Racionalidade dos agentes econômicos: uma análise da tomada de decisão dos consumidores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Luis Felipe de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24851
Resumo: Esta pesquisa objetivou investigar a racionalidade limitada na tomada de decisão dos consumidores e o impacto do status social nas escolhas de consumo dos indivíduos por meio da economia comportamental na cidade do Rio de Janeiro – RJ. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa via internet com voluntários considerando apenas o critério regional (somente para moradores da cidade do Rio de Janeiro) para obter dados e analisar a racionalidade, o status e quais mecanismos afetam a racionalidade e geram um descompasso nas decisões de consumo. Algumas teorias e experimentos comportamentais reafirmam a visão de racionalidade limitada e, consequentemente, a influência do status social no consumo para contrapor a ideia de racionalidade perfeita da economia neoclássica. As perguntas do questionário da pesquisa foram formuladas para entender a preferência por produtos de marcas conhecidas e não conhecidas em diversos contextos, bem como o impacto do status social nas decisões de consumo. O resultado obtido foi que os dados sugerem que uma parte dos entrevistados se consideraram racionais nas decisões não afirmando a relevância do status social para o consumo e, portanto, por meio das teorias e experimentos comportamentais contrapondo os dados coletados. Foi possível concluir que a maior parte dos indivíduos não anunciam ou não percebem o impacto do status social em suas decisões de consumo ou, simplesmente, não se importam com o fator do status social em suas decisões de consumo.
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