A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Vitor Rebello Ramos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/21848
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender como os componentes curriculares de Sociologia são construídos em um Colégio de Aplicação. Modelo de escola vinculada às universidades, estas instituições gozam de autonomia pedagógica, incentivo à pesquisa e liberdade para experimentações didáticas e na formação docente e, como tais, constroem seus próprios modelos curriculares. Sendo assim, analisou-se diários de classe e planos de curso entre os anos de 2010 e 2016 num desses colégios, procurando compreender as dificuldades encontradas para a construção do currículo, bem como os conteúdos, conceitos, métodos e recursos intertextuais realizados pelos educadores em sala de aula
id UFF-2_bd2f3299927b8fcb772dc519b4a05037
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/21848
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicaçãoSociologiaCurrículoColégio de AplicaçãoEnsino de sociologiaEnsino de sociologiaCurrículo escolarColégio de AplicaçãoSociologyCurriculumColégio de AplicaçãoSociology teachingO presente trabalho tem como objetivo compreender como os componentes curriculares de Sociologia são construídos em um Colégio de Aplicação. Modelo de escola vinculada às universidades, estas instituições gozam de autonomia pedagógica, incentivo à pesquisa e liberdade para experimentações didáticas e na formação docente e, como tais, constroem seus próprios modelos curriculares. Sendo assim, analisou-se diários de classe e planos de curso entre os anos de 2010 e 2016 num desses colégios, procurando compreender as dificuldades encontradas para a construção do currículo, bem como os conteúdos, conceitos, métodos e recursos intertextuais realizados pelos educadores em sala de aulaThe present work aims to understand how the curricular components of Sociology are built in a Colégio de Aplicação. A model of a school linked to universities, these institutions enjoy pedagogical autonomy, research incentives and freedom for didactic experiments and teacher training, and as such, construct their own curricular models. Thus, class journals and course plans were analyzed between the years of 2010 and 2016 in one of these schools, trying to understand the difficulties encountered for the construction of the curriculum, as well as the contents, concepts, methods and intertextual resources carried out by the educators in classroomUniversidade Federal FluminenseNiteróiGonçalves, Renata de SáRios, Flávia MateusSoares, Carolina ZuccarelliMello, Vitor Rebello Ramos2021-05-04T13:08:40Z2021-05-04T13:08:40Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELLO, Vitor Rebello Ramos. A construção do currículo de Sociologia em um colégio de aplicação. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/21848Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-26T17:44:44Zoai:app.uff.br:1/21848Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-26T17:44:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicação
title A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicação
spellingShingle A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicação
Mello, Vitor Rebello Ramos
Sociologia
Currículo
Colégio de Aplicação
Ensino de sociologia
Ensino de sociologia
Currículo escolar
Colégio de Aplicação
Sociology
Curriculum
Colégio de Aplicação
Sociology teaching
title_short A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicação
title_full A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicação
title_fullStr A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicação
title_full_unstemmed A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicação
title_sort A construção do currículo de sociologia em um colégio de aplicação
author Mello, Vitor Rebello Ramos
author_facet Mello, Vitor Rebello Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Renata de Sá
Rios, Flávia Mateus
Soares, Carolina Zuccarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Vitor Rebello Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia
Currículo
Colégio de Aplicação
Ensino de sociologia
Ensino de sociologia
Currículo escolar
Colégio de Aplicação
Sociology
Curriculum
Colégio de Aplicação
Sociology teaching
topic Sociologia
Currículo
Colégio de Aplicação
Ensino de sociologia
Ensino de sociologia
Currículo escolar
Colégio de Aplicação
Sociology
Curriculum
Colégio de Aplicação
Sociology teaching
description O presente trabalho tem como objetivo compreender como os componentes curriculares de Sociologia são construídos em um Colégio de Aplicação. Modelo de escola vinculada às universidades, estas instituições gozam de autonomia pedagógica, incentivo à pesquisa e liberdade para experimentações didáticas e na formação docente e, como tais, constroem seus próprios modelos curriculares. Sendo assim, analisou-se diários de classe e planos de curso entre os anos de 2010 e 2016 num desses colégios, procurando compreender as dificuldades encontradas para a construção do currículo, bem como os conteúdos, conceitos, métodos e recursos intertextuais realizados pelos educadores em sala de aula
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2021-05-04T13:08:40Z
2021-05-04T13:08:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELLO, Vitor Rebello Ramos. A construção do currículo de Sociologia em um colégio de aplicação. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/21848
Aluno de Graduação
identifier_str_mv MELLO, Vitor Rebello Ramos. A construção do currículo de Sociologia em um colégio de aplicação. 2019. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais)-Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/21848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044641764212736