Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7256 |
Resumo: | Esse trabalho investiga a exposição do antecampo como estratégia na mediação entre quem filma e quem é filmado. Partimos do diálogo com a tradição do cinema documental, no qual a prática interativa coloca em relação o espaço do drama (campo e fora-de-campo) e o espaço atrás da câmera (antecampo). Por meio da análise de filmes brasileiros recentes, em especial Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013) e Mais do que eu possa me reconhecer (Allan Ribeiro, 2015), refletimos sobre como a exposição do antecampo coloca a centralidade do/a realizador/a em um lugar de instabilidade, tendo no encontro com o outro um espaço aberto em disputa, onde o que se filma são as relações e suas lacunas |
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Expondo-se com o outro: a exposição do antecampo no território compartilhado entre quem filma e quem é filmadoDocumentárioCinema brasileiro contemporâneoAntecampoDocumentário (Cinema)Cinema brasileiroDocumentaryContemporary Brazilian cinemaSpace behind the cameraEsse trabalho investiga a exposição do antecampo como estratégia na mediação entre quem filma e quem é filmado. Partimos do diálogo com a tradição do cinema documental, no qual a prática interativa coloca em relação o espaço do drama (campo e fora-de-campo) e o espaço atrás da câmera (antecampo). Por meio da análise de filmes brasileiros recentes, em especial Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013) e Mais do que eu possa me reconhecer (Allan Ribeiro, 2015), refletimos sobre como a exposição do antecampo coloca a centralidade do/a realizador/a em um lugar de instabilidade, tendo no encontro com o outro um espaço aberto em disputa, onde o que se filma são as relações e suas lacunasThis work investigates the exhibition of the space behind the camera as a strategy in the mediation between who films and who is filmed. We start from the dialogue with the tradition of the documentary cinema, in which the interactive practice puts in relation the space of the drama (field and out-of-field) and the space behind the camera. Through the analysis of recent Brazilian films, especially The days with him (Maria Clara Escobar, 2013) and More than I can recognize (Allan Ribeiro, 2015), we reflect on how the exhibition of the space behind the camera puts the centrality of the director in a place of instability, having in the encounter with the other an open space in dispute, where what is filmed are the relations and their gapsUniversidade Federal FluminenseNiteróiFreire, Mariana BaltarAraújo, Karla Holanda deCosta, Fernando Morais daGalizia, Ana2018-08-29T13:19:24Z2018-08-29T13:19:24Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/7256Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-24T20:42:28Zoai:app.uff.br:1/7256Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:02.387700Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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