Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bibian, Simone
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15411
Resumo: Esta pesquisa propôs o encontro de professoras e crianças com as obras de arte de um museu, criando espaços de narrativas, concebendo o encontro como tempo de fruição, formação, ampliação do repertório visual, construção de conhecimento, além da simples produção de dados. Ouvindo os visitantes, no caso, um grupo de crianças e professoras da Educação Infantil, colocou-se aberta a acolher suas vozes e movimentos enunciados na experiência: o que dizem, como se relacionam com o espaço do museu e seu acervo, que narrativas são suscitadas no encontro com uma coleção específica – da arte brasileira do século XIX? Inspirada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa com criança (SARMENTO; DELGADO e MÜLLER; LEITE,) e da pesquisa narrativa (apoiada em BENJAMIN e em diálogo com PASSEGGI; SOUZA; OSTETTO e KOLB-BERNARDES), os dados foram produzidos por meio de registros fílmicos e fotográficos, áudio-gravação e anotações em diário de campo, durante uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes – RJ. Do material narrativo reunido, foram tomados para análise os seguintes aspectos: a relação das crianças e professoras com o espaço do museu; a identificação das obras que mais chamaram sua atenção, relacionando-as com outros conteúdos e histórias; questões sobre mediação nos museus e também sobre a formação do professor; o tempo como fator importante para a experiência; a presença e a recepção da nudez na arte. Na discussão proposta, evidencia-se a importância de crianças e professoras estarem em contato com a arte nos museus, considerando-os espaços de construção de significados, experiências e descobertas, nos quais somos afetados, tocados, marcados e até transformados. Na experiência em um museu, podemos dar sentidos ao que somos e ao que nos acontece, aproximando-nos da experiência coletiva, da cultura como patrimônio. A discussão de possibilidades pedagógicas relacionadas à visita de crianças e professoras a museus de arte, sobretudo com acervos do século XIX, reafirmam a necessidade de se pensar propostas de formação estética para professores de educação infantil e novas formas de mediação e ações pedagógicas para as crianças no âmbito dos setores educativos dos museus, que acolha e aproxime este público tão singular
id UFF-2_bbe3dc434f324aec006cacfcaeb13e4c
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15411
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIXArte e infânciaEducação em museusEducação InfantilEducação estéticaFormação cultural de professoresEducação infantilEstética (Arte)Formação de professorArteInfânciaArt and childhoodEducation in museumsChildhood educationAesthetic educationTeacher cultural trainingEsta pesquisa propôs o encontro de professoras e crianças com as obras de arte de um museu, criando espaços de narrativas, concebendo o encontro como tempo de fruição, formação, ampliação do repertório visual, construção de conhecimento, além da simples produção de dados. Ouvindo os visitantes, no caso, um grupo de crianças e professoras da Educação Infantil, colocou-se aberta a acolher suas vozes e movimentos enunciados na experiência: o que dizem, como se relacionam com o espaço do museu e seu acervo, que narrativas são suscitadas no encontro com uma coleção específica – da arte brasileira do século XIX? Inspirada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa com criança (SARMENTO; DELGADO e MÜLLER; LEITE,) e da pesquisa narrativa (apoiada em BENJAMIN e em diálogo com PASSEGGI; SOUZA; OSTETTO e KOLB-BERNARDES), os dados foram produzidos por meio de registros fílmicos e fotográficos, áudio-gravação e anotações em diário de campo, durante uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes – RJ. Do material narrativo reunido, foram tomados para análise os seguintes aspectos: a relação das crianças e professoras com o espaço do museu; a identificação das obras que mais chamaram sua atenção, relacionando-as com outros conteúdos e histórias; questões sobre mediação nos museus e também sobre a formação do professor; o tempo como fator importante para a experiência; a presença e a recepção da nudez na arte. Na discussão proposta, evidencia-se a importância de crianças e professoras estarem em contato com a arte nos museus, considerando-os espaços de construção de significados, experiências e descobertas, nos quais somos afetados, tocados, marcados e até transformados. Na experiência em um museu, podemos dar sentidos ao que somos e ao que nos acontece, aproximando-nos da experiência coletiva, da cultura como patrimônio. A discussão de possibilidades pedagógicas relacionadas à visita de crianças e professoras a museus de arte, sobretudo com acervos do século XIX, reafirmam a necessidade de se pensar propostas de formação estética para professores de educação infantil e novas formas de mediação e ações pedagógicas para as crianças no âmbito dos setores educativos dos museus, que acolha e aproxime este público tão singularThis research proposed the meeting of teachers, children, and artworks within a museum, thereby creating narrative spaces, in which these encounters serve, beyond simple data production, as times for fruition, development, amplification of visual repertories, and construction of knowledge. Based on our experience listening to visitors – in this case, a group of school-age children and their teachers – the project opened itself to their voices, and to the movements they enunciated as part of their experiences: in other words, what they said, how they related to the museum space and its archive, and what narratives they formulated based on their encounters with a specific museum collection of 19th century Brazilian Art. Inspired by theoretical and methodological presuppositions of our research with children (SARMENTO; DELGADO e MÜLLER; LEITE) and with narrative research (supported by BENJAMIN and in dialogue with PASSEGGI; SOUZA; OSTETTO and KOLB-BERNARDES), we produced data through documentation in film, photographs, audio recordings, and field notes during a visit to Rio de Janeiro’s National Museum of Fine Arts (Museu Nacional de Belas Artes). From this narrative material, we analyzed the following aspects: the relations of children and their teachers with the museum space; identifying the art works to which they