Jogo da coloração total
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25477 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem sobre teoria de grafos a partir do Jogo da Coloração Total, para professores que trabalham com alunos do ensino médio. A teoria de grafos é um campo matemático muito explorado por pesquisadores, sendo um tópico atual e com várias aplicações. Além disso, o caráter prático dos desafios propulsores dessa área viabilizam a sua apresentação como uma ferramenta para solucionar problemas. Por isso, optamos por apresentar uma abordagem através do método de Resolução de Problemas (Polya, 1945). Nesse contexto, elaboramos quatro desafios que visam conduzir o aluno à construção do conceito de coloração total em grafos e a sistematização dos quatro passos enumerados por Polya. Dessa forma, apresentamos a teoria de trafos e a resolução de problemas como ferramentas para solucionar desafios contemporâneos e, portanto, considerados potenciais recursos para atender as duas demandas constantes nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio: interdisciplinaridade e contextualização |
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