A representação da juventude feminina no cinema: uma análise crítica dos filmes "Lolita" e "Educação"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4400 |
Resumo: | A pesquisa a ser apresentada propõe-se a investigar quais são os caminhos que se apresentam para a mulher adolescente dentro da estrutura patriarcal representada e construída pela imagem cinematográfica - em especial a imagem cinematográfica construída de acordo com os padrões da linguagem clássico narrativa. Para buscar esses caminhos, será analisada a repetição da representação, no cinema, de casais compostos por mulheres ainda adolescentes e homens mais velhos. A pesquisa, partindo de tal análise, pensará como a repetição dessa representação contribui para que a imagem dessa formação de casal seja naturalizada no imaginário da sociedade ocidental, ao mesmo tempo, pensando como essa repetição acontece justamente porque essa é uma formação que está muito presente no imaginário da nossa sociedade. Para tal investigação, a presente pesquisa busca entender como a linguagem cinematográfica se desenvolve ao longo do tempo tanto como uma ferramenta de construção do imaginário, quanto como uma forma de representação dele. Essa pesquisa ocorrerá a partir da análise de teoria e de filmes, pensando como a linguagem, a cultura e o imaginário ocidental se constituem a partir do patriarcado, buscando encontrar quais são os caminhos de fuga, dentro dessa estrutura, que existem (ou que resistem) para essas mulheres adolescentes |
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