O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castellanos, Samuel Luis Velázquez
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Wilson Raimundo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13292
Resumo: Investiga-se a trajetória do ensino médio no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (1968-2018) no intuito de avaliar sua inserção no contexto das reformas educacionais que trouxeram implicações para o currículo, problematizando-se sua identidade institucional desde sua origem no cenário de criação da própria Universidade em 1966. Analisa-se a trajetória do Colégio relacionando-a com as políticas educacionais para o ensino médio, ao focalizar-se nas disciplinas Filosofia, Sociologia, História e Geografia e, no debate em torno da Base Nacional Comum Curricular (2018), que lhes retira o estatuto de disciplina escolar ao denominá-las de “práticas e estudos” e as dilui no itinerário formativo das “ciências humanas e sociais aplicadas”. Utiliza-se como pressuposto teórico-metodológico a história cultural e faz-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, auxiliando-nos de categorias norteadoras como a cultura escolar, culturas escolares, capital cultural  e disciplinas escolares, assim como da historiografia educacional maranhense, para situar nosso objeto em discussão; lugar onde se percebe um panorama histórico de resistência daqueles que têm lutado por um ensino médio unificado, com currículo abrangente e voltado para a formação integral.Palavras-chave: Ginásios e Colégios de Aplicação. Colégio Universitário. Cultura Escolar. Ensino Médio. Maranhão.UFMA'S UNIVERSITY SCHOOL IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL REFORMS (1968-2018)AbstractThe trajectory of high school is investigated at the University School of the Federal University of Maranhão (1968-2018), in order to evaluate its insertion in the context of the educational reforms that had implications for the curriculum, questioning its institutional identity since its origin in Brazil setting of the University itself in 1966. It analyzes the trajectory of this School relating it to the educational policies for high school, focusing on the subjects Philosophy, Sociology, History and Geography and, in the debate around the National Base Common Curriculum (2018), which removes the status of school discipline by calling them "practices and studies" and dilutes them in the formative itinerary of "applied human and social sciences". The theoretical-methodological assumption is the cultural history  and makes use of bibliographical and documentary research, helping us from guiding categories such as the school culture, school cultures, cultural capital and school subjects, as well as Maranhão educational historiography, to situate our object under discussion; This is a place where we can see a historical panorama of resistance of those who have struggled for a unified high school, with a comprehensive curriculum focused on integral formation.Keywords: Application Gymnasiums and Schools. University School. School culture. High school. Maranhão.EL COLEGIO UNIVERSITARIO DE UFMA EN EL CONTEXTO DE LAS REFORMAS EDUCACIONALES (1968-2018) ResumenSe investiga el trayecto de la preparatoria en el Colegio Universitario de la Universidad Federal de Maranhão (1968-2018) con el objetivo de evaluar su inserción en el contexto de las reformas educacionales que hicieron implicaciones para el currículo, problematizándose su identidade institucional desde su origen en el contexto de creacón de la propia Universidad en 1966. Se analisa el trayecto del Colegio relacionándolo con las políticas educacionales para la preparatoria, por enfocar en las asignaturas Filosofía, Sociología, Historia y Geografía y, en la conversación sobre la Base Nacional Común Curricular (2018), que les saca el estatuto de asignatura escolar al denominarlas de “prácticas y estúdios” y las disminuye en el trayecto formativo de las “ciencias humanas y sociales aplicadas”. Se utiliza como conyectura teórico-metodológico la historia cultural y se utiliza la investigación bibliográfica y documental, ayudándonos en las categorias norteadoras como la cultura escolar, culturas escolares, capital cultural y asignaturas escolares escolares, bien como de la historiografia educacional maranhense, para situar nuestro objeto en cuestión; lugar donde se percibe un panorama histórcio de resistencia de aquellos que luchan por una preparatoria unificada, con currículo amplio para la formación integral.Palabras-clave: Escuelas y Colegios de Aplicación. Colegio Universitario. Cultura Escolar. Preparatoria. Maranhão.  
