Funk, a voz do morro que arrebata o asfalto: culto a violência ou denúncia das condições de subsistência?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Lucas Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4978
Resumo: O funk – entre críticas e exaltações – é hoje uma das principais manifestações culturais do Brasil. Seu gênero musical simples e envolvente e suas composições diretas, relatam de maneira ácida o estilo de vida, a rotina e as experiências da juventude nas periferias e favelas, dando voz a uma parcela da população que ainda sofre preconceito da sociedade e se vê excluída dos investimentos do Estado. Nesse contexto, esta monografia possui o objetivo de apresentar o início do funk através de uma análise histórica sobre a construção da favela. Ademais, buscase analisar a relação deste gênero com o ordenamento jurídico brasileiro através da exposição de leis que demonstrem a construção evolutiva do funk – tema sempre polêmico na feição de leis. Por fim, busca-se uma reflexão sobre a forma de composição das letras de funk, desde o proibidão até o empoderamento, por meio de pesquisa e análise de populares canções, afim de questionar e refletir sobre o tema proposto: Afinal, o funk transformou-se em apologia ao crime e culto à violência ou é um grande retrato das condições estruturais e econômicas da realidade de milhões de brasileiros?
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