Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Caroline Marangoni da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11542
Resumo: O trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar o uso de metodologias ativas em salas de aula de química na educação básica, em especial as que possam ser identificadas com a “cultura do fazer”, a fim de avaliar seu potencial inovador e propor estratégias para a aprendizagem ativa de conhecimentos químicos dentro dessa cultura. A metodologia consistiu em buscar, nas publicações dos 5 últimos anos da revista Química nova na escola, indícios de que metodologias ativas, sobretudo as identificadas com a cultura do fazer, são desenvolvidas nas aulas de química. Os resultados apontam que metodologias ativas são pouco desenvolvidas (apenas 32% dos artigos analisados), e raramente com o foco em aprender a fazer algo que possa ser usado, como se estava buscando. Por acreditar que essa é uma metodologia de ensino estimulante, que pode mostrar o quanto a química está presente em nossas vidas, a cultura do fazer foi usada neste trabalho como um grande aliado no ensino de química, através de uma proposta de projeto em que são feitos sabão e sabonete. Afinal a partir dela os alunos podem transformar seus conhecimentos em produtos com grandes utilidades em seu dia a dia, dando a eles um pouco de liberdade para produzir parte dos produtos de limpeza de que necessitam
id UFF-2_bd8e874cece2b87a130e380539f5f6e9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11542
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”SabãoEducação libertadoraMetodologias ativasCultura do fazerSabãoEducação libertadoraMetodologias ativasCultura do fazerProdução IntelectualSoapLiberating educationActive technologiesMaker cultureO trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar o uso de metodologias ativas em salas de aula de química na educação básica, em especial as que possam ser identificadas com a “cultura do fazer”, a fim de avaliar seu potencial inovador e propor estratégias para a aprendizagem ativa de conhecimentos químicos dentro dessa cultura. A metodologia consistiu em buscar, nas publicações dos 5 últimos anos da revista Química nova na escola, indícios de que metodologias ativas, sobretudo as identificadas com a cultura do fazer, são desenvolvidas nas aulas de química. Os resultados apontam que metodologias ativas são pouco desenvolvidas (apenas 32% dos artigos analisados), e raramente com o foco em aprender a fazer algo que possa ser usado, como se estava buscando. Por acreditar que essa é uma metodologia de ensino estimulante, que pode mostrar o quanto a química está presente em nossas vidas, a cultura do fazer foi usada neste trabalho como um grande aliado no ensino de química, através de uma proposta de projeto em que são feitos sabão e sabonete. Afinal a partir dela os alunos podem transformar seus conhecimentos em produtos com grandes utilidades em seu dia a dia, dando a eles um pouco de liberdade para produzir parte dos produtos de limpeza de que necessitamThe aim of this work was to investigate the use of work methodologies in chemistry classrooms in basic educations, especially those that can be used with a maker culture, in active learning of puppies within that culture. The methodology consisted in searching in the publications of the last 5 years of the magazine Química Nova na Escola, the indicators that the techniques are geared towards children with the maker culture, are conducted in chemistry classes. The indicators that are active methodologies are small (only 32% of articles analyzed), and appear with the focus on learning methodology, what can show how much a child is present in our lives, a make culture what is a Project situation in elementary school? Made soap. After all, from now on, your skills can be useful in products with great utilities in your day, giving them a little freedom to be part of the cleaners of what they areChinelli, Maura VenturaFarias, Florence Moellman Cordeiro deSelles, Jairo PaesOliveira, Caroline Marangoni da Silva2019-10-01T13:36:37Z2019-10-01T13:36:37Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Caroline Marangoni da Silva. Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na "cultura do fazer". Niterói, 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11542http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T14:38:21Zoai:app.uff.br:1/11542Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:11:08.963401Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”
title Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”
spellingShingle Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”
Oliveira, Caroline Marangoni da Silva
Sabão
Educação libertadora
Metodologias ativas
Cultura do fazer
Sabão
Educação libertadora
Metodologias ativas
Cultura do fazer
Produção Intelectual
Soap
Liberating education
Active technologies
Maker culture
title_short Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”
title_full Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”
title_fullStr Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”
title_full_unstemmed Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”
title_sort Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na “cultura do fazer”
author Oliveira, Caroline Marangoni da Silva
author_facet Oliveira, Caroline Marangoni da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chinelli, Maura Ventura
Farias, Florence Moellman Cordeiro de
Selles, Jairo Paes
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Caroline Marangoni da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Sabão
Educação libertadora
Metodologias ativas
Cultura do fazer
Sabão
Educação libertadora
Metodologias ativas
Cultura do fazer
Produção Intelectual
Soap
Liberating education
Active technologies
Maker culture
topic Sabão
Educação libertadora
Metodologias ativas
Cultura do fazer
Sabão
Educação libertadora
Metodologias ativas
Cultura do fazer
Produção Intelectual
Soap
Liberating education
Active technologies
Maker culture
description O trabalho foi elaborado com o objetivo de investigar o uso de metodologias ativas em salas de aula de química na educação básica, em especial as que possam ser identificadas com a “cultura do fazer”, a fim de avaliar seu potencial inovador e propor estratégias para a aprendizagem ativa de conhecimentos químicos dentro dessa cultura. A metodologia consistiu em buscar, nas publicações dos 5 últimos anos da revista Química nova na escola, indícios de que metodologias ativas, sobretudo as identificadas com a cultura do fazer, são desenvolvidas nas aulas de química. Os resultados apontam que metodologias ativas são pouco desenvolvidas (apenas 32% dos artigos analisados), e raramente com o foco em aprender a fazer algo que possa ser usado, como se estava buscando. Por acreditar que essa é uma metodologia de ensino estimulante, que pode mostrar o quanto a química está presente em nossas vidas, a cultura do fazer foi usada neste trabalho como um grande aliado no ensino de química, através de uma proposta de projeto em que são feitos sabão e sabonete. Afinal a partir dela os alunos podem transformar seus conhecimentos em produtos com grandes utilidades em seu dia a dia, dando a eles um pouco de liberdade para produzir parte dos produtos de limpeza de que necessitam
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01T13:36:37Z
2019-10-01T13:36:37Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Caroline Marangoni da Silva. Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na "cultura do fazer". Niterói, 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11542
identifier_str_mv OLIVEIRA, Caroline Marangoni da Silva. Sabão artesanal: proposta para o ensino de química inserido na "cultura do fazer". Niterói, 2019. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823684370825216