paid the most attention, and relating these works to other artistic content and histories; questions regarding mediation and teacher preparation in museums; time as an important factor in the museum experience; the presence and reception of nudity in art. The discussion that we proposed made clear how important it is for children and their teachers being in contact with art in museums, which we consider to be spaces for constructing meaning, experiences, and discoveries; spaces in which we are affected, touched, marked, and even transformed. In our experience in a museum, we can give meaning to what we are and what happens to us, bringing ourselves closer to collective experiences, and to culture as heritage. The question of pedagogical possibilities relating to the children’s visit to the museum alongside their teachers – especially in regards to their contact with collections of 19th century art – reaffirms the necessity of proposals focused on aesthetic training for primary school teachers, as well as new forms of mediation and pedagogical proposals for children within the educational sectors of museums, sectors that take in and grow closer to this unique part of the publicOstetto, Luciana EsmeraldaPinto, Maria Martha D'AngeloCarvalho, Maria Cristina Monteiro Pereira deNogueira, Monique Andrieshttp://lattes.cnpq.br/2540510460150865http://lattes.cnpq.br/7470127128501920Bibian, Simone2020-10-22T21:25:02Z2020-10-22T21:25:02Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBIBIAN, Simone. Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX. Orientadora: Luciana Esmeralda Ostetto. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15411openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-19T13:32:47Zoai:app.uff.br:1/15411Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:57.638830Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX
title Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX
spellingShingle Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX
Bibian, Simone
Arte e infância
Educação em museus
Educação Infantil
Educação estética
Formação cultural de professores
Educação infantil
Estética (Arte)
Formação de professor
Arte
Infância
Art and childhood
Education in museums
Childhood education
Aesthetic education
Teacher cultural training
title_short Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX
title_full Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX
title_fullStr Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX
title_full_unstemmed Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX
title_sort Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX
author Bibian, Simone
author_facet Bibian, Simone
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ostetto, Luciana Esmeralda
Pinto, Maria Martha D'Angelo
Carvalho, Maria Cristina Monteiro Pereira de
Nogueira, Monique Andries
http://lattes.cnpq.br/2540510460150865
http://lattes.cnpq.br/7470127128501920
dc.contributor.author.fl_str_mv Bibian, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Arte e infância
Educação em museus
Educação Infantil
Educação estética
Formação cultural de professores
Educação infantil
Estética (Arte)
Formação de professor
Arte
Infância
Art and childhood
Education in museums
Childhood education
Aesthetic education
Teacher cultural training
topic Arte e infância
Educação em museus
Educação Infantil
Educação estética
Formação cultural de professores
Educação infantil
Estética (Arte)
Formação de professor
Arte
Infância
Art and childhood
Education in museums
Childhood education
Aesthetic education
Teacher cultural training
description Esta pesquisa propôs o encontro de professoras e crianças com as obras de arte de um museu, criando espaços de narrativas, concebendo o encontro como tempo de fruição, formação, ampliação do repertório visual, construção de conhecimento, além da simples produção de dados. Ouvindo os visitantes, no caso, um grupo de crianças e professoras da Educação Infantil, colocou-se aberta a acolher suas vozes e movimentos enunciados na experiência: o que dizem, como se relacionam com o espaço do museu e seu acervo, que narrativas são suscitadas no encontro com uma coleção específica – da arte brasileira do século XIX? Inspirada nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa com criança (SARMENTO; DELGADO e MÜLLER; LEITE,) e da pesquisa narrativa (apoiada em BENJAMIN e em diálogo com PASSEGGI; SOUZA; OSTETTO e KOLB-BERNARDES), os dados foram produzidos por meio de registros fílmicos e fotográficos, áudio-gravação e anotações em diário de campo, durante uma visita ao Museu Nacional de Belas Artes – RJ. Do material narrativo reunido, foram tomados para análise os seguintes aspectos: a relação das crianças e professoras com o espaço do museu; a identificação das obras que mais chamaram sua atenção, relacionando-as com outros conteúdos e histórias; questões sobre mediação nos museus e também sobre a formação do professor; o tempo como fator importante para a experiência; a presença e a recepção da nudez na arte. Na discussão proposta, evidencia-se a importância de crianças e professoras estarem em contato com a arte nos museus, considerando-os espaços de construção de significados, experiências e descobertas, nos quais somos afetados, tocados, marcados e até transformados. Na experiência em um museu, podemos dar sentidos ao que somos e ao que nos acontece, aproximando-nos da experiência coletiva, da cultura como patrimônio. A discussão de possibilidades pedagógicas relacionadas à visita de crianças e professoras a museus de arte, sobretudo com acervos do século XIX, reafirmam a necessidade de se pensar propostas de formação estética para professores de educação infantil e novas formas de mediação e ações pedagógicas para as crianças no âmbito dos setores educativos dos museus, que acolha e aproxime este público tão singular
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2020-10-22T21:25:02Z
2020-10-22T21:25:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BIBIAN, Simone. Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX. Orientadora: Luciana Esmeralda Ostetto. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15411
identifier_str_mv BIBIAN, Simone. Crianças e professoras no museu: narrativas no encontro com a arte brasileira do século XIX. Orientadora: Luciana Esmeralda Ostetto. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823692564398080