A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/29934 |
Resumo: | Este trabalho situa-se na área das ciências sociais aplicadas, especificamente na dimensão interventiva do Serviço Social e contribui para a reflexão, sob o ponto de vista da dimensão pedagógica da profissão, a respeito do direcionamento dado à atuação do assistente social brasileiro. Procuramos compreender como a função pedagógica do serviço social se formou e desenvolveu-se no decorrer de toda a história da profissão, a fim de identificar como ela se apresenta no cotidiano profissional, seus objetivos e suas implicações nos sujeitos envolvidos. Fundamentados na teoria gramsciana sobre o princípio educativo da profissão, compreendemos que a mediação do assistente social, via função pedagógica, é capaz de efetuar a articulação entre a produção material e a reprodução física e subjetiva da força de trabalho. Entendemos que esta função pedagógica pode ser reelaborada e vir a participar da construção de uma nova sociabilidade, comprometida com a organização de uma ordem intelectual e moral pelas classes subalternas, superando a racionalidade da produção capitalista. |
id |
UFF-2_bc4a320f143c3dc303fc5702aa0c2b85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/29934 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociaisFunção pedagógicaClasses subalternizadasEmancipação humanaServiço SocialPrática pedagógicaAssistente socialProfissãoPedagogical functionSubalternated classesHuman emancipationEste trabalho situa-se na área das ciências sociais aplicadas, especificamente na dimensão interventiva do Serviço Social e contribui para a reflexão, sob o ponto de vista da dimensão pedagógica da profissão, a respeito do direcionamento dado à atuação do assistente social brasileiro. Procuramos compreender como a função pedagógica do serviço social se formou e desenvolveu-se no decorrer de toda a história da profissão, a fim de identificar como ela se apresenta no cotidiano profissional, seus objetivos e suas implicações nos sujeitos envolvidos. Fundamentados na teoria gramsciana sobre o princípio educativo da profissão, compreendemos que a mediação do assistente social, via função pedagógica, é capaz de efetuar a articulação entre a produção material e a reprodução física e subjetiva da força de trabalho. Entendemos que esta função pedagógica pode ser reelaborada e vir a participar da construção de uma nova sociabilidade, comprometida com a organização de uma ordem intelectual e moral pelas classes subalternas, superando a racionalidade da produção capitalista.This work is in the area of applied social sciences, specifically in the interventional dimension of Social Work and contributes to the reflection, in terms of the pedagogical dimension of the profession, regarding the direction given to the Brazilian social worker. We seek to understand how the pedagogical function of social service was formed and developed throughout the his tory of the profession, in order to identify how it presents itself in the professional daily life, its objectives and its implications in the involved subjects. Based on the Gramscian theory about the educational principle of the profession, we understand that the mediation of the so cial worker, via pedagogical function, is capable of effecting the articulation between material production and the physical and subjective reproduction of the labor force. We understand that this pedagogical function can be re-elaborated and come to participate in the construction of a new sociability, committed to the organization of an intellectual and moral order by the subal tern classes, surpassing the rationality of capitalist production.54 f.Rio das OstrasCastro, Priscila Rodrigues deMelo, Wanderson Fabio deMarro, Katia IrisCastro, Priscila Rodrigues deMelo, Wanderson Fabio deMarro, Katia IrisAmorim, André da Hora2023-08-11T17:01:13Z2023-08-11T17:01:13Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMORIM, André da Hora. A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29934Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-11T17:01:17Zoai:app.uff.br:1/29934Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:57:18.712074Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais |
title |
A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais |
spellingShingle |
A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais Amorim, André da Hora Função pedagógica Classes subalternizadas Emancipação humana Serviço Social Prática pedagógica Assistente social Profissão Pedagogical function Subalternated classes Human emancipation |
title_short |
A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais |
title_full |
A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais |
title_fullStr |
A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais |
title_full_unstemmed |
A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais |
title_sort |
A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais |
author |
Amorim, André da Hora |
author_facet |
Amorim, André da Hora |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castro, Priscila Rodrigues de Melo, Wanderson Fabio de Marro, Katia Iris Castro, Priscila Rodrigues de Melo, Wanderson Fabio de Marro, Katia Iris |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, André da Hora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Função pedagógica Classes subalternizadas Emancipação humana Serviço Social Prática pedagógica Assistente social Profissão Pedagogical function Subalternated classes Human emancipation |
topic |
Função pedagógica Classes subalternizadas Emancipação humana Serviço Social Prática pedagógica Assistente social Profissão Pedagogical function Subalternated classes Human emancipation |
description |
Este trabalho situa-se na área das ciências sociais aplicadas, especificamente na dimensão interventiva do Serviço Social e contribui para a reflexão, sob o ponto de vista da dimensão pedagógica da profissão, a respeito do direcionamento dado à atuação do assistente social brasileiro. Procuramos compreender como a função pedagógica do serviço social se formou e desenvolveu-se no decorrer de toda a história da profissão, a fim de identificar como ela se apresenta no cotidiano profissional, seus objetivos e suas implicações nos sujeitos envolvidos. Fundamentados na teoria gramsciana sobre o princípio educativo da profissão, compreendemos que a mediação do assistente social, via função pedagógica, é capaz de efetuar a articulação entre a produção material e a reprodução física e subjetiva da força de trabalho. Entendemos que esta função pedagógica pode ser reelaborada e vir a participar da construção de uma nova sociabilidade, comprometida com a organização de uma ordem intelectual e moral pelas classes subalternas, superando a racionalidade da produção capitalista. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-08-11T17:01:13Z 2023-08-11T17:01:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMORIM, André da Hora. A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019. http://app.uff.br/riuff/handle/1/29934 Aluno de Graduação |
identifier_str_mv |
AMORIM, André da Hora. A função pedagógica do assistente social e a reprodução das relações sociais. 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Humanidades e Saúde, Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras, 2019. Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29934 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Rio das Ostras |
publisher.none.fl_str_mv |
Rio das Ostras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823618324168704 |