationship, the quality of education, and the variety and importance of the contents worked. Featuring and describing the methodological approaches, the actions undertaken in school, and field research to portray the views of students about the points cited in order to pursue an analysis based on the evaluation.Terra, Dinah VasconcellosCarvalho, Nelson Teixeira deAboud, Sérgio RicardoMariano, Leandro Henrique Silva2019-06-10T17:26:48Z2019-06-10T17:26:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARIANO, Leandro Henrique Silva. A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-12T13:10:51Zoai:app.uff.br:1/9924Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:56:47.985052Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto
title A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto
spellingShingle A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto
Mariano, Leandro Henrique Silva
Qualificação profissional
Educação física escolar
PIBID
Qualificação profissional
Educação física
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Professional qualification
Physical education
PIBID
title_short A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto
title_full A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto
title_fullStr A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto
title_full_unstemmed A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto
title_sort A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto
author Mariano, Leandro Henrique Silva
author_facet Mariano, Leandro Henrique Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Terra, Dinah Vasconcellos
Carvalho, Nelson Teixeira de
Aboud, Sérgio Ricardo
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Leandro Henrique Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Qualificação profissional
Educação física escolar
PIBID
Qualificação profissional
Educação física
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Professional qualification
Physical education
PIBID
topic Qualificação profissional
Educação física escolar
PIBID
Qualificação profissional
Educação física
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)
Professional qualification
Physical education
PIBID
description O seguinte trabalho surge a partir da implantação do Projeto PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no curso de educação física da Universidade Federal Fluminense. Após participarmos de diversos processos avaliativos do projeto e seus resultados nas escolas e universidade, foi possível observar melhorias consideráveis em relação a maneira do universitário licenciando se relacionar com as questões da escola e com sua futura carreira docente, além de contribuir com a formação continuada dos professores supervisores e potencializar a qualidade do ensino ofertado aos alunos das escolas da rede pública de ensino. Com isso, julgamos necessário questionar aos alunos sobre a importância e a capacidade do PIBID enquanto uma política governamental que visa qualificar o ensino. Portanto, o trabalho consiste em analisar a influência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência sobre a Escola, contextualizando todas as variáveis que a cerca, como o ambiente escolar, a relação professor–aluno, a qualidade do ensino, e a variedade e importância dos conteúdos trabalhados. Caracterizando e descrevendo as abordagens metodológicas, as ações desenvolvidas na escola, e a pesquisa de campo realizada para retratar a visão dos alunos sobre os pontos citados, a fim de exercer uma análise baseada na avaliação dos mesmos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-10T17:26:48Z
2019-06-10T17:26:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MARIANO, Leandro Henrique Silva. A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924
identifier_str_mv MARIANO, Leandro Henrique Silva. A importância do PIBID a partir da visão dos alunos do ensino médio que participaram do projeto. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Instituto de Educação Física, Universidade Federal Fluminense, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823616573046784