Educação não é resultado, é caminho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22408 |
Resumo: | O texto comunica um estudo cujo objetivo foi narrar, a partir de experiências de formação, um ensaio sobre dois campos aparentemente paralelos: a escola conservadora e a pedagogia progressista. Como orientação metodológica e principalmente aconselhamento epistemológico, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa narrativa, o que permitiu transitar por estes dois ambientes distintos. Os resultados do estudo sinalizam que o sistema neoliberal existe para que seja burlado, ou seja, mesmo o cotidiano escolar sendo constantemente afetado negativamente por um sistema conservador, é possível a presença do amor e da coragem, para que a solidariedade impere sobre a colonialidade |
id |
UFF-2_bee828beb87eb49dafadf789063fc3a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/22408 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação não é resultado, é caminhoEducação conservadoraEducação progressistaColonialismoSolidariedadePedagogiaConservative educationProgressive educationColonialitySolidarityO texto comunica um estudo cujo objetivo foi narrar, a partir de experiências de formação, um ensaio sobre dois campos aparentemente paralelos: a escola conservadora e a pedagogia progressista. Como orientação metodológica e principalmente aconselhamento epistemológico, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa narrativa, o que permitiu transitar por estes dois ambientes distintos. Os resultados do estudo sinalizam que o sistema neoliberal existe para que seja burlado, ou seja, mesmo o cotidiano escolar sendo constantemente afetado negativamente por um sistema conservador, é possível a presença do amor e da coragem, para que a solidariedade impere sobre a colonialidadeThe text communicates a study whose objective was to narrate, from training experiences, an essay on two apparently parallel fields: the conservative school and the progressive pedagogy. As a methodological guideline and mainly epistemological advice, the research was developed from bibliographic research and narrative research, which made it possible to move through these two distinct environments. The results of the study indicate that the neoliberal system exists so that it can be circumvented, that is, even though the school routine is constantly negatively affected by a conservative system, the presence of love and courage is possible, so that solidarity prevails over colonialityBenedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda LeiteSilva, Camila de Oliveira2021-06-23T23:23:31Z2021-06-23T23:23:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22408http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:18:18Zoai:app.uff.br:1/22408Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:16.715309Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação não é resultado, é caminho |
title |
Educação não é resultado, é caminho |
spellingShingle |
Educação não é resultado, é caminho Silva, Camila de Oliveira Educação conservadora Educação progressista Colonialismo Solidariedade Pedagogia Conservative education Progressive education Coloniality Solidarity |
title_short |
Educação não é resultado, é caminho |
title_full |
Educação não é resultado, é caminho |
title_fullStr |
Educação não é resultado, é caminho |
title_full_unstemmed |
Educação não é resultado, é caminho |
title_sort |
Educação não é resultado, é caminho |
author |
Silva, Camila de Oliveira |
author_facet |
Silva, Camila de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Camila de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação conservadora Educação progressista Colonialismo Solidariedade Pedagogia Conservative education Progressive education Coloniality Solidarity |
topic |
Educação conservadora Educação progressista Colonialismo Solidariedade Pedagogia Conservative education Progressive education Coloniality Solidarity |
description |
O texto comunica um estudo cujo objetivo foi narrar, a partir de experiências de formação, um ensaio sobre dois campos aparentemente paralelos: a escola conservadora e a pedagogia progressista. Como orientação metodológica e principalmente aconselhamento epistemológico, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa narrativa, o que permitiu transitar por estes dois ambientes distintos. Os resultados do estudo sinalizam que o sistema neoliberal existe para que seja burlado, ou seja, mesmo o cotidiano escolar sendo constantemente afetado negativamente por um sistema conservador, é possível a presença do amor e da coragem, para que a solidariedade impere sobre a colonialidade |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-23T23:23:31Z 2021-06-23T23:23:31Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22408 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/22408 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823698909331456 |