A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, André da Hora
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29934
Resumo: Este trabalho situa-se na área das ciências sociais aplicadas, especificamente na dimensão interventiva do Serviço Social e contribui para a reflexão, sob o ponto de vista da dimensão pedagógica da profissão, a respeito do direcionamento dado à atuação do assistente social brasileiro. Procuramos compreender como a função pedagógica do serviço social se formou e desenvolveu-se no decorrer de toda a história da profissão, a fim de identificar como ela se apresenta no cotidiano profissional, seus objetivos e suas implicações nos sujeitos envolvidos. Fundamentados na teoria gramsciana sobre o princípio educativo da profissão, compreendemos que a mediação do assistente social, via função pedagógica, é capaz de efetuar a articulação entre a produção material e a reprodução física e subjetiva da força de trabalho. Entendemos que esta função pedagógica pode ser reelaborada e vir a participar da construção de uma nova sociabilidade, comprometida com a organização de uma ordem intelectual e moral pelas classes subalternas, superando a racionalidade da produção capitalista.
id UFF-2_bc4a320f143c3dc303fc5702aa0c2b85
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29934
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociaisFunção pedagógicaClasses subalternizadasEmancipação humanaServiço SocialPrática pedagógicaAssistente socialProfissãoPedagogical functionSubalternated classesHuman emancipationEste trabalho situa-se na área das ciências sociais aplicadas, especificamente na dimensão interventiva do Serviço Social e contribui para a reflexão, sob o ponto de vista da dimensão pedagógica da profissão, a respeito do direcionamento dado à atuação do assistente social brasileiro. Procuramos compreender como a função pedagógica do serviço social se formou e desenvolveu-se no decorrer de toda a história da profissão, a fim de identificar como ela se apresenta no cotidiano profissional, seus objetivos e suas implicações nos sujeitos envolvidos. Fundamentados na teoria gramsciana sobre o princípio educativo da profissão, compreendemos que a mediação do assistente social, via função pedagógica, é capaz de efetuar a articulação entre a produção material e a reprodução física e subjetiva da força de trabalho. Entendemos que esta função pedagógica pode ser reelaborada e vir a participar da construção de uma nova sociabilidade, comprometida com a organização de uma ordem intelectual e moral pelas classes subalternas, superando a racionalidade da produção capitalista.This work is in the area of applied social sciences, specifically in the interventional dimension of Social Work and contributes to the reflection, in terms of the pedagogical dimension of the profession, regarding the direction given to the Brazilian social worker. We seek to understand how the pedagogical function of social service was formed and developed throughout the his tory of the profession, in order to identify how it presents itself in the professional daily life, its objectives and its implications in the involved subjects. Based on the Gramscian theory about the educational principle of the profession, we understand that the mediation of the so cial worker, via pedagogical function, is capable of effecting the articulation between material production and the physical and subjective reproduction of the labor force. We understand that this pedagogical function can be re-elaborated and come to participate in the construction of a new sociability, committed to the organization of an intellectual and moral order by the subal tern classes, surpassing the rationality of capitalist production.54 f.Rio das OstrasCastro, Priscila Rodrigues deMelo, Wanderson Fabio deMarro, Katia IrisCastro, Priscila Rodrigues deMelo, Wanderson Fabio deMarro, Katia IrisAmorim, André da Hora2023-08-11T17:01:13Z2023-08-11T17:01:13Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMORIM, André da Hora. A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29934Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-11T17:01:17Zoai:app.uff.br:1/29934Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:18.712074Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais
title A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais
spellingShingle A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais
Amorim, André da Hora
Função pedagógica
Classes subalternizadas
Emancipação humana
Serviço Social
Prática pedagógica
Assistente social
Profissão
Pedagogical function
Subalternated classes
Human emancipation
title_short A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais
title_full A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais
title_fullStr A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais
title_full_unstemmed A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais
title_sort A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais
author Amorim, André da Hora
author_facet Amorim, André da Hora
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Priscila Rodrigues de
Melo, Wanderson Fabio de
Marro, Katia Iris
Castro, Priscila Rodrigues de
Melo, Wanderson Fabio de
Marro, Katia Iris
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, André da Hora
dc.subject.por.fl_str_mv Função pedagógica
Classes subalternizadas
Emancipação humana
Serviço Social
Prática pedagógica
Assistente social
Profissão
Pedagogical function
Subalternated classes
Human emancipation
topic Função pedagógica
Classes subalternizadas
Emancipação humana
Serviço Social
Prática pedagógica
Assistente social
Profissão
Pedagogical function
Subalternated classes
Human emancipation
description Este trabalho situa-se na área das ciências sociais aplicadas, especificamente na dimensão interventiva do Serviço Social e contribui para a reflexão, sob o ponto de vista da dimensão pedagógica da profissão, a respeito do direcionamento dado à atuação do assistente social brasileiro. Procuramos compreender como a função pedagógica do serviço social se formou e desenvolveu-se no decorrer de toda a história da profissão, a fim de identificar como ela se apresenta no cotidiano profissional, seus objetivos e suas implicações nos sujeitos envolvidos. Fundamentados na teoria gramsciana sobre o princípio educativo da profissão, compreendemos que a mediação do assistente social, via função pedagógica, é capaz de efetuar a articulação entre a produção material e a reprodução física e subjetiva da força de trabalho. Entendemos que esta função pedagógica pode ser reelaborada e vir a participar da construção de uma nova sociabilidade, comprometida com a organização de uma ordem intelectual e moral pelas classes subalternas, superando a racionalidade da produção capitalista.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2023-08-11T17:01:13Z
2023-08-11T17:01:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMORIM, André da Hora. A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29934
Aluno de Graduação
identifier_str_mv AMORIM, André da Hora. A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29934
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rio das Ostras
publisher.none.fl_str_mv Rio das Ostras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823618324168704