id UFMA-5_eef4415dc7196de4c9a5c84048f4130b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13292
network_acronym_str UFMA-5
network_name_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository_id_str
spelling O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)Ginásios e Colégios de AplicaçãoColégio UniversitárioCultura EscolarEnsino MédioMaranhãoInvestiga-se a trajetória do ensino médio no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (1968-2018) no intuito de avaliar sua inserção no contexto das reformas educacionais que trouxeram implicações para o currículo, problematizando-se sua identidade institucional desde sua origem no cenário de criação da própria Universidade em 1966. Analisa-se a trajetória do Colégio relacionando-a com as políticas educacionais para o ensino médio, ao focalizar-se nas disciplinas Filosofia, Sociologia, História e Geografia e, no debate em torno da Base Nacional Comum Curricular (2018), que lhes retira o estatuto de disciplina escolar ao denominá-las de “práticas e estudos” e as dilui no itinerário formativo das “ciências humanas e sociais aplicadas”. Utiliza-se como pressuposto teórico-metodológico a história cultural e faz-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, auxiliando-nos de categorias norteadoras como a cultura escolar, culturas escolares, capital cultural  e disciplinas escolares, assim como da historiografia educacional maranhense, para situar nosso objeto em discussão; lugar onde se percebe um panorama histórico de resistência daqueles que têm lutado por um ensino médio unificado, com currículo abrangente e voltado para a formação integral.Palavras-chave: Ginásios e Colégios de Aplicação. Colégio Universitário. Cultura Escolar. Ensino Médio. Maranhão.UFMA'S UNIVERSITY SCHOOL IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL REFORMS (1968-2018)AbstractThe trajectory of high school is investigated at the University School of the Federal University of Maranhão (1968-2018), in order to evaluate its insertion in the context of the educational reforms that had implications for the curriculum, questioning its institutional identity since its origin in Brazil setting of the University itself in 1966. It analyzes the trajectory of this School relating it to the educational policies for high school, focusing on the subjects Philosophy, Sociology, History and Geography and, in the debate around the National Base Common Curriculum (2018), which removes the status of school discipline by calling them "practices and studies" and dilutes them in the formative itinerary of "applied human and social sciences". The theoretical-methodological assumption is the cultural history  and makes use of bibliographical and documentary research, helping us from guiding categories such as the school culture, school cultures, cultural capital and school subjects, as well as Maranhão educational historiography, to situate our object under discussion; This is a place where we can see a historical panorama of resistance of those who have struggled for a unified high school, with a comprehensive curriculum focused on integral formation.Keywords: Application Gymnasiums and Schools. University School. School culture. High school. Maranhão.EL COLEGIO UNIVERSITARIO DE UFMA EN EL CONTEXTO DE LAS REFORMAS EDUCACIONALES (1968-2018) ResumenSe investiga el trayecto de la preparatoria en el Colegio Universitario de la Universidad Federal de Maranhão (1968-2018) con el objetivo de evaluar su inserción en el contexto de las reformas educacionales que hicieron implicaciones para el currículo, problematizándose su identidade institucional desde su origen en el contexto de creacón de la propia Universidad en 1966. Se analisa el trayecto del Colegio relacionándolo con las políticas educacionales para la preparatoria, por enfocar en las asignaturas Filosofía, Sociología, Historia y Geografía y, en la conversación sobre la Base Nacional Común Curricular (2018), que les saca el estatuto de asignatura escolar al denominarlas de “prácticas y estúdios” y las disminuye en el trayecto formativo de las “ciencias humanas y sociales aplicadas”. Se utiliza como conyectura teórico-metodológico la historia cultural y se utiliza la investigación bibliográfica y documental, ayudándonos en las categorias norteadoras como la cultura escolar, culturas escolares, capital cultural y asignaturas escolares escolares, bien como de la historiografia educacional maranhense, para situar nuestro objeto en cuestión; lugar donde se percibe un panorama histórcio de resistencia de aquellos que luchan por una preparatoria unificada, con currículo amplio para la formación integral.Palabras-clave: Escuelas y Colegios de Aplicación. Colegio Universitario. Cultura Escolar. Preparatoria. Maranhão.  Universidade Federal do Maranhão2021-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1329210.18764/2178-2229.v28n2-2020-03Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 20202178-22290102-4175reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13292/8322Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastellanos, Samuel Luis VelázquezOliveira, Wilson Raimundo de2021-04-28T20:54:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13292Revistahttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisaPUBhttp://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/oaicadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com2178-22290102-4175opendoar:2021-04-28T20:54:40Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)
title O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)
spellingShingle O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)
Castellanos, Samuel Luis Velázquez
Ginásios e Colégios de Aplicação
Colégio Universitário
Cultura Escolar
Ensino Médio
Maranhão
title_short O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)
title_full O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)
