A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Natasha Coutinho Revoredo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24243
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo verificar se a biblioterapia pode ser utilizada como recurso auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância de trabalhar esse tema tendo em vista o aumento da prevalência do transtorno em nível mundial e a importância de contar com um bibliotecário para atuar junto com outros profissionais nesse campo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente a biblioterapia, apresentar o TEA e descrever a biblioterapia como auxiliar no tratamento de crianças com o transtorno. A parte empírica do trabalho buscou identificar a percepção de pais de crianças com TEA e de diferentes profissionais sobre a utilização da leitura como método terapêutico e verificar se, na visão deles, a leitura poderia proporcionar benefícios a essas crianças. Trata-se de um estudo de campo de abordagem qualitativa. O método escolhido para a coleta de dados foi a entrevista com técnicas qualitativas semiestruturada. A partir da análise das entrevistas foi possível observar que a leitura pode ser uma grande aliada no desenvolvimento de crianças com TEA, uma vez que ela promove benefícios para os principais déficits do transtorno. Além disso, pôde-se perceber que é possível trabalhar a leitura com as crianças que possuam o TEA em graus leve e moderado, embora não tenha sido conclusiva a questão do uso da leitura com crianças de grau severo. Por fim, aponta para necessidade de pesquisas futuras com a implementação de um projeto piloto e um estudo do impacto que essa terapia alternativa poderia ter na vida dessas crianças.
id UFF-2_bd5417f7900ae2d57994f110d9740b0e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24243
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)BiblioterapiaTranstorno do Espectro AutistaLeitura terapêuticaBiblioterapiaTranstorno do Espectro AutistaBibliotherapyAutism Spectrum DisorderTherapeutic readingO presente trabalho tem por objetivo verificar se a biblioterapia pode ser utilizada como recurso auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância de trabalhar esse tema tendo em vista o aumento da prevalência do transtorno em nível mundial e a importância de contar com um bibliotecário para atuar junto com outros profissionais nesse campo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente a biblioterapia, apresentar o TEA e descrever a biblioterapia como auxiliar no tratamento de crianças com o transtorno. A parte empírica do trabalho buscou identificar a percepção de pais de crianças com TEA e de diferentes profissionais sobre a utilização da leitura como método terapêutico e verificar se, na visão deles, a leitura poderia proporcionar benefícios a essas crianças. Trata-se de um estudo de campo de abordagem qualitativa. O método escolhido para a coleta de dados foi a entrevista com técnicas qualitativas semiestruturada. A partir da análise das entrevistas foi possível observar que a leitura pode ser uma grande aliada no desenvolvimento de crianças com TEA, uma vez que ela promove benefícios para os principais déficits do transtorno. Além disso, pôde-se perceber que é possível trabalhar a leitura com as crianças que possuam o TEA em graus leve e moderado, embora não tenha sido conclusiva a questão do uso da leitura com crianças de grau severo. Por fim, aponta para necessidade de pesquisas futuras com a implementação de um projeto piloto e um estudo do impacto que essa terapia alternativa poderia ter na vida dessas crianças.This paper aims to verify if bibliotherapy can be used as an auxiliary resource in the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). It highlights the importance of working on this theme in view of the increasing prevalence of the disorder worldwide and the importance of having a librarian to work with other professionals in this field. A bibliographic research was used to theoretically support bibliotherapy, presenting TEA and describing bibliotherapy as an aid in the treatment of children with disorder. The empirical part of the study sought to identify the perception of parents of children with ASD and different professionals about the use of reading as a therapeutic method and to verify if, in their view, reading could provide benefits to these children. This is a field study with a qualitative approach. The method chosen for data collection was the interview with semi-structured qualitative techniques. From the analysis of the interviews it was observed that reading can be a great ally in the development of children with ASD, since it promotes benefits for the main deficits of the disorder. In addition, it could be seen that reading is possible with children with mild and moderate ASD, although the issue of using reading with severe children has not been conclusive. Finally, it points to the need for future research with the implementation of a pilot project and a study of the impact that this alternative therapy could have on the lives of these children.Universidade Federal FluminenseNiteróiLück, Esther HermesAndrade, Julietti deVillardi, Raquel MarquesRibeiro, Natasha Coutinho Revoredo2022-01-21T12:15:24Z2022-01-21T12:15:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRibeiro, Natasha Coutinho Revoedo. A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. 174f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24243Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-21T12:15:28Zoai:app.uff.br:1/24243Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-21T12:15:28Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
spellingShingle A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Ribeiro, Natasha Coutinho Revoredo
Biblioterapia
Transtorno do Espectro Autista
Leitura terapêutica
Biblioterapia
Transtorno do Espectro Autista
Bibliotherapy
Autism Spectrum Disorder
Therapeutic reading
title_short A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_fullStr A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_full_unstemmed A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
title_sort A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
author Ribeiro, Natasha Coutinho Revoredo
author_facet Ribeiro, Natasha Coutinho Revoredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lück, Esther Hermes
Andrade, Julietti de
Villardi, Raquel Marques
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Natasha Coutinho Revoredo
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioterapia
Transtorno do Espectro Autista
Leitura terapêutica
Biblioterapia
Transtorno do Espectro Autista
Bibliotherapy
Autism Spectrum Disorder
Therapeutic reading
topic Biblioterapia
Transtorno do Espectro Autista
Leitura terapêutica
Biblioterapia
Transtorno do Espectro Autista
Bibliotherapy
Autism Spectrum Disorder
Therapeutic reading
description O presente trabalho tem por objetivo verificar se a biblioterapia pode ser utilizada como recurso auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Destaca a importância de trabalhar esse tema tendo em vista o aumento da prevalência do transtorno em nível mundial e a importância de contar com um bibliotecário para atuar junto com outros profissionais nesse campo. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica para fundamentar teoricamente a biblioterapia, apresentar o TEA e descrever a biblioterapia como auxiliar no tratamento de crianças com o transtorno. A parte empírica do trabalho buscou identificar a percepção de pais de crianças com TEA e de diferentes profissionais sobre a utilização da leitura como método terapêutico e verificar se, na visão deles, a leitura poderia proporcionar benefícios a essas crianças. Trata-se de um estudo de campo de abordagem qualitativa. O método escolhido para a coleta de dados foi a entrevista com técnicas qualitativas semiestruturada. A partir da análise das entrevistas foi possível observar que a leitura pode ser uma grande aliada no desenvolvimento de crianças com TEA, uma vez que ela promove benefícios para os principais déficits do transtorno. Além disso, pôde-se perceber que é possível trabalhar a leitura com as crianças que possuam o TEA em graus leve e moderado, embora não tenha sido conclusiva a questão do uso da leitura com crianças de grau severo. Por fim, aponta para necessidade de pesquisas futuras com a implementação de um projeto piloto e um estudo do impacto que essa terapia alternativa poderia ter na vida dessas crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-01-21T12:15:24Z
2022-01-21T12:15:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ribeiro, Natasha Coutinho Revoedo. A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. 174f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24243
Aluno de Graduação
identifier_str_mv Ribeiro, Natasha Coutinho Revoedo. A biblioterapia como auxiliar no desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2019. 174f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Documentação) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, 2019.
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135316317863936