O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1730 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o projeto Economia da Experiência, realizado no município de Bonito-MS, pelo Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE, Instituto Marca Brasil e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da Região Uva e Vinho-RS. Introduz o leitor ao conceito economia da experiência, que compõe a base teórica do projeto, compreendido a partir da criação de experiências por empreendimentos de diversos setores econômicos que envolvam emocionalmente os clientes, diferenciando os produtos e serviços oferecidos e gerando vantagem competitiva aos negócios. Através de pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa, realizada com os empreendimentos turísticos integrantes do projeto Economia da Experiência do destino de Bonito, avalia-se resultados obtidos a partir da implantação do conceito economia da experiência naquelas empresas. Verificar os resultados dessa inovadora teoria econômica significa justificar os recursos financeiros investidos na criação de experiências, comprovando as diretrizes do conceito. A pesquisa forneceu dados que comprovam a potencialidade do projeto, gerando benefícios perceptíveis aos empresários, como o aumento de vendas, da qualidade dos serviços oferecidos e ao destino turístico, como a geração de empregos e diversificação dos produtos turísticos oferecidos |
id |
UFF-2_bd67e0f76f2d2ab8eb44814973393e83 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1730 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS)TurismoTurismo de experiênciaProjeto Economia da ExperiênciaBonito-MSTurismoBonito (MS)TourismExperience tourismExperience Economy ProjectBonito-MSEste trabalho apresenta o projeto Economia da Experiência, realizado no município de Bonito-MS, pelo Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE, Instituto Marca Brasil e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da Região Uva e Vinho-RS. Introduz o leitor ao conceito economia da experiência, que compõe a base teórica do projeto, compreendido a partir da criação de experiências por empreendimentos de diversos setores econômicos que envolvam emocionalmente os clientes, diferenciando os produtos e serviços oferecidos e gerando vantagem competitiva aos negócios. Através de pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa, realizada com os empreendimentos turísticos integrantes do projeto Economia da Experiência do destino de Bonito, avalia-se resultados obtidos a partir da implantação do conceito economia da experiência naquelas empresas. Verificar os resultados dessa inovadora teoria econômica significa justificar os recursos financeiros investidos na criação de experiências, comprovando as diretrizes do conceito. A pesquisa forneceu dados que comprovam a potencialidade do projeto, gerando benefícios perceptíveis aos empresários, como o aumento de vendas, da qualidade dos serviços oferecidos e ao destino turístico, como a geração de empregos e diversificação dos produtos turísticos oferecidosThis study presents the Experience Economy project, realized in Bonito (MS) by Ministério do Turismo, SEBRAE, Instituto Marca Brasil and Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) from Uva e Vinha region (RS). Introduces the reader to the experience economy theory, which is the theoretical bases project and which argues for the creation of experience by enterprises of all economic sectors, involving theirs customers in a emotional feelings and differentiating theirs products and services offered, creating advantage competitive to business. Through field research, quantitative and qualitative, realized with touristic companies participating the Economy Experience project from Bonito, want to evaluate results from the deployment of the experience economy theory in those companies. Verified results from this innovative economy theory means to justify financial resources invested in experiences creation, proving the theory guidelines. The research provided data which prove the project potentiality, generating perceivable benefits for entrepreneurs, as increased sales, services offered quality and to the tourist destination as employment generation and diverse tourism products offersFratucci, Aguinaldo CesarSpolon, Ana Paula GarciaValduga, Manoela CarrilloRamos, Geórgia Souza2016-05-20T17:41:11Z2016-05-20T17:41:11Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1730CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-24T17:45:46Zoai:app.uff.br:1/1730Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:34.674801Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS) |
title |
O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS) |
spellingShingle |
O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS) Ramos, Geórgia Souza Turismo Turismo de experiência Projeto Economia da Experiência Bonito-MS Turismo Bonito (MS) Tourism Experience tourism Experience Economy Project Bonito-MS |
title_short |
O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS) |
title_full |
O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS) |
title_fullStr |
O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS) |
title_full_unstemmed |
O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS) |
title_sort |
O conceito economia da experiência na atividade turística: o exemplo do município de Bonito (MS) |
author |
Ramos, Geórgia Souza |
author_facet |
Ramos, Geórgia Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fratucci, Aguinaldo Cesar Spolon, Ana Paula Garcia Valduga, Manoela Carrillo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Geórgia Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Turismo Turismo de experiência Projeto Economia da Experiência Bonito-MS Turismo Bonito (MS) Tourism Experience tourism Experience Economy Project Bonito-MS |
topic |
Turismo Turismo de experiência Projeto Economia da Experiência Bonito-MS Turismo Bonito (MS) Tourism Experience tourism Experience Economy Project Bonito-MS |
description |
Este trabalho apresenta o projeto Economia da Experiência, realizado no município de Bonito-MS, pelo Ministério do Turismo, em parceria com o SEBRAE, Instituto Marca Brasil e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) da Região Uva e Vinho-RS. Introduz o leitor ao conceito economia da experiência, que compõe a base teórica do projeto, compreendido a partir da criação de experiências por empreendimentos de diversos setores econômicos que envolvam emocionalmente os clientes, diferenciando os produtos e serviços oferecidos e gerando vantagem competitiva aos negócios. Através de pesquisa de campo, quantitativa e qualitativa, realizada com os empreendimentos turísticos integrantes do projeto Economia da Experiência do destino de Bonito, avalia-se resultados obtidos a partir da implantação do conceito economia da experiência naquelas empresas. Verificar os resultados dessa inovadora teoria econômica significa justificar os recursos financeiros investidos na criação de experiências, comprovando as diretrizes do conceito. A pesquisa forneceu dados que comprovam a potencialidade do projeto, gerando benefícios perceptíveis aos empresários, como o aumento de vendas, da qualidade dos serviços oferecidos e ao destino turístico, como a geração de empregos e diversificação dos produtos turísticos oferecidos |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-05-20T17:41:11Z 2016-05-20T17:41:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1730 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823648441368576 |