O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Geórgia Souza
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1730
Resumo: Este trabalho apresenta o projeto Economia da Experiência, realizado no município de Bonito-MS, pelo Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE, Instituto Marca Brasil e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da Região Uva e Vinho-RS. Introduz o leitor ao conceito economia da experiência, que compõe a base teórica do projeto, compreendido a partir da criação de experiências por empreendimentos de diversos setores econômicos que envolvam emocionalmente os clientes, diferenciando os produtos e serviços oferecidos e gerando vantagem competitiva aos negócios. Através de pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa, realizada com os empreendimentos turísticos integrantes do projeto Economia da Experiência do destino de Bonito, avalia-se resultados obtidos a partir da implantação do conceito economia da experiência naquelas empresas. Verificar os resultados dessa inovadora teoria econômica significa justificar os recursos financeiros investidos na criação de experiências, comprovando as diretrizes do conceito. A pesquisa forneceu dados que comprovam a potencialidade do projeto, gerando benefícios perceptíveis aos empresários, como o aumento de vendas, da qualidade dos serviços oferecidos e ao destino turístico, como a geração de empregos e diversificação dos produtos turísticos oferecidos
id UFF-2_bd67e0f76f2d2ab8eb44814973393e83
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1730
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)TurismoTurismo de experiênciaProjeto Economia da ExperiênciaBonito-MSTurismoBonito (MS)TourismExperience tourismExperience Economy ProjectBonito-MSEste trabalho apresenta o projeto Economia da Experiência, realizado no município de Bonito-MS, pelo Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE, Instituto Marca Brasil e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da Região Uva e Vinho-RS. Introduz o leitor ao conceito economia da experiência, que compõe a base teórica do projeto, compreendido a partir da criação de experiências por empreendimentos de diversos setores econômicos que envolvam emocionalmente os clientes, diferenciando os produtos e serviços oferecidos e gerando vantagem competitiva aos negócios. Através de pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa, realizada com os empreendimentos turísticos integrantes do projeto Economia da Experiência do destino de Bonito, avalia-se resultados obtidos a partir da implantação do conceito economia da experiência naquelas empresas. Verificar os resultados dessa inovadora teoria econômica significa justificar os recursos financeiros investidos na criação de experiências, comprovando as diretrizes do conceito. A pesquisa forneceu dados que comprovam a potencialidade do projeto, gerando benefícios perceptíveis aos empresários, como o aumento de vendas, da qualidade dos serviços oferecidos e ao destino turístico, como a geração de empregos e diversificação dos produtos turísticos oferecidosThis study presents the Experience Economy project, realized in Bonito (MS) by Ministério do Turismo, SEBRAE, Instituto Marca Brasil and Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) from Uva e Vinha region (RS). Introduces the reader to the experience economy theory, which is the theoretical bases project and which argues for the creation of experience by enterprises of all economic sectors, involving theirs customers in a emotional feelings and differentiating theirs products and services offered, creating advantage competitive to business. Through field research, quantitative and qualitative, realized with touristic companies participating the Economy Experience project from Bonito, want to evaluate results from the deployment of the experience economy theory in those companies. Verified results from this innovative economy theory means to justify financial resources invested in experiences creation, proving the theory guidelines. The research provided data which prove the project potentiality, generating perceivable benefits for entrepreneurs, as increased sales, services offered quality and to the tourist destination as employment generation and diverse tourism products offersFratucci, Aguinaldo CesarSpolon, Ana Paula GarciaValduga, Manoela CarrilloRamos, Geórgia Souza2016-05-20T17:41:11Z2016-05-20T17:41:11Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1730CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T17:45:46Zoai:app.uff.br:1/1730Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:34.674801Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)
title O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)
spellingShingle O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)
Ramos, Geórgia Souza
Turismo
Turismo de experiência
Projeto Economia da Experiência
Bonito-MS
Turismo
Bonito (MS)
Tourism
Experience tourism
Experience Economy Project
Bonito-MS
title_short O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)
title_full O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)
title_fullStr O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)
title_full_unstemmed O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)
title_sort O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)
author Ramos, Geórgia Souza
author_facet Ramos, Geórgia Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fratucci, Aguinaldo Cesar
Spolon, Ana Paula Garcia
Valduga, Manoela Carrillo
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Geórgia Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Turismo de experiência
Projeto Economia da Experiência
Bonito-MS
Turismo
Bonito (MS)
Tourism
Experience tourism
Experience Economy Project
Bonito-MS
topic Turismo
Turismo de experiência
Projeto Economia da Experiência
Bonito-MS
Turismo
Bonito (MS)
Tourism
Experience tourism
Experience Economy Project
Bonito-MS
description Este trabalho apresenta o projeto Economia da Experiência, realizado no município de Bonito-MS, pelo Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE, Instituto Marca Brasil e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da Região Uva e Vinho-RS. Introduz o leitor ao conceito economia da experiência, que compõe a base teórica do projeto, compreendido a partir da criação de experiências por empreendimentos de diversos setores econômicos que envolvam emocionalmente os clientes, diferenciando os produtos e serviços oferecidos e gerando vantagem competitiva aos negócios. Através de pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa, realizada com os empreendimentos turísticos integrantes do projeto Economia da Experiência do destino de Bonito, avalia-se resultados obtidos a partir da implantação do conceito economia da experiência naquelas empresas. Verificar os resultados dessa inovadora teoria econômica significa justificar os recursos financeiros investidos na criação de experiências, comprovando as diretrizes do conceito. A pesquisa forneceu dados que comprovam a potencialidade do projeto, gerando benefícios perceptíveis aos empresários, como o aumento de vendas, da qualidade dos serviços oferecidos e ao destino turístico, como a geração de empregos e diversificação dos produtos turísticos oferecidos
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-05-20T17:41:11Z
2016-05-20T17:41:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1730
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823648441368576