Convexidade em grafos: uma abordagem com jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Vinicius Linder
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/14148
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade sobre teoria de grafos para o ensino médio. A abordagem deste tema vem sendo sugerida, nas últimas décadas, por pesquisadores em educação matemática, dada a natureza simples de seus problemas e sua potencialidade a aplicações no cotidiano. Desde 2009, no estado do Espírito Santo, a inclusão curricular do tema já é uma realidade. Propomos uma abordagem utilizando um jogo como recurso didático, dadas suas vantagens pedagógicas amplamente debatidas na literatura, além da natureza lúdica de diversos problemas envolvendo a teoria de grafos
id UFF-2_badd17d4b0d22da9a2df41d1d6435949
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/14148
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Convexidade em grafos: uma abordagem com jogosTeoria de grafosConvexidadeJogosEnsinoTeoria dos grafosEnsino médioJogo em educação matemáticaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade sobre teoria de grafos para o ensino médio. A abordagem deste tema vem sendo sugerida, nas últimas décadas, por pesquisadores em educação matemática, dada a natureza simples de seus problemas e sua potencialidade a aplicações no cotidiano. Desde 2009, no estado do Espírito Santo, a inclusão curricular do tema já é uma realidade. Propomos uma abordagem utilizando um jogo como recurso didático, dadas suas vantagens pedagógicas amplamente debatidas na literatura, além da natureza lúdica de diversos problemas envolvendo a teoria de grafos27 f.Souza, Simone Dantas deRocha, Danilo Artigas daCarvalho Junior, Moisés TelesPires, Vinicius Linder2020-06-29T15:47:06Z2020-06-29T15:47:06Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/14148Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-15T18:45:52Zoai:app.uff.br:1/14148Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-15T18:45:52Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Convexidade em grafos: uma abordagem com jogos
title Convexidade em grafos: uma abordagem com jogos
spellingShingle Convexidade em grafos: uma abordagem com jogos
Pires, Vinicius Linder
Teoria de grafos
Convexidade
Jogos
Ensino
Teoria dos grafos
Ensino médio
Jogo em educação matemática
title_short Convexidade em grafos: uma abordagem com jogos
title_full Convexidade em grafos: uma abordagem com jogos
title_fullStr Convexidade em grafos: uma abordagem com jogos
title_full_unstemmed Convexidade em grafos: uma abordagem com jogos
title_sort Convexidade em grafos: uma abordagem com jogos
author Pires, Vinicius Linder
author_facet Pires, Vinicius Linder
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Simone Dantas de
Rocha, Danilo Artigas da
Carvalho Junior, Moisés Teles
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Vinicius Linder
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria de grafos
Convexidade
Jogos
Ensino
Teoria dos grafos
Ensino médio
Jogo em educação matemática
topic Teoria de grafos
Convexidade
Jogos
Ensino
Teoria dos grafos
Ensino médio
Jogo em educação matemática
description O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atividade sobre teoria de grafos para o ensino médio. A abordagem deste tema vem sendo sugerida, nas últimas décadas, por pesquisadores em educação matemática, dada a natureza simples de seus problemas e sua potencialidade a aplicações no cotidiano. Desde 2009, no estado do Espírito Santo, a inclusão curricular do tema já é uma realidade. Propomos uma abordagem utilizando um jogo como recurso didático, dadas suas vantagens pedagógicas amplamente debatidas na literatura, além da natureza lúdica de diversos problemas envolvendo a teoria de grafos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-06-29T15:47:06Z
2020-06-29T15:47:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/14148
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/14148
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135265630748672