Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6400 |
Resumo: | Essa monografia baseou-se na abordagem dos aspectos sociais, políticos e econômicos, relacionados ao uso de armas químicas ao longo da história, com ênfase nos episódios contemporâneos, destacando as grandes guerras mundiais. Assim a auímica foi apresentada aos alunos como resultado de uma construção humana ao longo do tempo, conforme as circunstâncias de dada época e local, por meio de uma sequência didática abrangendo a influência do desenvolvimento e da ética científica durante a história. O tema gerador foi o desenvolvimento e emprego de armas químicas e a atividade de júri simulado foi a principal estratégia de ensino. O projeto foi aplicado aos discentes do 1º período do ensino médio integrado ao curso técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ- Campus São Gonçalo), durante três semanas, com um encontro por semana, composto de dois tempos de 50 minutos. A avaliação do projeto foi feita principalmente por meio da análise de conteúdo, através da coleta, sistematização e análise dos dados obtidos na atividade de júri simulado. Observou-se que os discentes utilizaram argumentos políticos, históricos, econômicos e sociais para defender e justificar os seus argumentos, relacionando o desenvolvimento científico-tecnológico ao contexto politico e social da época. De modo que a argumentação, o dialogo e a problematização de questões envolvendo a ética no ensino técnico se mostrou um caminho promissor para a formação de profissionais conscientes do seu papel na sociedade e de suas responsabilidades quanto futuros profissionais de química |
id |
UFF-2_bbe5cee3daac2180791cf1cea616cd67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6400 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científicoArmas químicasÉticaHistória da ciênciaJúri simuladoSequência didáticaEnsino de químicaArma químicaQuímica - aspecto históricoProcesso ensino-aprendizagemÉticaEnsino médioChemical weaponsEthicsHistory of scienceSimulated juryDidactic sequenceEssa monografia baseou-se na abordagem dos aspectos sociais, políticos e econômicos, relacionados ao uso de armas químicas ao longo da história, com ênfase nos episódios contemporâneos, destacando as grandes guerras mundiais. Assim a auímica foi apresentada aos alunos como resultado de uma construção humana ao longo do tempo, conforme as circunstâncias de dada época e local, por meio de uma sequência didática abrangendo a influência do desenvolvimento e da ética científica durante a história. O tema gerador foi o desenvolvimento e emprego de armas químicas e a atividade de júri simulado foi a principal estratégia de ensino. O projeto foi aplicado aos discentes do 1º período do ensino médio integrado ao curso técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ- Campus São Gonçalo), durante três semanas, com um encontro por semana, composto de dois tempos de 50 minutos. A avaliação do projeto foi feita principalmente por meio da análise de conteúdo, através da coleta, sistematização e análise dos dados obtidos na atividade de júri simulado. Observou-se que os discentes utilizaram argumentos políticos, históricos, econômicos e sociais para defender e justificar os seus argumentos, relacionando o desenvolvimento científico-tecnológico ao contexto politico e social da época. De modo que a argumentação, o dialogo e a problematização de questões envolvendo a ética no ensino técnico se mostrou um caminho promissor para a formação de profissionais conscientes do seu papel na sociedade e de suas responsabilidades quanto futuros profissionais de químicaThe project developed in this monograph was based on the social, political and economic aspects, related to the use of chemical weapons throughout history, from antiquity to contemporary episodes, highlighting the great world wars. Thus chemistry was presented to students as a result of human construction over time, according to the circumstances of a given time and place, through a didactic sequence covering the influence of development and scientific ethics during history. The generating theme was the development and use of chemical weapons and the simulated jury activity was the main teaching strategy. The project was applied to the students of the 1st period of high school integrated to the technical course of Chemistry of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro (IFRJ- Campus São Gonçalo), during three weeks, with one meeting per week, composed of 50-minute two-stroke engine. The evaluation of the project was done mainly through content analysis, through the collection, systematization and analysis of the data obtained in the simulated jury activity. It was observed that the students used political, historical, economic and social arguments to defend and justify their arguments, relating scientific-technological development to the political and social context of the time. So the argumentation, the dialogue and the problematization of issues involving ethics in technical education have shown a promising path for the formation of professionals aware of their role in society and their responsibilities as future chemistry professionalsBorges, Márcia NarcizoChacon, Eluzir PedrazziChinelli, Maura VenturaFlorencio, Antônio da SilvaAlvaro, Marcela Vitor2018-05-02T22:00:15Z2018-05-02T22:00:15Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfALVARO, Marcela Vitor. Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017.https://app.uff.br/riuff/handle/1/6400http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T15:28:21Zoai:app.uff.br:1/6400Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-28T15:28:21Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico |
title |
Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico |
spellingShingle |
Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico Alvaro, Marcela Vitor Armas químicas Ética História da ciência Júri simulado Sequência didática Ensino de química Arma química Química - aspecto histórico Processo ensino-aprendizagem Ética Ensino médio Chemical weapons Ethics History of science Simulated jury Didactic sequence |
title_short |
Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico |
title_full |
Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico |
title_fullStr |
Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico |
title_full_unstemmed |
Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico |
title_sort |
Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico |
author |
Alvaro, Marcela Vitor |
author_facet |
Alvaro, Marcela Vitor |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Márcia Narcizo Chacon, Eluzir Pedrazzi Chinelli, Maura Ventura Florencio, Antônio da Silva |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvaro, Marcela Vitor |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Armas químicas Ética História da ciência Júri simulado Sequência didática Ensino de química Arma química Química - aspecto histórico Processo ensino-aprendizagem Ética Ensino médio Chemical weapons Ethics History of science Simulated jury Didactic sequence |
topic |
Armas químicas Ética História da ciência Júri simulado Sequência didática Ensino de química Arma química Química - aspecto histórico Processo ensino-aprendizagem Ética Ensino médio Chemical weapons Ethics History of science Simulated jury Didactic sequence |
description |
Essa monografia baseou-se na abordagem dos aspectos sociais, políticos e econômicos, relacionados ao uso de armas químicas ao longo da história, com ênfase nos episódios contemporâneos, destacando as grandes guerras mundiais. Assim a auímica foi apresentada aos alunos como resultado de uma construção humana ao longo do tempo, conforme as circunstâncias de dada época e local, por meio de uma sequência didática abrangendo a influência do desenvolvimento e da ética científica durante a história. O tema gerador foi o desenvolvimento e emprego de armas químicas e a atividade de júri simulado foi a principal estratégia de ensino. O projeto foi aplicado aos discentes do 1º período do ensino médio integrado ao curso técnico de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ- Campus São Gonçalo), durante três semanas, com um encontro por semana, composto de dois tempos de 50 minutos. A avaliação do projeto foi feita principalmente por meio da análise de conteúdo, através da coleta, sistematização e análise dos dados obtidos na atividade de júri simulado. Observou-se que os discentes utilizaram argumentos políticos, históricos, econômicos e sociais para defender e justificar os seus argumentos, relacionando o desenvolvimento científico-tecnológico ao contexto politico e social da época. De modo que a argumentação, o dialogo e a problematização de questões envolvendo a ética no ensino técnico se mostrou um caminho promissor para a formação de profissionais conscientes do seu papel na sociedade e de suas responsabilidades quanto futuros profissionais de química |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-05-02T22:00:15Z 2018-05-02T22:00:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVARO, Marcela Vitor. Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017. https://app.uff.br/riuff/handle/1/6400 |
identifier_str_mv |
ALVARO, Marcela Vitor. Ética e educação em química: uma sequência didática abordando as influências socioculturais e históricas no saber científico. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, 2017. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6400 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1802135455899058176 |