Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Anna Carla Barreto
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32259
Resumo: O mercado audiovisual brasileiro passou por muitas mudanças até a chegada do streaming, e o desenvolvimento estratégico do mesmo teve grande influência da empresa Netflix. A fim de contextualizar essa afirmação esse presente trabalho de conclusão de curso busca analisar as estratégias para funcionamento e as práticas adotadas pela empresa Netflix, frente a expansão desse mercado no Brasil. Para alcançar esse objetivo irá utilizar de ferramentas estratégias como: análise Pestel para diagnosticar a atuação da empresa dentro do macroambiente do mercado audiovisual de streaming no Brasil; cinco forças de Porter para análise do ambiente competitivo do setor; e ainda o conceito de benchmarking genérico para realizar uma análise comparativa entre a Netflix e seus principais. concorrentes no país. Quanto a metodologia, a pesquisa se caracterizou como exploratória pois teve como objetivo o levantamento bibliográfico e documental com a finalidade de embasar o estudo, e descritiva, dado que possibilitou a análise, registro e interpretação dos dados coletados através do uso das ferramentas de análise estratégica já citadas. Os resultados constatam o que faz com que a Netflix siga como destaque de mercado, visto as estratégias de desenvolvimento no setor bem implementadas. Uma das motivações para esse estudo é o levantamento de ações que podem fortificar o mercado audiovisual interno
id UFF-2_bb8c225529c4ba4c06ce5ebf86055c23
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32259
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anosNetflixMercado audiovisual brasileiroStreamingFerramentas estratégicasEstratégiasBrasilEstratégia empresarialTecnologia streaming (Telecomunicação)Brazilian audiovisual marketStreamingNetflixStrategic toolsStrategyBrazilO mercado audiovisual brasileiro passou por muitas mudanças até a chegada do streaming, e o desenvolvimento estratégico do mesmo teve grande influência da empresa Netflix. A fim de contextualizar essa afirmação esse presente trabalho de conclusão de curso busca analisar as estratégias para funcionamento e as práticas adotadas pela empresa Netflix, frente a expansão desse mercado no Brasil. Para alcançar esse objetivo irá utilizar de ferramentas estratégias como: análise Pestel para diagnosticar a atuação da empresa dentro do macroambiente do mercado audiovisual de streaming no Brasil; cinco forças de Porter para análise do ambiente competitivo do setor; e ainda o conceito de benchmarking genérico para realizar uma análise comparativa entre a Netflix e seus principais. concorrentes no país. Quanto a metodologia, a pesquisa se caracterizou como exploratória pois teve como objetivo o levantamento bibliográfico e documental com a finalidade de embasar o estudo, e descritiva, dado que possibilitou a análise, registro e interpretação dos dados coletados através do uso das ferramentas de análise estratégica já citadas. Os resultados constatam o que faz com que a Netflix siga como destaque de mercado, visto as estratégias de desenvolvimento no setor bem implementadas. Uma das motivações para esse estudo é o levantamento de ações que podem fortificar o mercado audiovisual internoThe Brazilian audiovisual market went through many changes until the arrival of streaming, and its strategic development had great influence from the company Netflix. In order to contextualize this statement this study seeks to analyze the strategies for operation and the practices adopted by the company Netflix, against the expansion of this market in Brazil. To achieve this goal it will use strategic tools such as: Pestel's analysis to diagnose the company's performance within the macro environment of the streaming audiovisual market in Brazil; Porter's five forces to analyze the industry's competitive environment; and also the concept of generic benchmarking to conduct a comparative analysis between Netflix and its main competitors in the country. As to methodology, the research is characterized as exploratory since its objective was a bibliographical and documental survey with the purpose of grounding the study, and descriptive, given that it enabled the analysis, recording and interpretation of data collected through the use of the aforementioned strategic analysis tools. The results show what makes Netflix stand out in the market, given its well-implemented development strategies in the industry. One of the motivations for this study is the survey of actions that can fortify the domestic audiovisual market109 f.Saraiva, Ernani Vianahttp://lattes.cnpq.br/7569190015812846Moreira, Leonard Barretohttp://lattes.cnpq.br/1253432326873186da Silva, Fábio do Nascimento Siqueirahttp://lattes.cnpq.br/0307032456653783Fernandes, Anna Carla Barreto2024-02-08T17:25:07Z2024-02-08T17:25:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERNANDES, Anna Carla Barreto. Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos. 2022. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32259CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-08T17:25:11Zoai:app.uff.br:1/32259Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-08T17:25:11Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos
title Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos
spellingShingle Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos
Fernandes, Anna Carla Barreto
Netflix
Mercado audiovisual brasileiro
Streaming
Ferramentas estratégicas
Estratégias
Brasil
Estratégia empresarial
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Brazilian audiovisual market
Streaming
Netflix
Strategic tools
Strategy
Brazil
title_short Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos
title_full Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos
title_fullStr Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos
title_full_unstemmed Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos
title_sort Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos
author Fernandes, Anna Carla Barreto
author_facet Fernandes, Anna Carla Barreto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Ernani Viana
http://lattes.cnpq.br/7569190015812846
Moreira, Leonard Barreto
http://lattes.cnpq.br/1253432326873186
da Silva, Fábio do Nascimento Siqueira
http://lattes.cnpq.br/0307032456653783
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Anna Carla Barreto
dc.subject.por.fl_str_mv Netflix
Mercado audiovisual brasileiro
Streaming
Ferramentas estratégicas
Estratégias
Brasil
Estratégia empresarial
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Brazilian audiovisual market
Streaming
Netflix
Strategic tools
Strategy
Brazil
topic Netflix
Mercado audiovisual brasileiro
Streaming
Ferramentas estratégicas
Estratégias
Brasil
Estratégia empresarial
Tecnologia streaming (Telecomunicação)
Brazilian audiovisual market
Streaming
Netflix
Strategic tools
Strategy
Brazil
description O mercado audiovisual brasileiro passou por muitas mudanças até a chegada do streaming, e o desenvolvimento estratégico do mesmo teve grande influência da empresa Netflix. A fim de contextualizar essa afirmação esse presente trabalho de conclusão de curso busca analisar as estratégias para funcionamento e as práticas adotadas pela empresa Netflix, frente a expansão desse mercado no Brasil. Para alcançar esse objetivo irá utilizar de ferramentas estratégias como: análise Pestel para diagnosticar a atuação da empresa dentro do macroambiente do mercado audiovisual de streaming no Brasil; cinco forças de Porter para análise do ambiente competitivo do setor; e ainda o conceito de benchmarking genérico para realizar uma análise comparativa entre a Netflix e seus principais. concorrentes no país. Quanto a metodologia, a pesquisa se caracterizou como exploratória pois teve como objetivo o levantamento bibliográfico e documental com a finalidade de embasar o estudo, e descritiva, dado que possibilitou a análise, registro e interpretação dos dados coletados através do uso das ferramentas de análise estratégica já citadas. Os resultados constatam o que faz com que a Netflix siga como destaque de mercado, visto as estratégias de desenvolvimento no setor bem implementadas. Uma das motivações para esse estudo é o levantamento de ações que podem fortificar o mercado audiovisual interno
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-08T17:25:07Z
2024-02-08T17:25:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, Anna Carla Barreto. Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos. 2022. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32259
identifier_str_mv FERNANDES, Anna Carla Barreto. Mercado de streaming audiovisual no Brasil: um estudo sobre a atuação e funcionamento da Netflix frente ao desenvolvimento estratégico do setor no decorrer dos cinco últimos anos. 2022. 109 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, Universidade Federal Fluminense, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838868652687360