A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sampaio, Saionara Lopes Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26539
Resumo: O presente estudo aborda a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. O interesse por essa temática se deu a partir de minha experiência como professora na Educação Infantil e Séries Iniciais com a literatura. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito à seguinte questão: Como despertar nas crianças da educação infantil o gosto pela leitura? Desse modo, busco estudar a contribuição da literatura Infantil no desenvolvimento da criança por meio de ferramentas pedagógicas no processo de leitura na educação infantil que vise à formação de novos leitores, resgatando, assim, a formação humana dos sujeitos estimulando-os ao questionamento e reflexão. Realizei uma revisão bibliográfica sobre a temática que se apoia na ótica freiriana que enxerga a leitura da palavra para além do código escrito, considerando os diferentes sentidos da “palavramundo” ao mesmo tempo em que pretende analisar algumas obras de autores da literatura infantil mostrando experiências lúdicas possíveis com essas leituras. Conclui-se que trabalhar com literatura vai além de oferecer livros e contar histórias. É importante que o docente tenha criatividade e trabalhe de várias maneiras considerando o nível de compreensão dos alunos mesclando elementos novos com os já existentes para ampliar seus horizontes e enriquecer sua vivência de mundo.
id UFF-2_bda0462a98faa1deabad20aa52ae80f5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/26539
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantilLiteratura InfantilDesenvolvimentoLeitoresPedagogiaLiteratura infantilLeitorEducação infantilChildren's LiteratureDevelopmentReadersO presente estudo aborda a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. O interesse por essa temática se deu a partir de minha experiência como professora na Educação Infantil e Séries Iniciais com a literatura. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito à seguinte questão: Como despertar nas crianças da educação infantil o gosto pela leitura? Desse modo, busco estudar a contribuição da literatura Infantil no desenvolvimento da criança por meio de ferramentas pedagógicas no processo de leitura na educação infantil que vise à formação de novos leitores, resgatando, assim, a formação humana dos sujeitos estimulando-os ao questionamento e reflexão. Realizei uma revisão bibliográfica sobre a temática que se apoia na ótica freiriana que enxerga a leitura da palavra para além do código escrito, considerando os diferentes sentidos da “palavramundo” ao mesmo tempo em que pretende analisar algumas obras de autores da literatura infantil mostrando experiências lúdicas possíveis com essas leituras. Conclui-se que trabalhar com literatura vai além de oferecer livros e contar histórias. É importante que o docente tenha criatividade e trabalhe de várias maneiras considerando o nível de compreensão dos alunos mesclando elementos novos com os já existentes para ampliar seus horizontes e enriquecer sua vivência de mundo.The present study addresses the importance of children's literature for the development of children in early childhood education. The interest in this theme came from my experience as a teacher in Early Childhood Education and Initial Grades with Literature. The problem raised in this research concerns the following question: How to awaken a taste for reading in children in early childhood education? In this way, I seek to study the contribution of Children's Literature in the development of children through pedagogical tools in the reading process in early childhood education that aim at the formation of new readers, thus rescuing the human formation of subjects, stimulating them to question and reflect. I carried out a bibliographic review on the theme that supports the freirean perspective that sees the reading of the word beyond the written code, considering the different meanings of the "word world" while at the same time intending to analyze works by authors of children’s literature showing possible playful experiences with these readings. It is concluded that working with literature goes beyond offering books and telling stories and it is important that the teacher has creativity and works in various ways considering the students' level of understanding, mixing new elements with existing ones to broaden their horizons and enrich their experience of world.31 f.Reis, Andréa Cardosohttp://lattes.cnpq.br/6262529739783058Rodrigues, Maria Goretti Andradehttp://lattes.cnpq.br/3927189269530905Schildhelm, Virginia Georghttp://lattes.cnpq.br/3443663375417341Sampaio, Saionara Lopes Borges2022-10-20T13:30:25Z2022-10-20T13:30:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSAMPAIO, Saionara Lopes Borges. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/26539CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-10-20T13:30:29Zoai:app.uff.br:1/26539Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:12:56.915538Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil
title A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil
spellingShingle A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil
Sampaio, Saionara Lopes Borges
Literatura Infantil
Desenvolvimento
Leitores
Pedagogia
Literatura infantil
Leitor
Educação infantil
Children's Literature
Development
Readers
title_short A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil
title_full A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil
title_fullStr A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil
title_full_unstemmed A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil
title_sort A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil
author Sampaio, Saionara Lopes Borges
author_facet Sampaio, Saionara Lopes Borges
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Andréa Cardoso
http://lattes.cnpq.br/6262529739783058
Rodrigues, Maria Goretti Andrade
http://lattes.cnpq.br/3927189269530905
Schildhelm, Virginia Georg
http://lattes.cnpq.br/3443663375417341
dc.contributor.author.fl_str_mv Sampaio, Saionara Lopes Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Desenvolvimento
Leitores
Pedagogia
Literatura infantil
Leitor
Educação infantil
Children's Literature
Development
Readers
topic Literatura Infantil
Desenvolvimento
Leitores
Pedagogia
Literatura infantil
Leitor
Educação infantil
Children's Literature
Development
Readers
description O presente estudo aborda a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. O interesse por essa temática se deu a partir de minha experiência como professora na Educação Infantil e Séries Iniciais com a literatura. A problemática levantada nessa pesquisa diz respeito à seguinte questão: Como despertar nas crianças da educação infantil o gosto pela leitura? Desse modo, busco estudar a contribuição da literatura Infantil no desenvolvimento da criança por meio de ferramentas pedagógicas no processo de leitura na educação infantil que vise à formação de novos leitores, resgatando, assim, a formação humana dos sujeitos estimulando-os ao questionamento e reflexão. Realizei uma revisão bibliográfica sobre a temática que se apoia na ótica freiriana que enxerga a leitura da palavra para além do código escrito, considerando os diferentes sentidos da “palavramundo” ao mesmo tempo em que pretende analisar algumas obras de autores da literatura infantil mostrando experiências lúdicas possíveis com essas leituras. Conclui-se que trabalhar com literatura vai além de oferecer livros e contar histórias. É importante que o docente tenha criatividade e trabalhe de várias maneiras considerando o nível de compreensão dos alunos mesclando elementos novos com os já existentes para ampliar seus horizontes e enriquecer sua vivência de mundo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T13:30:25Z
2022-10-20T13:30:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAMPAIO, Saionara Lopes Borges. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/26539
identifier_str_mv SAMPAIO, Saionara Lopes Borges. A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2022. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/26539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823692532940800