Educação não é resultado, é caminho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22408
Resumo: O texto comunica um estudo cujo objetivo foi narrar, a partir de experiências de formação, um ensaio sobre dois campos aparentemente paralelos: a escola conservadora e a pedagogia progressista. Como orientação metodológica e principalmente aconselhamento epistemológico, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa narrativa, o que permitiu transitar por estes dois ambientes distintos. Os resultados do estudo sinalizam que o sistema neoliberal existe para que seja burlado, ou seja, mesmo o cotidiano escolar sendo constantemente afetado negativamente por um sistema conservador, é possível a presença do amor e da coragem, para que a solidariedade impere sobre a colonialidade
id UFF-2_bee828beb87eb49dafadf789063fc3a2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22408
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação não é resultado, é caminhoEducação conservadoraEducação progressistaColonialismoSolidariedadePedagogiaConservative educationProgressive educationColonialitySolidarityO texto comunica um estudo cujo objetivo foi narrar, a partir de experiências de formação, um ensaio sobre dois campos aparentemente paralelos: a escola conservadora e a pedagogia progressista. Como orientação metodológica e principalmente aconselhamento epistemológico, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa narrativa, o que permitiu transitar por estes dois ambientes distintos. Os resultados do estudo sinalizam que o sistema neoliberal existe para que seja burlado, ou seja, mesmo o cotidiano escolar sendo constantemente afetado negativamente por um sistema conservador, é possível a presença do amor e da coragem, para que a solidariedade impere sobre a colonialidadeThe text communicates a study whose objective was to narrate, from training experiences, an essay on two apparently parallel fields: the conservative school and the progressive pedagogy. As a methodological guideline and mainly epistemological advice, the research was developed from bibliographic research and narrative research, which made it possible to move through these two distinct environments. The results of the study indicate that the neoliberal system exists so that it can be circumvented, that is, even though the school routine is constantly negatively affected by a conservative system, the presence of love and courage is possible, so that solidarity prevails over colonialityBenedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda LeiteSilva, Camila de Oliveira2021-06-23T23:23:31Z2021-06-23T23:23:31Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22408http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T16:18:18Zoai:app.uff.br:1/22408Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:14:16.715309Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação não é resultado, é caminho
title Educação não é resultado, é caminho
spellingShingle Educação não é resultado, é caminho
Silva, Camila de Oliveira
Educação conservadora
Educação progressista
Colonialismo
Solidariedade
Pedagogia
Conservative education
Progressive education
Coloniality
Solidarity
title_short Educação não é resultado, é caminho
title_full Educação não é resultado, é caminho
title_fullStr Educação não é resultado, é caminho
title_full_unstemmed Educação não é resultado, é caminho
title_sort Educação não é resultado, é caminho
author Silva, Camila de Oliveira
author_facet Silva, Camila de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Benedito, Mitsi Pinheiro de Lacerda Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação conservadora
Educação progressista
Colonialismo
Solidariedade
Pedagogia
Conservative education
Progressive education
Coloniality
Solidarity
topic Educação conservadora
Educação progressista
Colonialismo
Solidariedade
Pedagogia
Conservative education
Progressive education
Coloniality
Solidarity
description O texto comunica um estudo cujo objetivo foi narrar, a partir de experiências de formação, um ensaio sobre dois campos aparentemente paralelos: a escola conservadora e a pedagogia progressista. Como orientação metodológica e principalmente aconselhamento epistemológico, a pesquisa foi desenvolvida a partir de pesquisa bibliográfica e pesquisa narrativa, o que permitiu transitar por estes dois ambientes distintos. Os resultados do estudo sinalizam que o sistema neoliberal existe para que seja burlado, ou seja, mesmo o cotidiano escolar sendo constantemente afetado negativamente por um sistema conservador, é possível a presença do amor e da coragem, para que a solidariedade impere sobre a colonialidade
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-23T23:23:31Z
2021-06-23T23:23:31Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22408
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22408
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823698909331456