O imaginário feminino indígena no cinema brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sthefane Felipa da Costa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: http://bdm.unb.br/handle/10483/16602
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2016.
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spelling Pereira, Sthefane Felipa da CostaMontoro, Tânia SiqueiraPEREIRA, Sthefane Felipa da Costa. O imaginário feminino indígena no cinema brasileiro. 2016. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://bdm.unb.br/handle/10483/16602Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisuais e Publicidade, 2016.O Brasil é repleto de diversas etnias e culturas que agregam valor histórico à construção social do país. No cinema brasileiro, essa diversidade ainda é pouco representada no meio audiovisual, onde as minorias são muitas vezes representadas por estereótipos e que lhes retiram qualquer tipo de protagonismos, fomentando imaginários sociais homogêneos. A cultura patriarcal presente no pensamento ocidental, contribui para a inferiorização feminina, colocando a mulher como, hierarquicamente, inferior ao masculino, e por isso coadjuvante de sua própria vida. A proposta deste trabalho é analisar o universo feminino indígena, a fim de investigar como a cultura feminina indígena é representada no cinema brasileiro. Desse modo, buscou-se contrastar as produções audiovisuais brasileiras de ficção com temática indígena que foram feitas ao longo de 105 anos, período em que foram encontrados 95 filmes longas-metragens, ou seja, menos de um filme por ano. Foram selecionadas, desse universo, para análise desta pesquisa as seguintes obras: “Como era gostoso o meu francês” (1971), de Nelson Pereira dos Santos; “Iracema - Uma transa amazônica” (1974), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna; e “Caramuru - A invenção do Brasil” (2001) de Guel Arraes. Nas três obras foram analisadas a linguagem cinematográfica proposta e a representação dada às mulheres indígenas. A partir de uma análise fílmica, identificou-se uma representação conforme o discurso imposto pelos estereótipos, sem muitas mudanças na narrativa feminina. Apesar de olhares diferentes sobre as mulheres indígenas, a representação cinematográfica se iguala no imaginário social do domínio masculino inscrevendo o universo feminino no corpo servil, sexualizado e primitivo.Submitted by Nayara Silva (nayarasilva@bce.unb.br) on 2017-04-11T16:59:56Z No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_SthefaneFelipaPereira_tcc.pdf: 1668358 bytes, checksum: 3cb5c4ced29d26181962a361630b1a01 (MD5)Approved for entry into archive by Luanna Maia (luanna@bce.unb.br) on 2017-04-12T13:47:41Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_text: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) 2016_SthefaneFelipaPereira_tcc.pdf: 1668358 bytes, checksum: 3cb5c4ced29d26181962a361630b1a01 (MD5)Made available in DSpace on 2017-04-12T13:47:41Z (GMT). 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A research of the Brazilian audiovisual productions of fiction with Brazilian indigenous themes that were in the last 105 years, found 95 feature films, which is less than one film per year. The following movies were selected to analyze the proposed cinematography language and representation given to Brazilian indigenous women: "Como era gostoso meu francês" (1971) by Nelson Pereira dos Santos, "Iracema - Uma transa amazônica" (1974) by Jorge Bodanzky and Orlando Senna, and "Caramuru - A invenção do Brasil” (2001) by Guel Arraes. An analysis of these films revealed that the female stereotypes narrative has not changed. Despite different views on Brazilian indigenous women, the cinematographic representation is equals to the social imaginary of the male domain by inscribing the female universe into the slavish, sexualized and primitive body.Cinema brasileiroMulheres no cinemaMulheres indígenasO imaginário feminino indígena no cinema brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2017-04-12T13:47:41Z2017-04-12T13:47:41Z2016info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINAL2016_SthefaneFelipaPereira_tcc.pdf2016_SthefaneFelipaPereira_tcc.pdfapplication/pdf1668358http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16602/1/2016_SthefaneFelipaPereira_tcc.pdf3cb5c4ced29d26181962a361630b1a01MD51CC-LICENSElicense_urllicense_urltext/plain49http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16602/2/license_url4afdbb8c545fd630ea7db775da747b2fMD52license_textlicense_textapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16602/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdflicense_rdfapplication/octet-stream0http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16602/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1758http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/16602/5/license.txt48fee5d355e169b5219b5efc5a9ad174MD5510483/166022017-04-12 10:47:41.148oai:bdm.unb.br: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 Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712017-04-12T13:47:41Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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