title_fullStr O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)
title_full_unstemmed O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)
title_sort O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA NO CONTEXTO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS (1968-2018)
author Castellanos, Samuel Luis Velázquez
author_facet Castellanos, Samuel Luis Velázquez
Oliveira, Wilson Raimundo de
author_role author
author2 Oliveira, Wilson Raimundo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castellanos, Samuel Luis Velázquez
Oliveira, Wilson Raimundo de
dc.subject.por.fl_str_mv Ginásios e Colégios de Aplicação
Colégio Universitário
Cultura Escolar
Ensino Médio
Maranhão
topic Ginásios e Colégios de Aplicação
Colégio Universitário
Cultura Escolar
Ensino Médio
Maranhão
description Investiga-se a trajetória do ensino médio no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão (1968-2018) no intuito de avaliar sua inserção no contexto das reformas educacionais que trouxeram implicações para o currículo, problematizando-se sua identidade institucional desde sua origem no cenário de criação da própria Universidade em 1966. Analisa-se a trajetória do Colégio relacionando-a com as políticas educacionais para o ensino médio, ao focalizar-se nas disciplinas Filosofia, Sociologia, História e Geografia e, no debate em torno da Base Nacional Comum Curricular (2018), que lhes retira o estatuto de disciplina escolar ao denominá-las de “práticas e estudos” e as dilui no itinerário formativo das “ciências humanas e sociais aplicadas”. Utiliza-se como pressuposto teórico-metodológico a história cultural e faz-se uso da pesquisa bibliográfica e documental, auxiliando-nos de categorias norteadoras como a cultura escolar, culturas escolares, capital cultural  e disciplinas escolares, assim como da historiografia educacional maranhense, para situar nosso objeto em discussão; lugar onde se percebe um panorama histórico de resistência daqueles que têm lutado por um ensino médio unificado, com currículo abrangente e voltado para a formação integral.Palavras-chave: Ginásios e Colégios de Aplicação. Colégio Universitário. Cultura Escolar. Ensino Médio. Maranhão.UFMA'S UNIVERSITY SCHOOL IN THE CONTEXT OF EDUCATIONAL REFORMS (1968-2018)AbstractThe trajectory of high school is investigated at the University School of the Federal University of Maranhão (1968-2018), in order to evaluate its insertion in the context of the educational reforms that had implications for the curriculum, questioning its institutional identity since its origin in Brazil setting of the University itself in 1966. It analyzes the trajectory of this School relating it to the educational policies for high school, focusing on the subjects Philosophy, Sociology, History and Geography and, in the debate around the National Base Common Curriculum (2018), which removes the status of school discipline by calling them "practices and studies" and dilutes them in the formative itinerary of "applied human and social sciences". The theoretical-methodological assumption is the cultural history  and makes use of bibliographical and documentary research, helping us from guiding categories such as the school culture, school cultures, cultural capital and school subjects, as well as Maranhão educational historiography, to situate our object under discussion; This is a place where we can see a historical panorama of resistance of those who have struggled for a unified high school, with a comprehensive curriculum focused on integral formation.Keywords: Application Gymnasiums and Schools. University School. School culture. High school. Maranhão.EL COLEGIO UNIVERSITARIO DE UFMA EN EL CONTEXTO DE LAS REFORMAS EDUCACIONALES (1968-2018) ResumenSe investiga el trayecto de la preparatoria en el Colegio Universitario de la Universidad Federal de Maranhão (1968-2018) con el objetivo de evaluar su inserción en el contexto de las reformas educacionales que hicieron implicaciones para el currículo, problematizándose su identidade institucional desde su origen en el contexto de creacón de la propia Universidad en 1966. Se analisa el trayecto del Colegio relacionándolo con las políticas educacionales para la preparatoria, por enfocar en las asignaturas Filosofía, Sociología, Historia y Geografía y, en la conversación sobre la Base Nacional Común Curricular (2018), que les saca el estatuto de asignatura escolar al denominarlas de “prácticas y estúdios” y las disminuye en el trayecto formativo de las “ciencias humanas y sociales aplicadas”. Se utiliza como conyectura teórico-metodológico la historia cultural y se utiliza la investigación bibliográfica y documental, ayudándonos en las categorias norteadoras como la cultura escolar, culturas escolares, capital cultural y asignaturas escolares escolares, bien como de la historiografia educacional maranhense, para situar nuestro objeto en cuestión; lugar donde se percibe un panorama histórcio de resistencia de aquellos que luchan por una preparatoria unificada, con currículo amplio para la formación integral.Palabras-clave: Escuelas y Colegios de Aplicación. Colegio Universitario. Cultura Escolar. Preparatoria. Maranhão.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13292
10.18764/2178-2229.v28n2-2020-03
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13292
identifier_str_mv 10.18764/2178-2229.v28n2-2020-03
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13292/8322
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Pesquisa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa; v. 27, n. 2, abr./jun. 2020
2178-2229
0102-4175
reponame:Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
collection Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Maranhão. Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv cadernosdepesquisa@ufma.br||gaepp.ufma96@gmail.com
_version_ 1789440302922072064