Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galizia, Ana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7256
Resumo: Esse trabalho investiga a exposição do antecampo como estratégia na mediação entre quem filma e quem é filmado. Partimos do diálogo com a tradição do cinema documental, no qual a prática interativa coloca em relação o espaço do drama (campo e fora-de-campo) e o espaço atrás da câmera (antecampo). Por meio da análise de filmes brasileiros recentes, em especial Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013) e Mais do que eu possa me reconhecer (Allan Ribeiro, 2015), refletimos sobre como a exposição do antecampo coloca a centralidade do/a realizador/a em um lugar de instabilidade, tendo no encontro com o outro um espaço aberto em disputa, onde o que se filma são as relações e suas lacunas
id UFF-2_bd68e9bf6717371cf17e771eba9e5220
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/7256
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmadoDocumentárioCinema brasileiro contemporâneoAntecampoDocumentário (Cinema)Cinema brasileiroDocumentaryContemporary Brazilian cinemaSpace behind the cameraEsse trabalho investiga a exposição do antecampo como estratégia na mediação entre quem filma e quem é filmado. Partimos do diálogo com a tradição do cinema documental, no qual a prática interativa coloca em relação o espaço do drama (campo e fora-de-campo) e o espaço atrás da câmera (antecampo). Por meio da análise de filmes brasileiros recentes, em especial Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013) e Mais do que eu possa me reconhecer (Allan Ribeiro, 2015), refletimos sobre como a exposição do antecampo coloca a centralidade do/a realizador/a em um lugar de instabilidade, tendo no encontro com o outro um espaço aberto em disputa, onde o que se filma são as relações e suas lacunasThis work investigates the exhibition of the space behind the camera as a strategy in the mediation between who films and who is filmed. We start from the dialogue with the tradition of the documentary cinema, in which the interactive practice puts in relation the space of the drama (field and out-of-field) and the space behind the camera. Through the analysis of recent Brazilian films, especially The days with him (Maria Clara Escobar, 2013) and More than I can recognize (Allan Ribeiro, 2015), we reflect on how the exhibition of the space behind the camera puts the centrality of the director in a place of instability, having in the encounter with the other an open space in dispute, where what is filmed are the relations and their gapsUniversidade Federal FluminenseNiteróiFreire, Mariana BaltarAraújo, Karla Holanda deCosta, Fernando Morais daGalizia, Ana2018-08-29T13:19:24Z2018-08-29T13:19:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7256Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:42:28Zoai:app.uff.br:1/7256Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:02.387700Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado
title Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado
spellingShingle Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado
Galizia, Ana
Documentário
Cinema brasileiro contemporâneo
Antecampo
Documentário (Cinema)
Cinema brasileiro
Documentary
Contemporary Brazilian cinema
Space behind the camera
title_short Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado
title_full Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado
title_fullStr Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado
title_full_unstemmed Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado
title_sort Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado
author Galizia, Ana
author_facet Galizia, Ana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Mariana Baltar
Araújo, Karla Holanda de
Costa, Fernando Morais da
dc.contributor.author.fl_str_mv Galizia, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário
Cinema brasileiro contemporâneo
Antecampo
Documentário (Cinema)
Cinema brasileiro
Documentary
Contemporary Brazilian cinema
Space behind the camera
topic Documentário
Cinema brasileiro contemporâneo
Antecampo
Documentário (Cinema)
Cinema brasileiro
Documentary
Contemporary Brazilian cinema
Space behind the camera
description Esse trabalho investiga a exposição do antecampo como estratégia na mediação entre quem filma e quem é filmado. Partimos do diálogo com a tradição do cinema documental, no qual a prática interativa coloca em relação o espaço do drama (campo e fora-de-campo) e o espaço atrás da câmera (antecampo). Por meio da análise de filmes brasileiros recentes, em especial Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013) e Mais do que eu possa me reconhecer (Allan Ribeiro, 2015), refletimos sobre como a exposição do antecampo coloca a centralidade do/a realizador/a em um lugar de instabilidade, tendo no encontro com o outro um espaço aberto em disputa, onde o que se filma são as relações e suas lacunas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-29T13:19:24Z
2018-08-29T13:19:24Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/7256
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/7256
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823631906373632