A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/26539 |
Resumo: | O presente estudo aborda a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. O interesse por essa temática se deu a partir de minha experiência como professora na Educação Infantil e Séries Iniciais com a literatura. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito à seguinte questão: Como despertar nas crianças da educação infantil o gosto pela leitura? Desse modo, busco estudar a contribuição da literatura Infantil no desenvolvimento da criança por meio de ferramentas pedagógicas no processo de leitura na educação infantil que vise à formação de novos leitores, resgatando, assim, a formação humana dos sujeitos estimulando-os ao questionamento e reflexão. Realizei uma revisão bibliográfica sobre a temática que se apoia na ótica freiriana que enxerga a leitura da palavra para além do código escrito, considerando os diferentes sentidos da “palavramundo” ao mesmo tempo em que pretende analisar algumas obras de autores da literatura infantil mostrando experiências lúdicas possíveis com essas leituras. Conclui-se que trabalhar com literatura vai além de oferecer livros e contar histórias. É importante que o docente tenha criatividade e trabalhe de várias maneiras considerando o nível de compreensão dos alunos mesclando elementos novos com os já existentes para ampliar seus horizontes e enriquecer sua vivência de mundo. |
id |
UFF-2_bda0462a98faa1deabad20aa52ae80f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/26539 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantilLiteratura InfantilDesenvolvimentoLeitoresPedagogiaLiteratura infantilLeitorEducação infantilChildren's LiteratureDevelopmentReadersO presente estudo aborda a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. O interesse por essa temática se deu a partir de minha experiência como professora na Educação Infantil e Séries Iniciais com a literatura. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito à seguinte questão: Como despertar nas crianças da educação infantil o gosto pela leitura? Desse modo, busco estudar a contribuição da literatura Infantil no desenvolvimento da criança por meio de ferramentas pedagógicas no processo de leitura na educação infantil que vise à formação de novos leitores, resgatando, assim, a formação humana dos sujeitos estimulando-os ao questionamento e reflexão. Realizei uma revisão bibliográfica sobre a temática que se apoia na ótica freiriana que enxerga a leitura da palavra para além do código escrito, considerando os diferentes sentidos da “palavramundo” ao mesmo tempo em que pretende analisar algumas obras de autores da literatura infantil mostrando experiências lúdicas possíveis com essas leituras. Conclui-se que trabalhar com literatura vai além de oferecer livros e contar histórias. É importante que o docente tenha criatividade e trabalhe de várias maneiras considerando o nível de compreensão dos alunos mesclando elementos novos com os já existentes para ampliar seus horizontes e enriquecer sua vivência de mundo.The present study addresses the importance of children's literature for the development of children in early childhood education. The interest in this theme came from my experience as a teacher in Early Childhood Education and Initial Grades with Literature. The problem raised in this research concerns the following question: How to awaken a taste for reading in children in early childhood education? In this way, I seek to study the contribution of Children's Literature in the development of children through pedagogical tools in the reading process in early childhood education that aim at the formation of new readers, thus rescuing the human formation of subjects, stimulating them to question and reflect. I carried out a bibliographic review on the theme that supports the freirean perspective that sees the reading of the word beyond the written code, considering the different meanings of the "word world" while at the same time intending to analyze works by authors of children’s literature showing possible playful experiences with these readings. It is concluded that working with literature goes beyond offering books and telling stories and it is important that the teacher has creativity and works in various ways considering the students' level of understanding, mixing new elements with existing ones to broaden their horizons and enrich their experience of world.31 f.Reis, Andréa Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058Rodrigues, Maria Goretti Andradehttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905Schildhelm, Virginia Georghttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341Sampaio, Saionara Lopes Borges2022-10-20T13:30:25Z2022-10-20T13:30:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSAMPAIO, Saionara Lopes Borges. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26539CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T13:30:29Zoai:app.uff.br:1/26539Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:56.915538Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil |
title |
A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil |
spellingShingle |
A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil Sampaio, Saionara Lopes Borges Literatura Infantil Desenvolvimento Leitores Pedagogia Literatura infantil Leitor Educação infantil Children's Literature Development Readers |
title_short |
A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil |
title_full |
A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil |
title_fullStr |
A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil |
title_sort |
A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil |
author |
Sampaio, Saionara Lopes Borges |
author_facet |
Sampaio, Saionara Lopes Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Reis, Andréa Cardoso http://lattes.cnpq.br/6262529739783058 Rodrigues, Maria Goretti Andrade http://lattes.cnpq.br/3927189269530905 Schildhelm, Virginia Georg http://lattes.cnpq.br/3443663375417341 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sampaio, Saionara Lopes Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Infantil Desenvolvimento Leitores Pedagogia Literatura infantil Leitor Educação infantil Children's Literature Development Readers |
topic |
Literatura Infantil Desenvolvimento Leitores Pedagogia Literatura infantil Leitor Educação infantil Children's Literature Development Readers |
description |
O presente estudo aborda a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. O interesse por essa temática se deu a partir de minha experiência como professora na Educação Infantil e Séries Iniciais com a literatura. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito à seguinte questão: Como despertar nas crianças da educação infantil o gosto pela leitura? Desse modo, busco estudar a contribuição da literatura Infantil no desenvolvimento da criança por meio de ferramentas pedagógicas no processo de leitura na educação infantil que vise à formação de novos leitores, resgatando, assim, a formação humana dos sujeitos estimulando-os ao questionamento e reflexão. Realizei uma revisão bibliográfica sobre a temática que se apoia na ótica freiriana que enxerga a leitura da palavra para além do código escrito, considerando os diferentes sentidos da “palavramundo” ao mesmo tempo em que pretende analisar algumas obras de autores da literatura infantil mostrando experiências lúdicas possíveis com essas leituras. Conclui-se que trabalhar com literatura vai além de oferecer livros e contar histórias. É importante que o docente tenha criatividade e trabalhe de várias maneiras considerando o nível de compreensão dos alunos mesclando elementos novos com os já existentes para ampliar seus horizontes e enriquecer sua vivência de mundo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-20T13:30:25Z 2022-10-20T13:30:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SAMPAIO, Saionara Lopes Borges. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/26539 |
identifier_str_mv |
SAMPAIO, Saionara Lopes Borges. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823692532940800 |